terça-feira, 24 de março de 2015

Programação Fase TV - De 22 a 28 de março

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: ”Mulheres na Arte – Pita Cavalcanti - Atriz”:

o    Arquiteta por formação, Pita Cavalcanti descobriu as artes cênicas como terapia contra o estresse e acabou entrando de cabeça no universo teatral. Dé lá pra cá, são mais de 30 anos de trabalho com o grupo Pessoal Aí. No episódio, que faz parte da série Mulheres na Arte, Pita se emociona ao falar da vida no palco, das dificuldades financeiras para manter as produções em cartaz e do amor ao teatro.


·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Simpósio de Educação e Diversidade Cultural”:

o    A diversidade cultural se refere aos diferentes costumes de uma sociedade. Discutir sobre multiculturalismo vem se tornando cada vez mais importante dentro das instituições de ensino, e principalmente onde são formados profissionais da saúde. O episódio fala sobre o Simpósio de Educação e Diversidade Cultural realizado na FMP/Fase.

Tema: “Trotes Solidários”:

o    Os trotes solidários são o foco deste episódio, que acompanhou os calouros do curso de Medicina durante a doação de sangue no Hospital Santa Teresa, maior banco de sangue da cidade, que estava com o estoque defasado. O Minuto mostra também a iniciativa dos alunos de Nutrição e Enfermagem, que prepararam o terreno do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade para a criação de uma horta comunitária.


·         Programa Em Questão                   Tema: “Os Desafios da Arte Contemporânea”:
o    Diversidade. Não só na linguagem, mas também no suporte, nos materiais, no conceito e na relação com o espectador. Complexa como o mundo em que vivemos, a Arte Contemporânea desafia rótulos ou definições. O tema é debatido por artistas que representam diferentes gerações: Luiz Áquila e Pedro Varela.
·         Programa Ao Redor                         Tema: “Sustentabilidade”:

o    O episódio apresenta três projetos de agências da ONU que aliam conservação ambiental e geração de renda: ecoturismo, na República Dominicana, produção de cacau orgânico, em São Tomé e Príncipe, e um programa de preservação florestal em Samoa.

·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Imagem Mulher/Fortes Mulheres”:

o    O primeiro documentário “Imagem Mulher” nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas, compartilhamos com o público.  O segundo documentário “Fortes Mulheres” mostra o fascínio pela figura feminina e seu poder de agregar a família que inspiraram  André François a buscar emocionantes histórias de amor e desafios por todo o Brasil. Em suas viagens, o fotógrafo encontrou mulheres de várias idades, que são um exemplo para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas.
O documentário aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Com depoimentos fortes e sinceros, essas jovens e senhoras contam seus relatos e suas experiências de cabeça erguida, com a certeza de que a superação é o caminho para vencer as dificuldades e seguir adiante.


·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “Ansiedade”:
o    A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ela funciona como um estímulo, ajudando cada um de nós, a entrar em ação.  Mas em excesso, ela faz exatamente o contrário: impedindo nossas reações. E quando se torna constante e desproporcional aos acontecimentos, pode se transformar em um transtorno, causando sofrimento e interferindo na qualidade de vida. O tema é debatido com a psicóloga Priscila Tenenbaum, representante do programa Friends no Brasil, recomendado pela Organização Mundial de Saúde para a prevenção de ansiedade e depressão.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Sonambulismo”:
o    A otorrinolaringologista e responsável pelo ambulatório do sono do Hospital Federal da Lagoa, Luciane Mello explica o que é o sonambulismo, suas possíveis causas, cuidados que se deve tomar com pessoas que sofrem o transtorno e formas de tratamento.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Rabiola”:
o    Rabiola é um livro escrito na modernidade e para a modernidade. Inspirado pelo modo de escrita do mini blog que só aceita até 140 caracteres, todas as poesias do livro seguem este formato, e nele aborda muitos aspectos caros à natureza humana. O autor do livro, Tarcísio Lara Puiati e a atriz Gabriela Haviaras discorrem sobre estes aspectos que transparecem ao trabalhar a poesia resultado da inspiração do amor, da sensualidade, e a forma do moderno, do rápido e imediato.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Manaus-AM”:
o    A reportagem apresenta o trabalho do Hospital Materno Infantil Ana Braga, referência no Amazonas na atenção ao recém-nascido prematuro. Mostra como o Método Canguru foi implantado da maternidade e os benefícios para os bebês e as mães. AM - TEFÉ A reportagem mostra o trabalho das parteiras tradicionais no interior do estado do Amazonas - Tefé- e a parceria com o SUS e com o Instituto Mamirauá.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Juventude, Trabalho e Comunicação”:
o    A Unidiversidade mostra reportagens com as Ongs Bem TV e a Voz da Comunidade falando sobre o projeto de trabalho na área de comunicação com adolescentes.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Separados pelo Cárcere”:

o    O Brasil tem a quarta população carcerária do mundo, e a que mais cresce no planeta. Debatem o assunto a ex-detenta, Midian de Souza, o psicólogo e assistente social, José Botelho e a auxiliar de cozinha, Rosilene dos Santos.