segunda-feira, 6 de julho de 2015

FMP/Fase leva oficina de gestantes para o PSF Madame Machado



Os alunos de Enfermagem e Medicina da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) visitaram a Unidade de Saúde da Família 1º de Maio, no bairro Madame Machado, para implantar o projeto “Momentum”. A iniciativa tem como objetivo levar orientações às futuras mães da região sobre seus direitos e ensiná-las como ter uma gestação saudável.

“Esse projeto é uma forma de nós fazermos com que a população se conscientize sobre a forma mais correta de se ter um parto, porque infelizmente a gente sabe que, hoje, o índice de cesariana no Brasil é muito alto. O projeto não é só para gestantes, é também para os pais e familiares, pois todo momento é especial”, explicou Rafaela Bragança, formada em Enfermagem pela FMP/Fase e autora do projeto.

Durante a visita, os alunos exibiram para os participantes um documentário sobre a situação do Brasil em relação ao parto e qual seria o modelo ideal. Após o vídeo, as gestantes, os alunos e a equipe da unidade realizaram um debate para tirar dúvidas, orientar sobre os direitos da gestante e promover a troca de experiências.

“Esse projeto é uma descoberta pra mim. Agora eu já sei quais são os meus direitos, porque quando eu tive o meu primeiro filho, não sabia quais eram. Foi um parto frustrado por não ter um acompanhante ao meu lado. A gravidez não foi planejada e eu fiquei bem depressiva”, comentou Tatiane Britto, dona de casa e participante do projeto.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, no Brasil, o percentual de partos cesáreos chega a 84% no sistema privado de saúde. Na rede pública, este número é menor, cerca de 40% dos partos.

“Nós orientamos as grávidas a consultarem a caderneta da gestante, que apresenta os direitos da gestante (antes e depois do parto), cartão de consultas, exames e vacinas (com espaço para anotações), dicas para uma gravidez saudável, sinais de alerta, orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, como tirar a certidão de nascimento do filho, entre outras informações. Há ainda espaço para a mãe anotar suas dúvidas, sensações e colar fotografias do período de gravidez”, disse Gisele Santos Pereira, enfermeira responsável pelo posto.

Os encontros promovidos pelo projeto “Momentum” ocorrerão mensalmente, conforme agenda da Unidade de Saúde da Família do bairro Machado Fagundes.

Medicina em destaque



O médico Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis e o aluno Pedro Ivo Gonçalves, que está no último ano da graduação, visitaram uma turma de curso preparatório para vestibular, no Centro da cidade, para falar sobre os aspectos mercadológicos da profissão. A turma foi criada especialmente para atender à demanda de pessoas interessadas em participar do processo seletivo da faculdade.