terça-feira, 23 de setembro de 2014

Café Filosófico Quântico comemora chegada da Primavera com Encontro Cigano

Nesta quarta-feira (24), a FMP/Fase realiza mais uma edição do Café Filosófico Quântico, com um Encontro Cigano para comemorar a chegada da Primavera.  O foco do evento será a diversidade cultural e contará com vídeos, palestra e debates sobre a cultura cigana.

A organização fica por conta dos professores idealizadores do projeto, Marcia Varricchio, Marcos Tadeu Varricchio e Marcia do Amaral. O encontro ocorre das 19 às 21h, no auditório do Centro Cultural da FMP/Fase. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa:

18h30 às 19h - Acolhimento - Vídeo poetisa Janete Sales  “O Povo Cigano merece nosso respeito!”

19h - Carlos Aranha e Margareth Carrera - Violão e Canto: Gitano quer trabalhar

19h15 - Apresentação do Projeto Tsara/Diversidade Cultural – Cultura Cigana, Santa Sara e Nossa Senhora do Brasil
Marcia Varricchio - Canto Cigano e Peapaz
Vídeo Poetisa Janete Sales -  Canto Cigano e Peapaz

19h30 – 20h30 - Marcia Varricchio Singularidade, Existência e Etnias: Povo Cigano

20h30 às 20h50 - Debate

20h50 às 21h - Margareth e Carlos Música e Encerramento



Fase implanta projeto Jardim da Felicidade na Comunidade do Félix

Para comemorar o dia da Responsabilidade Social, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/ Fase) promoveu um mutirão, no último sábado, na servidão Margarida Quintanilha, localizada na Comunidade do Félix, para implantar o projeto Jardim da Felicidade.

A equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade e os alunos da FMP/Fase se reuniram com os moradores da localidade para fazer o plantio de sementes e mudas de flores. “O jardim da Felicidade traz uma vertente mais espiritual. Na hora de plantar você planta uma característica interna. Se precisa desenvolver a paciência você vai plantar a paciência e nomeá-la dessa forma. Então eu vou cuidar da minha paciência toda vez que eu cuidar da planta. Vou cuidar dos valores que considero fundamentais para o mundo, como compaixão, solidariedade, e nomear as plantas dessa forma”, explica Paulo Sá, coordenador do curso de Medicina da FMP/Fase e autor do projeto Jardim da Felicidade.

Além do jardim, os alunos da faculdade e a equipe do posto fizeram atividade de higiene bucal com as crianças da comunidade, após o lanche que foi oferecido aos moradores. O Dia da Responsabilidade Social foi comemorado na localidade a pedido das pessoas que vivem no local. “Eu acredito que agregou não só pra comunidade, mas também pra gente. Acho que deu uma vida, uma cor aqui para o espaço e acho que as pessoas começaram a se conscientizar e a criar mais expectativas para o dia de amanhã”, diz Caroliny Moraes Silva, aluna do curso de Medicina da FMP/Fase.
O objetivo da FMP/ Fase é continuar atuando na comunidade com projetos que estimulem as pessoas a pensar no cuidado com o meio ambiente e com a prevenção de doenças que são ocasionadas pelo descarte inadequado do lixo.


“A nossa expectativa é de que todo esse projeto sendo realizado aqui nos faça voltar à nossa infância perdida. Ver esse projeto sendo feito aqui nos traz esperança de novo. Deixar os nossos filhos participarem desse momento é muito gratificante, porque eles passam a maior parte do tempo isolados dentro de casa por não terem um espaço pra brincar, pra cultivar as plantinhas e a natureza”, comenta Greicelane Vianna, moradora da Comunidade do Félix.