sexta-feira, 6 de março de 2015

Fase oferece Curso de Extensão com foco em experiências com a boa mesa e o comer consciente

Comer, sem dúvida, é um dos prazeres mais apreciados pelos seres humanos. As variedades de sabores e temperos encantam o paladar. No Brasil, temos o cultivo de muitos alimentos que oferecem, além de uma mesa farta em cores, muitos nutrientes essenciais para que o organismo se mantenha saudável.

Pensando nessa diversidade de sabores, a Escola de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está oferecendo o Curso de Extensão em Ecogastronomia, com foco em experiências com a boa mesa e o comer consciente. Através de aulas práticas e teóricas as chefs de cozinha, Ana Salles e Lydia Gonzalez, vão partilhar seus conhecimentos na área da Gastronomia, com o objetivo de fornecer ferramentas para o consumo e produção de alimentos ecologicamente corretos, através da abordagem de diversos assuntos inerentes à produção culinária, com intuito de estimular os participantes a pensar sobre a cozinha de forma mais sustentável. 

“A nossa ideia é abordar a temática sobre os alimentos e as bebidas que as pessoas escolhem para consumir e como é o preparo dos mesmos. Vamos destacar a produção da cachaça artesanal e dos licores. Outro destaque desse curso será relacionado à orientação de como realizar a compra de mudas orgânicas. Além disso, vamos trabalhar com carnes de segunda, para quebrar o preconceito. Elas não são consideradas carnes nobres, mas se a pessoa souber como prepará-las, o sabor pode surpreender”, ressalta Ana Salles, chef responsável pelo curso.


O curso será realizado no período de 23 de março a 11 de maio de 2015, todas as segundas e terças-feiras, das 18 às 22h, no Laboratório de Gastronomia da FMP/Fase. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas, até o dia 20 de março, no site: www.fmpfase.edu.br.

Curso de Direitos Humanos ressalta a importância da formação crítica

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto lança a segunda turma do curso de extensão em Direitos Humanos. Com início no dia 11 de abril, o curso coloca as problemáticas que envolvem o tema em discussão.

“A questão da mulher perpassa por todas as temáticas que serão discutidas no curso. Falar de Direitos Humanos sem citar a problemática da violência doméstica seria impossível. O avanço das políticas para as mulheres e o desafio da igualdade entre mulheres e homens são questões de direitos humanos e uma condição para a justiça social; não devem, portanto, ser encarados isoladamente”, destaca Carla Maria Diniz Fernandez, assistente social, pós graduanda em Políticas Públicas e Cultura de Direitos pelo NEPP-DH e coordenadora do curso de extensão em Direitos Humanos da FMP/Fase.

O curso pretende discutir a política de Direitos Humanos e os mecanismos existentes para sua efetivação, contribuindo para a formação crítica de estudantes e profissionais de diferentes áreas de atuação.
“Discutir sobre Direitos Humanos na atualidade está sendo fundamental para que as relações humanas não sejam esmagadas pelo interesse do capital, ou seja, em tempos de disputas e individualidade é urgente, falar, pensar e lutar coletivamente com e pelo outro”, ressalta a coordenadora.


Na programação das aulas, os temas: Memória e Verdade; Criança e Adolescente; Saúde e Saúde Mental serão assuntos de destaque durante as conversas. A carga horária será de 32 horas e os participantes receberão certificado. As inscrições devem ser feitas no site www.fmpfase.edu.br, até o dia 08 de abril.