segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Programação da Semana de 13 a 19 de agosto de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Religião e Política
Todos devemos ser iguais perante a lei, sem influência das nossas opções individuais, como a religião. Quando religião e política se misturam, o resultado é sempre a imposição da visão de vida de um grupo sobre os demais. Exemplos no mundo não faltam. Nos países islâmicos, xiitas e sunitas têm direitos diferentes. O mesmo acontece em Israel, com judeus e árabes. Decisões sobre casamento, divórcio, reprodução, sexualidade são escolhas que cabem aos indivíduos e que devem ser respeitadas.  A democracia pressupõe a convivência entre pessoas diferentes, em ideologia e credo, mas com direitos iguais. O programa com o tema Religião e Política tem como convidada a pesquisadora Christina Vital, professora da UFF, doutora em Ciências Sociais pela UERJ, mestre em Antropologia e Sociologia pela UFRJ e uma das autoras do livro “Religião e Política: Medos Sociais, Extremismo Religioso e as Eleições 2014”.
Em Questão: Domingo, 21h
                    Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               

 
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Festival de Inverno Dell’Arte 2017
Petrópolis é um celeiro natural de cultura, prova disso é o Festival de Inverno de Petrópolis, que está em sua 17º edição. Promovido pelo Instituto Dell’Arte, o evento é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil, e conta com atrações que vão da música clássica até a MPB. Os espetáculos acontecem em diversos pontos da cidade, como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e o Theatro D. Pedro. Além do aspecto cultural, o festival também movimenta a economia da cidade, fortalecendo o turismo, e tem ainda uma preocupação social, com a realização da Campanha de Solidariedade, que arrecada alimentos não perecíveis doados para instituições de assistência da cidade.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h


Programa MINUTO FASE

Tema: Sabor Cultural
Os alunos do curso de Nutrição da FMP/Fase participaram do primeiro encontro do Projeto Sabor Cultural, com o tema low carb e jejum intermitente, organizado pelo próprio curso para promover a troca de conhecimento entre profissionais e estudantes. Os encontros acontecerão uma vez por mês.

Tema: Projeto Vale do Carangola
Nos últimos meses, alunos dos cursos de Administração, Nutrição e Medicina da FMP/Fase passaram a fazer parte da rotina dos moradores do Vale do Carangola, em Petrópolis. Nas visitas e conversas com a comunidade, eles tinham um objetivo: descobrir os problemas que afetam a saúde da população local. Diante do diagnóstico, foi elaborado um projeto, que prevê uma série de ações, priorizadas pela própria comunidade. O trabalho atuará em várias frentes, desde a importância da higiene e da alimentação saudável até a saúde mental O grupo também vai criar uma horta comunitária, que além de fornecer verduras e legumes sem agrotóxicos, fortalece o espírito de equipe.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Fandango Caiçara
O Ao Redor fala de um tipo de bem que não pode ser tocado nem mensurado: o Patrimônio Cultural Intangível. E apresenta o Fandango Caiçara, reconhecido pelo IPHAN em 2012, como patrimônio cultural Brasileiro.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


FAIXA INTERATIVA 

Domingo: Em Questão - Cuidados Com a Visão

Segunda: Em Questão - Biopolítica

Terça: Em Questão – Depressão e suicídio na adolescência

Quarta: Em Questão – O Trote e o Currículo Oculto nas Escolas Médicas

Quinta: Em Questão - Síndrome de Down

Sexta: Em Questão - A Importância do Trabalho Multidisciplinar na Saúde

Sábado: Em Questão - Psicologia Positiva

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: A ciência e a lei
A constante evolução dos avanços científicos e tecnológicos acaba influenciando as leis. Novas realidades proporcionadas pela ciência — fertilização in vitro, clonagem, células tronco, alimentos transgênicos — geram situações inéditas para o ser humano. É dever do direito acompanhar essas sucessivas transformações e criar leis adequadas às novas circunstâncias. Nesse sentido, algumas questões se fazem prioritárias: o embrião possui direitos constitucionais? É justo investigar o genótipo de um indivíduo para fins de emprego ou seguro saúde? A relação entre ciência e direito é o tema deste debate, que aborda ainda o direito ambiental, ética, direito dos animais, congelamento de cadáveres e eutanásia.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Vigilância em Saúde
Uma das funções essenciais da saúde pública, a vigilância em saúde está presente em situações como a fiscalização da qualidade da água que bebemos e dos alimentos que comemos, a atenção das autoridades sanitárias às epidemias e o controle das condições que podem afetar a saúde do trabalhador, entre outras. Em novembro, será realizada a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e para você ficar mais informado sobre o assunto a apresentadora Marcela Morato recebe o assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (VPAAPS/Fiocruz), Guilherme Franco Netto.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Contos de Charles Perrault
Os contos do escritor e poeta francês do século XVII, Charles Perrault, que estabeleceu as bases para os contos de fada, autor de clássicos como o Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho, a Bela Adormecida e Barba Azul, são o assunto deste programa, que recebe a tradutora do livro “Contos de Charles Perrault”, Eliane Bueno Ribeiro.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: MG – Alfenas / Combate ao Aedes Aegypti
Entre 2013 e 2015, um aumento de mais de 1000% em casos de dengue em Alfenas-MG, levou o município a fortalecer o combate ao mosquito Aedes Aegiypti. Com base nos índices Lyra, além da intensificação dos mutirões de limpeza e de campanhas de orientação e prevenção, as vigilâncias em saúde e meio ambiente ampliaram o projeto de controle biológico do mosquito por peixes larvófagos (Lebiste e Plati), amplamente distribuidos à população, com instruções de uso em locais de depósitos de água, resultando em 100% de eliminação de larvas nestes ambientes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Famílias em tempos de crise
As famílias brasileiras já passaram por diversos momentos de crise ao longo da história e mais uma vez atravessamos um momento turbulento no país, em que a criatividade do brasileiro é posta à prova para sobreviver aos tempos difíceis. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo; com o produtor e músico, Paulo Oliveira; e com o funcionário público estadual,, Leonardo Martins sobre como as famílias estão enfrentando essa crise atual.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Produção de Insumos e Medicamentos no Brasil
Apesar de ainda importar uma quantidade considerável de remédios, o Brasil é também um produtor de insumos e medicamentos e é essa produção que estará em debate no nosso programa.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Cuidados de saúde e da beleza da gestante
O Histórias de Mãe dá dicas de saúde e beleza para as futuras mamães. A ginecologista e obstetra, Dra. Ana Claudia Seidinger explica se a gestante pode pintar o cabelo, dourar os pelos do corpo, fazer alisamento no cabelo e usar salto alto. Já a consultora de moda, Suellen de Oliveira, mostra que você pode ficar bonita pagando pouco.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU
Tema: Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero
O documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” aproxima os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário – uma iniciativa da ONU Mulheres e do Papo de Homem, viabilizada pelo Grupo Boticário – é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso. A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Quanto vale uma vida?
As notícias sobre violência não param de se multiplicar. Jovens assassinados por causa de um celular ou uma moto, grávidas atropeladas por assaltantes, crianças mortas a troco de nada em brigas de trânsito, bebês ainda dentro do ventre materno e senhores quase centenários atingidos pelas chamadas balas perdidas, jovens negros e pobres sendo massacrados nas favelas e periferias e policiais mortos rotineiramente. Ameaças de morte cada vez mais banais entre as pessoas e gente fazendo uma suposta justiça com as próprias mãos. O apresentador, Renato Faria debate esse tema com a professora de criminologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Elizabeth Sussekind; com a pesquisadora da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DAPP), Carolina Taboada; e com a coordenadora da campanha internacional Instinto de Vida, dirigida no Brasil pelo Instinto Igarapé, Dandara Tinoco.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Sociedade Brasileira e o Enfrentamento às Drogas
O apresentador Paulo Bellardi conversa com o pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Nepad/UERJ), Paulo Roberto Dias, e com a médica do Consultório de Rua de Manguinhos, no Rio de Janeiro, Valeska Antunes sobre como a sociedade brasileira vem lidando com a questão do álcool e outras drogas.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Herdeiros da Terra (ANA)
Trata de como a luta pela terra no sudoeste do Paraná está criando as condições para o fortalecimento da produção de alimentos livres de agrotóxicos, especialmente o leite.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30