sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Programação da Semana de 12 a 18 de fevereiro de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
Programa EM QUESTÃO
Tema: Educação no século XXI
De acordo com relatório da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura, dos 7 bilhões de habitantes do planeta, 6 bilhões têm acesso ou possuem telefones celulares. Vivemos a era da cultura digital. O conhecimento, muitas vezes, é intermediado pela tecnologia da informação e da comunicação. Essa nova realidade exige uma adequação da estrutura de ensino. O Em Questão discute o tema, com a participação do diretor do Departamento de Educação da PUC-Rio, Ralph Bannel, um dos autores do livro “Educação no século XXI”.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: 7ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis
Mais uma edição da mostra de audiovisual acontece em Petrópolis. Um evento realizado anualmente pelo EMI-AV (Colégio Estadual Dom Pedro II) que sempre traz muita arte, cultura e educação para a serra petropolitana. A sétima edição mantém-se na perspectiva de promover a difusão do audiovisual como linguagem e arte em todo seu potencial educativo e comunicativo dando vez às iniciativas de estudantes, universitários e professores da educação básica que alcançam as relações entre as diversas manifestações educativas.  As atividades foram distribuídas em espaços diferentes da cidade com exibição de filmes e debates com as equipes de produção e elenco, oficinas com profissionais do mercado, palestras, mesas-redondas e acesso à produção de jovens filmakers e de renomados produtores nacionais.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           


Programa AO REDOR
Tema: Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-Leão/Concerto de NY
O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe-leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          
Programa MINUTO FASE
Tema: Consciência Negra
Refletir sobre as questões de raça e o que ainda falta para que os afrodescendentes conquistem iguais oportunidades na sociedade brasileira. Esse foi o objetivo da atividade organizada pela Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade. O evento fez parte das comemorações pelo dia nacional da consciência negra e contou com apresentações de jongo, capoeira e dança.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


FAIXA INTERATIVA -

DOMINGO – ARTE & CULTURA – GIGANTE DO PAPELÃO

SEGUNDA – EM QUESTÃO – MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
TERÇA – ARTE & CULTURA – LUÍS LAGE: ARTE GEOMÉTRICA + CORAL DÓ RÉ MI QUARTA – EM QUESTÃO – MEDICINA REGENERATIVA
QUINTA – ARTE & CULTURA – EUGÊNIO FERNANDES + MULHERES NA ARTE: NEIVA VOIGT
SEXTA –  EM QUESTÃO – TRANSEXUALIDADE
SÁBADO – ARTE & CULTURA – MARCELO MELLO JR: ARTE NA VEIA + SÉRIE MULHERES: SIGRID HAAK
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: China, parceira do futuro
O preconceito quanto aos baratos produtos chineses que inundaram o mercado brasileiro ainda persiste: “é ching-ling”, costumam dizem muitos, criticando a qualidade. Como então imaginar que a China tenha se transformado num dos principais parceiros tecnológicos do Brasil, com o lançamento de um satélite de observação da terra em 2012 e outro previsto para 2013, além de acordos para a montagem de laboratórios de nanotecnologia e biotecnologia? Sem falar de cinco mil vagas para brasileiros irem aprimorar a formação científica na China. O país já é o maior parceiro comercial do Brasil. Só em 2011 nosso saldo comercial foi de 11 bilhões de dólares. Os dois governos assinaram uma “parceria estratégica global”, privilégio que ultrapassa os assuntos bilaterais e incorpora as mais relevantes questões globais de política e economia.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Dormir bem
Como é a qualidade do seu sono? Você costuma acordar ainda cansado, com aquela sensação de que dormiu mal? Hoje a gente vai entender quais são os fatores que podem prejudicar a sua noite de sono. Vamos falar do tempo de uso de um colchão, das posições na hora de dormir, da alimentação, da prática de exercícios físicos e do ambiente do quarto. Você também vai entender se a quantidade de horas que você dorme é ou não suficiente. E quais são as consequências, a longo prazo, das noites mal dormidas.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A vida com crianças  
Um livro para ajudar mães e pais a desatar os nós dos momentos difíceis da criação dos filhos. Especializadas em crianças, as psicólogas Lulli Milman e Julia Milman, mãe e filha, tomam como base todos os aspectos que norteiam as relações familiares atuais para refletir, levantar questões e, sobretudo, orientar nos diversos assuntos que acompanham os pais nesse grande desafio que é criar filhos.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: São Luís de Montes Belos e Goiânia – GO
O Canal Saúde na Estrada foi para Goiás mostrar uma ferramenta inovadora para o Sistema Único de Saúde, o Conecta SUS. Em São Luís de Montes Belos, cidade do interior de Goiânia, agentes de saúde visitam as moradoras para lembrar da importância de fazer periodicamente o exame do papanicolau. Essas visitas foram necessárias devido ao baixo índice de procura por este exame nos postos de saúde da região. Esses baixos índices foram detectados graças ao programa Conecta SUS, que permite acessar em tempo real as informações das secretarias de saúde com dados sobre a saúde da população feminina no Estado.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Educação financeira  
Organizar a vida financeira de uma família é um desafio. Especialmente em tempos de crise econômica, mostraremos no programa, quais as melhores formas de manter as finanças familiares saudáveis.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Homeopatia no SUS
O que é a homeopatia e como funciona? Profissionais da área respondem a essas e outras perguntas. Explicam também como surgiu esse conhecimento e o que é preciso fazer para se tornar um profissional da homeopatia hoje no Brasil.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30



Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Culinária e adaptação
O programa apresenta receitas práticas e deliciosas para você fazer para o lanche do seu filho: o bolo de cenoura e o sanduíche rocambole. Além disso, com o início do ano letivo para muitas famílias é o primeiro contato dos pequenos com a escola. Mais como foi a adaptação? E se seu filho trocou de escola, como ele se portou? É isso que a gente vai ver nesse programa. No episódio, a psicóloga Anna Maria São Tiago de Melo dá orientações sobre como devemos agir nessa transição dos nossos filhos.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30
Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Uruguai 40 anos depois: vítimas ainda procuram a verdade e a justiça
O Uruguai era conhecido como uma das “câmaras de tortura da América Latina” durante os anos 1970 e 1980, sob a ditadura. Agora, os sobreviventes e parentes dos desaparecidos estão pressionando para obter a verdade sobre o que aconteceu durante aqueles sombrios anos.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Suicídio e desespero entre os indígenas do Brasil
Muitos jovens indígenas estão encontrando uma maneira definitiva de escapar do desespero: o suicídio. Por trás dessa tendência perturbadora estão os conflitos por terra.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

Programa FASE.DOC – ONU
Tema:
Capoeira, promovendo a diversidade e combatendo o racismo e outras formas de preconceito
A capoeira é uma prática cultural afro-brasileira com múltiplas facetas, sendo tanto uma luta quanto uma dança. Ela é compreendida como folclore, esporte e arte. A Roda de Capoeira é onde o jogo acontece.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Mulheres do campo e saúde
Elas são Marias, Madalenas, Margaridas...mulheres que colocam a mão na terra, sustentam a família e fazem a economia do país andar.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Toda casa tem que ter carinho  
O número de casos de violência contra crianças ainda é alarmante no Brasil e a violência doméstica pode ser considerada ainda mais cruel porque geralmente é praticada por aqueles que deveriam cuidar e proteger. No programa de hoje, você vai conhecer o trabalho da “Rede Não Bata: Eduque”. Uma instituição que luta pelos direitos das crianças e contra os castigos físicos e humilhantes. E também vai saber como o Sistema Único de Saúde SUS, acolhe essas crianças vítimas de violência doméstica.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Redes autossustentáveis/ Água boa/ Quebradeira
O episódio conta a história da comunidade São Joaquim que preserva e recupera o solo, plantando diversas árvores, favorecendo a recuperação de nascentes.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30