sexta-feira, 19 de setembro de 2014

USF Machado Fagundes oferece atividades voltadas para a saúde da mulher

A Unidade de Saúde da Família Machado Fagundes realizou, recentemente, atividades voltadas para a saúde da mulher, através de orientações e dinâmicas oferecidas pela equipe e alunos de Medicina e Enfermagem da FMP/Fase, às moradoras da comunidade.
No dia 12 deste mês, pacientes e funcionários da unidade receberam informações sobre exame preventivo, hábitos saudáveis, calendário vacinal, planejamento reprodutivo, métodos anticoncepcionais e demonstração sobre como realizar o autoexame das mamas.
A Unidade de Saúde da Família também abrigou uma reunião do Grupo de Gestantes, no dia 26 de agosto, para abordar a importância do acompanhamento pré-natal e tirar dúvidas sobre o tema. Os próximos encontros serão realizados nos dias 30 de setembro e 14 de outubro. Neste último encontro, as gestantes farão uma visita à maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro. A iniciativa tem como objetivo tornar o período de gestação mais tranquilo para as “futuras mamães”, evitando contratempos.

Todas as atividades contaram com a presença dos agentes comunitários de saúde e alunos de Medicina da FMP/Fase, sendo supervisionadas pela enfermeira preceptora Patrícia Alvim, responsável pelo posto, e aplicadas pela aluna Mariana Eiras, do 9º período do curso de Enfermagem, como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 





Professoras do Curso de Nutrição da FMP/Fase marcam presença no 10º Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Entre os dias 11 e 13 de setembro foi realizado o 10º Congresso Internacional de Nutrição Funcional, no Centro de Convenções Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Os temas abordados no evento foram Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva Funcional e Fitoterapia Funcional.

As professoras do curso de Nutrição da FMP/Fase, Jamile Nogueira, Anete Esteves – coordenadora do curso, Cíntia Azara e Gisele França representaram a instituição no evento. A professora Cíntia Azara, que também coordena o curso de pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética apresentou trabalho sobre avaliação do desempenho de suplementação de maltodextrina em praticantes de jiu-jitsu, elaborado em conjunto com o ex-aluno do curso, Clovis Albuquerque.


Da esquerda para a direita: Professoras Jamile Lima, Anete Esteves - coordenadora do curso de Nutrição da FMP/Fase, Gisele França e Cíntia Azara - coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética da FMP/Fase.

Simpósio debate tratamento de dor orofacial

Neste sábado (20), Petrópolis sediará o simpósio Terapias em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial: Presente e Futuro, na FMP/Fase. Aberto aos interessados no tratamento do problema, o encontro será das 9h às 18h, no auditório do Centro Cultural da instituição. A programação marca a comemoração dos 10 anos do Curso de Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial da Faculdade de Medicina de Petrópolis e o Ano de Combate Global à Dor Crônica.

O coordenador do curso de pós-graduação em DTM e Dor Orofacial da FMP/Fase, Ricardo Tesch, fará a palestra de abertura, abordando "Inovação Científica x Inovação Profissional", às 9h. Na sequência, às 9h30 e às 13h30, "Protocolos Terapêuticos Baseados em Evidências I e II" serão os temas das apresentações do professor Reynaldo Leite Martins Junior sobre o panorama atual da doença. Graduado em Odontologia pela UFRJ, especialista em Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial e mestre profissionalizante em Morfologia pela Unifesp, atualmente ele é professor titular do Centro Universitário de Várzea Grande e coordenador de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. 

As perspectivas de futuro do tratamento serão debatidas, às 16h, na palestra "Processo Translacional da Pesquisa para o Benefício do Paciente", com Radovan Borojevic. O professor é graduado em Biologia pela Université de Strasbourg I e doutor em Biologia pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie). Professor Emérito da UFRJ, Radovan é presidente da Associação Técnico Científica Paul Ehrlich, colaborador do Instituto Nacional de Metrologia e professor da FMP/Fase, com experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular.


Às 17h, as "Terapias Celulares Promissoras" serão abordadas pelo professor Ricardo Tesch. O coordenador do curso de pós-graduação em DTM e Dor Orofacial da FMP/Fase explica que os interessados em participar do simpósio, que é gratuito, devem confirmar presença pelo e-mail coppex@fmpfase.edu.br.​

FMP/Fase abre Semana da Árvore com vídeo e palestra de Leonardo Boff

A Semana da Árvore teve a abertura oficial na noite de quarta-feira (17/9), na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), com palestra do ambientalista Leonardo Boff. Na ocasião, foi exibido o vídeo “As 4 Ecologias”, e realizado um debate sobre a necessidade de conscientização da humanidade sobre a urgência de vivermos de uma forma mais harmoniosa com o planeta.

Com uma programação especial para comemorar o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Semana da Árvore teve início na sexta-feira (12/9) e vai até o próximo domingo (21/9). O evento é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, em parceria com o Instituto
Estadual do Ambiente (Inea) e a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras). O objetivo da Semana é estreitar os vínculos entre a população e o meio ambiente.

Na abertura da Semana da Árvore, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Almir Schmidt, destacou a presença de professores, estudantes e militantes da defesa do meio ambiente. “Para mim, é um grande orgulho encontrar amigos, ex-alunos e representantes dessa causa em que lutei por 34 anos”, disse, ressaltando que “é possível, sim, que humanidade e natureza convivam em harmonia”.

Leonardo Boff lembrou que a teologia da libertação, movimento do qual foi expoente, fez a opção dos pobres contra a pobreza. Ao se aprofundar sobre a ecologia dentro da teologia da libertação, Boff entendeu que “o grande pobre é o planeta, que é o mais explorado”.

“Hoje vivemos uma ideia de progresso ilimitado. Essa ideia de progresso ilimitado é ilusória, porque a Terra é limitada. Estamos destruindo as bases físicas e químicas que construíram a vida”, disse Boff. “Os grandes produtores dessa contaminação da Terra são as grandes empresas. Temos que falar sobre isso, porque podemos chegar atrasados, e aí sim chegaremos ao encontro do destino dos dinossauros”. Ele ainda destacou que a poluição de agora vem de 10, 15 anos. "A de agora, nossos filhos e netos vão sofrer as consequências. Temos que amar o invisível. Os que não nasceram ainda", concluiu.

Também estavam presentes na abertura da Semana da Árvore o coordenador de Projetos de Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, o superintendente do Inea, Marcus Lima, e o chefe da Rebio Araras, Ricardo Ganen.

As atividades da Semana da Árvore são gratuitas e seguem até o próximo domingo, com ações no Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, a partir das 10h. A programação completa está disponível no site da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br. Na
programação constam exposições, distribuição e plantio de mudas,
oficinas, contação de histórias, palestras e debates.







Fonte: ASCOM PMP