sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Programação da Semana de 26 de novembro a 02 de dezembro de 2017

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Empreendedorismo e Felicidade
As condições do mercado de trabalho hoje não estão te fazendo feliz? Você sente que tem potencial para criar algo novo, quer mudar radicalmente sua vida e montar seu próprio negócio? O empreendedorismo pode ser o seu caminho. Não é simples. Exige conhecimento, empenho e resiliência. Você vai ter flexibilidade de horário, mas pode até trabalhar mais do que quando você era empregado. É um desafio diário que para ser bem-sucedido precisa de um ingrediente fundamental, que muita gente esquece de adicionar na receita de sucesso: a felicidade. A sua, a dos seus funcionários e a dos seus clientes. O Em Questão sobre empreendedorismo e felicidade tem como convidados a professora do Ibmec/RJ, Flavia Bendelá, que também é conselheira do projeto Distrito de Inovação de Petrópolis, e o empresário Gianpietro Leta Bosco, cofundador da Amo Gelato.
Em Questão: Domingo, 21h Segunda, 15h Terça, 20h Quarta, 18h Quinta, 12h Sexta, 9h e 21h Sábado, 12h e 18h


Programa ARTE & CULTURA
Tema: Daíra: A Música Como Linguagem
Daíra descobriu sua paixão pela música ainda na infância. Aos 10 anos, estreou no programa Gente Inocente, da Rede Globo. A partir daí participou de uma série de musicais, no teatro, incluindo "Baby", onde despontou como protagonista. Depois da parceria com novos compositores no primeiro disco, "Flor", a cantora mergulhou numa profunda pesquisa sobre Belchior. O resultado foi o disco "Amar e Mudar as Coisas", que retrata a poesia do compositor. Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h Segunda, 18h Terça, 9h e 21h Quarta, 15h Quinta, 20h Sexta, 18h Sábado, 9h e 21h


Programa MINUTO FASE
Tema: Projeto Caxambu - Vídeo 
Os alunos extensionistas da FMP/Fase ajudaram na edição do projeto " Resgatando a nossa história – Profissão Escolar: Nosso Caxambu", desenvolvido por alunos da quinta à oitava séries da Escola Municipal Abelardo de Lamari. O projeto conta com a ajuda da tecnologia para registrar a cultura do bairro Caxambu, na zona rural de Petrópolis. Para os estudantes da FMP/Fase, uma oportunidade de integração com a comunidade e de aprender um pouquinho mais sobre a realidade local.  Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa AO REDOR
TemaTogo/Moringa – Quirguistão/ Nogueiras - Chile / Segurança Alimentar
O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Ao Redor: Terça, 14h30 Sexta, 10h Domingo, 13h


Programa COMO VAI VOCÊ?
Egressos de Medicina – Turma 1979 - José Luiz Runco
Neste episódio, o ortopedista e cirurgião José Luiz Runco, formado pela FMP em 1979, fala sobre a importância da faculdade para sua carreira. Runco foi médico do Flamengo durante 34 anos e foi chefe da equipe médica da Seleção Brasileira de Futebol, onde atuou por 16 anos. Hoje, comanda dois centros de medicina esportiva no Rio de Janeiro.
"Como vai você?": Nos intervalos, ao longo da programação.


FAIXA INTERATIVA
27/11 - Dia Mundial da Luta Contra o Câncer
01/12 - Dia Internacional de combate a AIDS


DOMINGO: Em Questão – Alimentação e Câncer
SEGUNDA: Em Questão – A Evolução no Tratamento do Câncer
TERÇA: Em Questão - Câncer no Colo de Útero
QUARTA: Em Questão - Câncer Ginecológico
QUINTA: Em Questão – Oncoimagem
SEXTA: Em Questão - A Evolução do Tratamento Contra a Aids
SÁBADO: Em Questão - A Evolução do Diagnóstico por Imagem

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Os jovens campeões da ciência
Medalha de ouro de brasileiro nas olimpíadas, seja qual for o esporte, produz uma enorme repercussão, com direito a foto na primeira página do jornal. A notícia que quase não sai nos jornais – ou sai escondidinha – é a quantidade de medalhas brasileiras em olimpíadas científicas para jovens. E não são poucas as medalhas e títulos. O Brasil já participa em 10 disciplinas, sem falar que temos 12 nacionais – consideradas sempre como um estímulo para despertar talentos científicos. Se sabidamente temos deficiências educacionais, quem seriam estão esses gênios? Como são vistos pelos colegas – especialmente nos casos de física e matemática? E será que se transformam depois em cientistas. O programa reuniu um grupo representativo desses medalhistas de vários níveis educacionais. Em cena, 56 medalhas de ouro, prata e bronze.
Tome Ciência: Quarta, 21h Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Infecção Urinária
Um problema que costuma atingir mais as mulheres do que os homens, mas que também é comum em crianças e idosos de ambos os gêneros. A infecção urinária provoca dor e vontade frequente de fazer xixi. O programa vai explicar porque essas infecções acontecem, falar sobre o tratamento adequado e ensinar como preveni-las. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com o urologista, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Canalini.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30
Programa CIÊNCIA&LETRAS
Tema: Anatomia de uma Epidemia 
O apresentador Renato Farias conversa com o jornalista norte-americano e autor do livro "Anatomia de uma Epidemia: pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental", Robert Whitaker, sobre os riscos do uso a longo prazo dos medicamentos psicofármacos, cada vez mais usados na sociedade para combater males como o estresse, ansiedade e depressão.  Ciência &Letras: Domingo, 14h 
Segunda, 13h 
Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA Tema: PR – Palmeira e Rio Azul
Além da capital, Curitiba, nossa equipe visitou as cidades de Palmeira e Rio Azul para conhecer o Projeto de ATER Diversificação, que atua junto aos fumicultores da região para a promoção do desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. Com ações em agroecologia, educação, controle social, saneamento e saúde, o objetivo é diminuir os riscos causados pela fumicultura, buscando alternativas em consonância com a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde.


Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA
Tema: Repensando o Consumo
Precisamos repensar o nosso consumismo desenfreado e criar uma consciência coletiva e uma atitude mais sustentável para garantir o futuro da humanidade. Essa cultura é tão importante que, mesmo que vivêssemos em um mundo sem pobreza ou miséria, ou ainda que todos os recursos utilizados no mercado bélico fossem destinados a inovações, sem o consumo consciente não haveria solução para o futuro de nossa espécie. Nós precisamos disseminar esses valores com urgência. Existe três armadilhas do estilo de vida consumismo: a ostentação da abundância onde há escassez; o uso abusivo de energia e recursos naturais em tudo que é produzido e consumido; e a ilusão de transferir para bens materiais a felicidade e a paz. O problema não é o consumo em si. Tudo que a gente leva pra casa e precisa é bom, o consumo favorece a vida. O grande vilão é o consumismo e o sufixo 'ismo' "que aludem a desperdício, a excesso. Com isso, cria-se caminho para a escassez e, consequentemente, para conflitos, disputas e guerras. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a física e professora de cosméticos, Carolina Cronemberger; com o consultor ambiental, Eduardo Bernhardt; e com a pesquisadora do consumo da UFRRJ, Flávia Galindo.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h


Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Artesanato Brasileiro 
O artesanato brasileiro pode ser visto como arte, criatividade, sobrevivência, festa, etc... Existem muitas palavras a qual podemos associar o artesanato brasileiro. Mas primariamente, a palavra artesanato se define como tudo que é feito a mão. Agora o artesanato tradicional, é aquele que nasce dentro de uma comunidade tradicional, e que os métodos de aprendizagem são passados de pai para filho ou com vizinhos. Unidiversidade: Quinta, 16h
 Domingo, 14h30
Programa HISTÓRIAS DE MÃE




Tema: Lanche saudável / "Doutor Google" / Cinta pós-parto e Origem dos nomes
O Histórias de Mãe vai mostrar como preparar um lanche saudável para as crianças, são 3 receitas super gostosas que você pode fazer em casa, com o seu pequeno. E ainda conversamos com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt sobre as 20 perguntas mais buscadas na internet, quando o assunto é criança. Tem mais ainda! Será que a cinta ajuda no pós-parto? O uso dela não é unânime entre as mães. Temos essa dica de saúde com a dermatologista Luciana Velloso. E ainda, dicas de nome pro seu bebê, com origem e significado.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30 Domingo, 13h30
Programa CINEMA LIVRE:
A partir desta semana, estaremos substituindo o FASE.Doc pelo Cinema Livre, que irá exibir os filmes da Mostra de Audiovisual de Petrópolis. Nesta primeira etapa, os filmes selecionados na edição 2016. A partir de 2 de dezembro, os filmes selecionados para o festival deste ano.
Curtas da próxima semana:

Fugere

Seria Melhor Se Você Tivesse Morrido

Tiro no Pé
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Crise: Menos Planos, Mais SUS?
A crise financeira que atinge o país tem feito com que milhões de brasileiros deixassem de poder pagar por planos de saúde e tenham passado a usar o Sistema Único de Saúde (SUS) integralmente. Nos últimos dois anos, mais de dois milhões e meio de pessoas perderam seus convênios médicos por causa do aumento de preços, do endividamento das famílias e da alta do desemprego. Com a classe média cada vez mais se voltando unicamente para o SUS, historicamente subfinanciado, aumenta ainda mais o desafio dos gestores da saúde para dar conta dessa demanda crescente. Com a proposta de mudanças na lei dos planos de saúde que tramita na Câmara dos Deputados, que segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), dá mais garantias para as operadoras e aumenta a burocracia para os usuários dos planos, as perspectivas não são das mais otimistas. Os convidados são a diretora-executiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Isabela Santos; a pesquisadora em Saúde do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Carolina Navarrete; e o especialista em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e professor da Universidade Estácio de Sá, Paulo Henrique de Almeida Rodrigues.
Sala de Convidados: Segunda, 21h Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE Tema: SUS Compromisso Social
Para incontáveis profissionais da área da saúde, trabalhar no SUS é mais do que ganhar o pão de cada dia, é atender ao chamado de um compromisso social, uma forma de contribuir com a sociedade, uma missão. Como é o caso de médicos que, mesmo com consultórios próprios, fazem questão de trabalhar no serviço público, enfermeiros que atuam em clínicas particulares e no Sistema Único de Saúde e pesquisadores bem-sucedidos que compartilham seu conhecimento dando aulas para formar as novas gerações da saúde pública. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com o pesquisador e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, e o obstetra Ricardo Bruno.


Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30 Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sementes e História / Coragem é um dom
Região Centro Sul do Paraná, que abrange basicamente a agricultura familiar. 90% da região tem como problema a questão da cultura do fumo, uso de agrotóxicos, sementes trangênitas, que é o caso do milho e vem desenvolvendo a conservação e a multiplicação das sementes crioulas, tanto de milho,feijão,arroz,trigo e batata e estão tentando fazer com que essas variedades continuem fazendo a diversificação dentro das propriedades. Sítio Girau, Remanso, BA, região muito seca, onde os criadores de animais, retiram o leite das cabras para fazerem queijos para venderem como meio de sobrevivência.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h Sábado, 22h


Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30 



FMP/Fase promove orientações sobre saúde do homem aos funcionários


Assim como outubro é um mês para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, em novembro é a vez dos homens, mas o alvo é o  câncer de próstata. Para levar mais conhecimento a respeito do assunto para os funcionários, a FMP/Fase promoveu um encontro com o urologista e professor da instituição André de Sá Earp, na quinta-feira (23). Na ocasião, o médico tirou dúvidas acerca da doença, orientou sobre a importância da prevenção e o autoexame – muitas vezes desconhecido pela população masculina.