segunda-feira, 11 de maio de 2015

Maio Amarelo tem simulações de acidentes no trânsito

O movimento Maio Amarelo para conscientização da segurança no trânsito ganhou, na última sexta-feira (08), em Petrópolis, um alerta de peso. Das 10h30 às 12h, aconteceu o simulado “O grande acidente”, com a encenação de uma ocorrência com vítimas, no campus da FMP/Fase. No sábado, o trabalho continuou, com o Simulado Nacional de Atendimento às Múltiplas Vítimas de Trauma, no Rio, envolvendo a participação de 50 alunos da faculdade (a maior delegação presente).

“O grande acidente” é um evento de prevenção de acidentes realizado pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência, dos alunos de Medicina e de Enfermagem, em parceria com a disciplina de Programa Curricular de Práticas Profissionais. No pátio do campus foi simulado o atendimento inicial a vítimas, com a montagem de uma colisão envolvendo dois carro e pedestres.

O atendimento inicial às “vítimas” foi feito pelos alunos ingressantes de Medicina, ainda sem conhecimento dos procedimentos que devem ser feitos, tornando mais real o cenário que ocorre na maior parte dos acidentes. Todos os envolvidos fora supervisionados por profissionais das áreas. A Liga é coordenada pela major médica do Corpo de Bombeiros Patrícia Lefèvre Schmitz, professora da disciplina de Clínica Cirúrgica da FMP/Fase.

No Rio, a Liga da FMP/Fase participou do Simulado Nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, o Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma e o Observatório Nacional de Segurança Viária. O acidente envolveu um carro, uma moto e pedestres atingidos na calçada.

Os simulados têm como principal objetivo treinar e capacitar os agentes envolvidos no atendimento pré-hospitalar, bem como organizar o fluxo de atendimento pré e intra-hospitalar nas situações que envolvam múltiplas vítimas. Estiveram presentes no evento o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras instituições públicas.

“Poderemos ver e auxiliar profissionais da área da saúde realizando atendimentos em suas rotinas. A oportunidade de poder presenciar a troca de experiências entre profissionais e a interação entre acadêmicos de Medicina e de Enfermagem com esses socorristas tornam os eventos especiais”, diz o aluno de Medicina Bruno Andrade Silva, presidente da Liga da FMP/Fase.