segunda-feira, 8 de maio de 2017

Projeto com foco em saúde mamária capacita profissionais

Capacitar médicos e enfermeiros das equipes de Estratégia de Saúde da Família de Petrópolis na detecção precoce, prevenção e tratamento do câncer de mama é o objetivo do projeto “Saúde Mamária em Petrópolis”, que deu início as suas atividades na FMP/Fase, nesta quarta-feira (03).


Durante cerca de seis meses, os envolvidos passarão por atividades práticas e teóricas, que envolverão palestras, exames físicos, exames complementares, exames de imagem e formas de tratamento. O projeto foi desenvolvido através de uma parceira entre a FMP/Fase, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, o Laboratório e Farmacêutica Roche e o Hospital de Ensino Alcides Carneiro. 
professor da FMP/Fase, Carlos Vinícius Pereira Leite, dando início ao projeto. 

professor da FMP/Fase, Carlos Vinícius Pereira Leite, dando início ao projeto. 

professor da FMP/Fase, Carlos Vinícius Pereira Leite, dando início ao projeto. 

Programação da Semana de 07 a 13 de maio de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: A importância do trabalho multiprofissional na área da saúde
A qualidade da alimentação, as emoções e o equilíbrio psicológico, as condições de moradia, o meio ambiente e uma série de outros fatores interferem diretamente na saúde das pessoas. O conceito de saúde integral traz à tona a necessidade do trabalho em equipe, uma visão do ser humano como um todo. Um cuidado que envolve diversas disciplinas, que vão além da Medicina, como a Nutrição, a Psicologia, a Odontologia, a Enfermagem, a Radiologia, a Fisioterapia. São muitos os profissionais envolvidos. Como alcançar uma interação eficaz entre eles para garantir um atendimento integral ao paciente? O Em Questão aborda a importância do trabalho multidisciplinar na saúde, tendo como convidados os coordenadores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Odontologia da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Grupo Teatral Povo do Cafundó - Mergulho nas Tradições Populares
O programa apresenta o Grupo Teatral Povo do Cafundó, de Petrópolis. A companhia estreou seu primeiro espetáculo em 1999 e não parou mais. No início, as montagens tinham os adultos como público alvo. A partir de 2006, o trabalho passou a ser focado no universo infantil, mas sempre com a proposta de resgatar e valorizar as tradições populares brasileiras. Espetáculos recheados de cor, música, poesia e de paixão pelo teatro.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           



Programa MINUTO FASE
Tema: Vamos falar sobre
A FMP/Fase abre as portas do campus para debater com a sociedade temas contemporâneos como o tempo na modernidade e os avanços tecnológicos. O projeto de extensão “Vamos Falar Sobre” prevê uma série de 5 encontros gratuitos, abertos ao público em geral, com mediação da psicanalista Virgínia Ferreira. As discussões acontecem sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês, entre os meses de março e agosto.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Psicologia
A atuação em consultório é apenas uma das possibilidades do psicólogo, que tem um amplo mercado de trabalho, com oportunidades que vão além dos serviços de saúde, incluindo escolas e empresas. Qualificar os futuros profissionais da área para os diversos campos de atuação é a meta do curso de Psicologia da FMP/Fase, que apresenta um currículo inovador. Além do curso de graduação em Psicologia, a FMP/Fase oferece uma série de cursos de extensão, pós-graduação e também residência multiprofissional em atenção básica na área de Psicologia.

Programa AO REDOR
Tema: Frevo
O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelas comunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos.  O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO – ARTE & CULTURA – COMUNIDADES TRADICIONAIS
SEGUNDA – SALA DE CONVIDADOS – RACISMO E MERCADO DE TRABALHO
TERÇA – EM QUESTÃO – RAÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO
QUARTA –
UNIDIVERSIDADE - ESCRITORAS NEGRAS - PARTE 1 + UNIDIVERSIDADE - ESCRITORAS NEGRAS - PARTE 2 
QUINTA – BATE PAPO NA SAÚDE - MULHER NEGRA E OS DESAFIOS DA DÉCADA+ UNIDIVERSIDADE - PROJETO IDENTIDADE
SEXTA – EM QUESTÃO – A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
SÁBADO – EM QUESTÃO – CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


  
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Energia nuclear, um caso de vida ou morte
Mais de meio século depois de Hiroshima e Nagasaki, a energia nuclear ainda é associada à morte e a riscos para a saúde. Mas para muitos doentes, depois da aplicação nuclear na medicina, esse tipo de energia virou sinônimo de vida. O uso energético propriamente dito divide especialistas e ambientalistas pelo mundo todo. Energia nuclear – o uso, os riscos e a evolução no Brasil – é o tema deste debate.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Diabetes infantil
Detectar precocemente a diabetes infantil contribui para o rápido controle da doença, que permitirá à criança manter uma vida igual a de todas as outras. A forma mais comum de diabetes na criança é a diabetes mellitus tipo 1, em que a destruição maciça das células insulínicas do pâncreas é responsável por um aumento dos níveis de açúcar no sangue, sendo essencial o tratamento com insulina subcutânea várias vezes ao dia para garantir a sobrevivência. A apresentadora Marcela Morato conversa com a endocrinopediatra do IEDE-RJ, Cristine Beltrão sobre as causas, o tratamento e os sintomas da diabetes infantil.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Civilizando as artes de curar
A autora do livro "Civilizando as Artes de Curar: Chernoviz e os manuais de medicina popular do Império", Maria Regina Cotrim Guimarães analisa nesta obra as edições do Dicionário de Medicina Popular escritas pelo médico Pedro Luis Napoleão Chernoviz. Seus manuais eram consultados pela Família Imperial, por pessoas de diversas classes sociais e profissões, e descrevem os medicamentos mais populares do século XIX, tanto de origem europeia quanto os utilizados em tradições indígenas. O resultado da pesquisa da autora está retratado na publicação, neste programa. Para falar sobre a obra, o apresentador Renato Farias conversa com a autora e doutora em Ciências da Saúde, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - INI/Fiocruz, Maria Regina Cotrim Guimarães e com o pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Histórias das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz - COC/Fiocruz, Flávio Edler.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Junqueiro e Arapiraca – AL  
Em Junqueiro, encontramos um projeto inovador: o “Bocha Adaptada”. Modalidade em que o Brasil é destaque nas paralimpíadas, o esporte é utilizado pela rede de saúde do município para atender usuários com deficiência física ou paralisia cerebral com comprometimento motor. Com apoio do NASF, além de inclusão, o projeto desenvolve diversas habilidades, ampliando as capacidades físicas e intelectuais dos participantes. E no agreste alagoano conhecemos o programa “Arapiraca Garante a Primeira Infância” (AGAPI), um amplo processo de educação permanente e ações em rede, envolvendo saúde e assistência social para o fortalecimento de laços familiares e desenvolvimento de potencialidades infantis desde a gestação.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Autismo   
O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem. O autismo é altamente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética. Em casos raros, o autismo é fortemente associado a agentes que causam defeitos congênitos. Os critérios diagnósticos exigem que os sintomas se tornem aparentes antes da idade de três anos. O autismo afeta o processamento de informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e suas sinapses se conectam e se organizam; como isso ocorre ainda não é bem compreendido. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a presidente da Associação Mão Amiga, Iranice do Nascimento; com a jornalista Mônica Mourão; e com a professora Janaína Fernandes sobre os sintomas, as causas e os fatores de risco de uma criança com autismo.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Terceirização
O programa vai debater a terceirização. Ela acontece quando uma empresa contrata outra empresa para cuidar de uma tarefa, em vez de ter funcionários próprios para isso, interferindo na forma como as empresas se relacionam com os trabalhadores. Define, por exemplo, se os trabalhadores precisam ser contratados com carteira assinada, se podem ser contratados como prestadores de serviço ou se podem ser substituídos por uma empresa que tem seus próprios funcionários e oferece o mesmo serviço.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Natação para crianças e mais “Doutor Google”
Neste programa, você vai conferir uma aula de natação para bebês. Saiba os benefícios e a partir de que idade a criança pode praticar a atividade. Temos também a segunda parte da entrevista com a pediatra, Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt, sobre as perguntas mais buscadas no google quando o assunto é criança. Nessa semana também temos a  mãe da Isabela, do Pedro e do Davi, contando para nós como é ser mãe. Temos também fotos dos pequeninos curtindo as férias. Vamos mostrar como essa galerinha se diverte. Tem criança na piscina, na praia, no parque, no cinema, com os amigos, os primos, curtindo a casa da vovó e até fingindo que é o papai.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC - ONU
Tema: A Rota do Escravo - A Alma da Resistência
No filme "A Rota do Escravo - A Alma da Resistência", a história do comércio de seres humanos é contada através das vozes de escravos, mas também dos mestres e comerciantes de escravos. Cada um conta sua experiência: da deportação de homens e mulheres para as plantações até o cotidiano do trabalho e os movimentos de abolição. Produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), traduzido e dublado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Programa FASE.DOC - ONU
Tema: A intolerância contra as religiões de matrizes africanas no Brasil
Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, documentário produzido pelo Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) aborda as causas da intolerância religiosa e a riqueza da cultura afrodescendente no país.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
Os agentes comunitários de saúde e endemias são profissionais fundamentais para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam na ponta do sistema diretamente em contato com as pessoas em suas comunidades. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) foi implantado oficialmente pelo Ministério da Saúde em 1991 e as atribuições destes profissionais, regulamentadas em 2006. Atualmente está em tramitação no Congresso o Projeto de Lei 6.437/2016, que redefine as atribuições dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O apresentador Paulo Bellardi conversa com a pesquisadora e professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Márcia Valéria Morosini; a coordenadora do Laboratório de Formação em Vigilância em Saúde da Fiocruz, Ieda Barbosa; o técnico em Agente de Saúde e Vice-Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs-RJ), Wagner Souza; e a agente de controle de endemias, Ana Eliza Chaves sobre esse assunto.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Urbanização nas favelas do Rio de Janeiro
O apresentador Paulo Bellardi conversa com o historiador e ativista social, André Lima sobre o processo de urbanização das favelas do RJ. A proposta de transformar o espaço estigmatizado das favelas em bairros com acessos a políticas públicas, muitas vezes veio acompanhada de violação de direitos.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Redes autossustentáveis/ Água boa/ Quebradeiras
O episódio conta a história da Comunidade São Joaquim, que preserva e recupera o solo, plantando diversas árvores, favorecendo a recuperação e o surgimento de nascentes.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30