quarta-feira, 11 de julho de 2012

FMP/Fase abriga reunião do Movimento Petrópolis-Tecnópolis

Na terça-feira (10), a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase abrigou uma reunião do Conselho Gestor do Movimento Petrópolis-Tecnópolis, do qual a instituição é membro. O objetivo do encontro foi discutir a elaboração do projeto de implantação da Rede Metropolitana de Alto Desempenho.
A rede viabilizará acesso de alta velocidade a entidades com fins acadêmicos e órgãos públicos parceiros do projeto, que ainda precisam ser definidos pelo grupo. A previsão é de que o projeto seja apresentado ainda este ano.
Dentre os assuntos discutidos durante a reunião, vale destacar o projeto da fábrica de Software e Testes, que ficará abrigada em duas salas do LNCC, a qualificação profissional com retenção da mão-de-obra qualificada na cidade e a reformulação do portal do movimento, que atualmente pode ser acessado através do endereço http://www.petropolis-tecnopolis.com.br/.
As reuniões do Conselho Gestor do MPT ocorrem mensalmente, com um grupo de representantes formado por LNCC/MCT, Fiocruz, PMP, Firjan, Sebrae-RJ, Cefet, Senai, Senac, Sedeis, CPTI, Sect, Funpat, grupo de empresas de tecnologia de Petrópolis (29 empresas), institutos e universidades locais.

Mais sobre o Petrópolis-Tecnópolis

O Movimento Petrópolis-Tecnópolis tem como objetivo promover o desenvolvimento regional sustentável através da atração, fixação e apoio ao crescimento de empresas e instituições de base tecnológica, ou seja, empresas industriais ou empresas de serviço que estão comprometidas com o projeto, desenvolvimento e produção de novos produtos e/ou processos, caracterizando-se, ainda, pela aplicação sistemática de conhecimento técnico-científico. Essas empresas usam tecnologias inovadoras, têm uma alta proporção de gastos com P&D, empregam uma alta proporção de pessoal técnico-científico e de engenharia e servem a mercados específicos.
Marcelo Prates, coordenador de TI da FMP/Fase, durante reunião do conselho.


 À esquerda, a supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, que também participou da reunião.