segunda-feira, 18 de agosto de 2014

FMP/Fase cria Observatório da Mulher

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), lançou o projeto Observatório da Mulher, na última terça-feira (12). O comunicado foi feito durante a abertura da Semana Municipal da Mulher, no Palácio de Cristal.

O projeto aborda temas importantes como a questão do relacionamento entre as pessoas, de forma acolhedora, humanista e colaborativa, dentro dos princípios da ética, da universalidade e da equidade; A visão integral do indivíduo e da situação com a perspectiva de promoção da saúde; Apresenta uma consciência crítica do papel social e político da profissão na qual atuam os profissionais, entre outros.

“O Observatório da Mulher é um projeto que tinha como escopo inicial apenas a parte jurídica da constatação e da averiguação dos direitos e políticas da mulher. Aumentamos, então, esse escopo para analisar todos os aspectos da sua vida e da sua atuação, abrangendo questões como moradia, trabalho, saúde e promoção da saúde. O Observatório vai incorporar os alunos no desenvolvimento de projetos, mapeando dados, mas só fará a diferença se outras áreas da sociedade também estiverem envolvidas para que, em uma ação interdisciplinar, possam ser desenvolvidos projetos para o conhecimento e o aperfeiçoamento de políticas públicas na área”, disse Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da Fase.

O Observatório da Mulher pretende mapear a aplicação das políticas e programas voltados para a Mulher em suas diferentes dimensões: direitos, saúde, trabalho, moradia, etc. Para isso, o projeto envolve alunos e profissionais de diversas áreas, como medicina, enfermagem, psicologia, direito, assistência social, etc.

O projeto será apresentado durante um fórum voltado, principalmente, para representações da sociedade, como OAB, Ministério Público, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Defensoria Pública, Firjan, Instituições de Ensino Superior de Petrópolis, CDDH, Conselhos Municipais da Mulher e da Saúde, etc. A primeira reunião vai ser realizada no dia 15 de setembro, às 17h, na FMP/Fase, onde será discutido o Plano de Trabalho do Observatório da Mulher e seu escopo.


A previsão é que em março de 2015 seja apresentado um painel do mapeamento realizado até então e que, a partir daí, seja possível identificar projetos de intervenção, de pesquisas e estratégias de políticas públicas a serem implantadas em Petrópolis.

Crédito: Evaldo Macedo

Crédito: Evaldo Macedo

Crédito: Evaldo Macedo