sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Programação da Semana de 27 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Alimentação e Agrotóxicos
O Brasil é o campeão mundial em uso de agrotóxicos. O país consome 19 por cento dos pesticidas e defensivos agrícolas produzidos no mundo. Segundo um estudo da Fiocruz, a média de agrotóxicos por habitante, ou seja, por cada um de nós brasileiros, é de 7 litros por ano. Um número alarmante. Em 2015, o INCA, Instituto Nacional de Câncer, publicou um documento contra o uso desses produtos na produção de alimentos. O texto afirma que até mesmo os industrializados, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais e massas contém traços dessas substâncias tóxicas para o nosso organismo. Como isso afeta a vida de cada um de nós? O programa sobre alimentação e agrotóxicos tem a participação da nutricionista Talita Berti, professora da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


        
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Ian SBF: Do YouTube para as grandes telas
Ian Raul Samarão Brandão Fernandes, ou simplesmente Ian SBF, se tornou conhecido a partir do Youtube. Diretor e roteirista, ele é fundador da produtora de vídeo Porta dos Fundos, criada em 2012  em parceria com Fábio PorchatGregório DuvivierFábio NunesAntonio Tabet e João Vicente de Castro, e que rapidamente se transformou num fenômeno da internet, sendo o canal  do Youtube de maior visualização do Brasil já no ano seguinte.  Em 2017, lançou a websérie de animação “Sociedade da Virtude”, que trata de forma cômica paródias de super-heróis, histórias em quadrinhos e ficção científica em geral, abordando diversos temas desde a moral ao marketing. Mas sua carreira não ficou só no mundo virtual. Ele também produziu os filmes Lobinho Nunca Mente (2207), Podia Ser Pior (2010), Teste de Elenco (2011), Entre Abelhas  e Porta dos Fundos: Contrato Vitalício (2015).
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                    

Programa MINUTO FASE
Tema: 24ª Semana Científica da FMP/Fase - #NãoSomosIguais
Com o tema “Não Somos Iguais: por uma ciência com mais consciência”, a 24ª Semana Científica da FMP/Fase abordou os diferentes cenários de desigualdades no Brasil. A meta é encontrar caminhos, através da ciência, para a inclusão social, econômica e política de todos, sem barreiras de idade, gênero, deficiência, etnia, origem ou religião.  Os participantes do evento conheceram algumas pesquisas que mostram os avanços tecnológicos da medicina. Uma semana rica em conhecimento, com troca de saberes entre profissionais brasileiros e internacionais, como pesquisadores da Alemanha e da Argentina. Ao todo, o evento reuniu mais de mil participantes e contou com a apresentação de 98 trabalhos científicos, 65 palestras, 31 mesas-redondas, 5 cursos, 9 atividades culturais, além de um espaço comunitário e um circuito educativo.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Café
Os cafés especiais estão garantindo um ganho extra para os agricultores. O preço pago pela saca do grão pode ser de 30% até 100% maior que o valor do produto tradicional. O episódio apresenta o programa de capacitação criado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola para garantir o acesso dos pequenos agricultores ao mercado de Produtos Sustentáveis Certificados desta que a terceira bebida mais popular do mundo.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma 1982 - Helenice Maida – Clínica Médica
Depois da formatura, em 1982, pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, Helenice Maida fez especialização em Clínica Médica e Administração Hospitalar. Mais de 3 décadas depois, continua atuando na área e mantendo contato com os amigos da turma. No encontro mais recente, o grupo visitou o campus Barão, da faculdade. A médica falou da emoção de reviver os momentos iniciais da carreira. 
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Em Questão – Os Impactos na saúde do consumo de álcool e drogas

SEGUNDA: Em Questão - Medicina de Família

TERÇA: Em Questão – Mindfulness

QUARTA: Em Questão - Medicina Antroposófica

QUINTA: Em Questão – Medicina Chinesa

SEXTA: Em Questão - Homeopatia

SÁBADO: Em Questão - Naturopatia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 

Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Os povos e o desenvolvimento da Amazônia
A Região Amazônica, vista do alto, em sua maior parte ainda é vegetação.  Mas embaixo da floresta existe uma população dividida por visões e projetos de desenvolvimento diferentes.  Da criação da Zona Franca de Manaus, passados 50 anos, aos tempos atuais, quando o conhecimento específico dos povos ribeirinhos começa a ser valorizado como modo de preservação ambiental, muitas águas já rolaram pelos rios. Até mesmo uma nova cartografia, mais social do que geográfica, vem sendo feita pelos cientistas. É certo afirmar que houve um desenvolvimento crescente da atividade científica na Amazônia, permitindo um novo conhecimento sobre a região. Alguns desses cientistas e pesquisadores participam do programa.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Espiritualidade e Saúde
Diversos estudos apontam que ter uma espiritualidade pode trazer mais qualidade de vida e isso pode ter um impacto positivo na saúde. No entanto, esse é um tema que costuma ser tabu em consultórios e atendimentos de saúde, porque a maioria das pessoas acredita que ciência e espiritualidade não podem se misturar. Nesta edição, o Ligado em Saúde traz um convidado que pensa que a espiritualidade de um paciente não deve ser ignorada no atendimento com um profissional de saúde, o professor de Psiquiatria e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Alexander Moreira Almeida. O programa fala sobre a espiritualidade no cuidado à saúde, mostra uma faculdade de medicina que oferece uma disciplina sobre espiritualidade em seu curso de graduação e conta como é possível abordar o assunto numa consulta sem ultrapassar nenhum limite ético.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A Poesia de Viviane Mosé
Neste segundo episódio conosco, a filósofa, psicóloga, psicanalista e poeta Viviane Mosé fala sobre sua poesia.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                            Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: PR - Londrina - Práticas Integrativas em Saúde
O programa foi para a Região Sul, para Londrina, no norte do Paraná. Na cidade, ele vai mostrar que as Práticas Integrativas e Complementares têm grande adesão dos usuários do SUS por lá. São ações de baixo custo e alto impacto, que diminuem significativamente a procura por atendimento nas unidades de saúde. Realizadas por equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família, englobam dançaterapia, auriculoterapia, homeopatia, acupuntura, entre outros métodos.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Padrão de Beleza
É possível dizer que as coisas melhoraram e que a diversidade dos corpos tem sido cada vez mais abraçada até pela mídia e por diversas marcas, mas os tais padrões de beleza ainda estão aí para serem desconstruídos e esse é o tema do Em Família desta edição. A apresentadora Mônica Bittencourt conversa sobre o assunto com a modelo plus size, Amanda Vieira; com a pesquisadora, Sylvia Soares e com o diretor de casting audiovisual, Thiago Arrais.
Em Família: Quarta, 16h
                  Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Wilhelm Reich
O apresentador do Unidiversidade, Renato Farias conversa com nossos convidados sobre o psiquiatra e psicanalista austríaco, Wilhelm Reich, que cessou sua colaboração com Sigmund Freud para desenvolver sua própria teoria sobre a psicanálise. Gravado na Fábrica da Bhering, no Rio de Janeiro (RJ).
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem linfática, separação e escolhas de parto
O Histórias de Mãe mostra os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Além de um bate-papo com a psicóloga Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesariana? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: A Trajetória do Genocídio Nazista
O documentário "A Trajetória do Genocídio Nazista", com direção de Raye Farr, utiliza imagens raras para mostrar a ascensão e a consolidação dos nazistas na Alemanha que levaram a uma guerra mundial e ao assassinato de milhões de pessoas. As imagens são provenientes de diversos museus, coleções particulares e grande parte delas, exibidas pela primeira vez. A produção é do Museu Estadunidense Memória do Holocausto e contou com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) na divulgação para o público de língua portuguesa, com o objetivo de provocar a reflexão e o debate sobre este momento da história, situado entre 1918 e 1945, crucial na forma como vemos o mundo.

Tema: ‘Nasci várias vezes’ – sobreviventes do Holocausto contam suas histórias
 “Você nasceu quando? Eu nasci duas vezes, três vezes. Eu nasci várias vezes. Quem sobreviveu a um campo de concentração, como eu, só com muita sorte." Freddy Sobotka nasceu em 1928, na Tchecoslováquia, atual República Tcheca. Ele foi um dos entrevistados da reportagem especial em vídeo do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) que marcou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, lembrado em 27 de janeiro — data em que as tropas soviéticas libertaram o maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau.
FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Mudança Climática e Saúde
As mudanças climáticas podem ter tanto causas naturais quanto ser consequência de atividades humanas e, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU), há 90% de certeza de que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação humana, principalmente pela grande emissão de gases de efeito estufa, em especial o dióxido de carbono (CO2). Essa emissão de poluentes é extremamente prejudicial à saúde de pessoas e animais e, por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promoveu a primeira Conferência Global sobre Poluição do Ar e Saúde, realizada em outubro, em Genebra, na Suíça. A conferência contou inclusive com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para tratar do tema, o programa recebe a pesquisadora coordenadora do Núcleo Latino-Americano da Rede de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Urbanas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Martha Barata; a especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pela UFRJ e analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, atual coordenadora substituta de Vigilância em Saúde Ambiental da pasta, Thais Araújo Cavendish; e a pesquisadora do Núcleo de Geoprocessamento em Saúde do Laboratório de Informações em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (LIS/ICICT/Fiocruz), Renata Gracie.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Rede de Apoiadores do SUS
O apresentador Paulo Bellardi entrevista a enfermeira e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Cristiane Martins Pantaleão, e a psicóloga Giorgia Luchese, para explicar o que é a Rede de Apoiadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e como funciona esse apoio.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Xique-Xique (ANA)
No Rio Grande do Norte, agricultoras, pescadoras e marisqueiras se organizam em uma rede de comercialização solidária de produtos para gerar renda para suas famílias, dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e enfrentar a violência contra a mulher.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Última oportunidade para prestar Vestibular da Fase


Ingressar em um curso de nível superior é uma grande conquista, mas para isso é preciso focar nos estudos e passar no vestibular. Se sua área de interesse está voltada para os cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Enfermagem, Odontologia, Radiologia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública e Psicologia, esteja atento, pois essa é a última oportunidade para prestar o Vestibular da Fase e já iniciar os estudos neste primeiro semestre. As inscrições estão abertas. A prova será aplicada no dia 06 de fevereiro, quarta-feira, às 19h, no campus da faculdade.

Os funcionários de empresas conveniadas à instituição de ensino e seus dependentes têm 20% de desconto em todas as mensalidades do curso que escolher. A lista das empresas está disponível no site da Fase. Também é possível ter mais informações através do telefone: (24) 2244-6471.

O processo seletivo é para início neste primeiro semestre de 2019. Também será aceito o ingresso com a nota do Enem e há 30% de desconto em transferência e reingresso (exceto para o curso de Odontologia). Outras informações no site: http://www.fmpfase.edu.br/vestibular/indexFase.asp