quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Culinária Mediterrânea é tema de curso de extensão na Fase



Mais conhecida como a cozinha colorida, perfumada e saborosa, as iguarias da culinária mediterrânea vêm se tornando uma alternativa para quem procura uma alimentação equilibrada e apetitosa, que alia alimentos frescos, legumes, ervas, azeites, frutos do mar e um bom vinho. Os segredos da cozinha típica estão no tempo de preparo dos alimentos e nos condimentos utilizados, que estarão em evidência no curso de extensão oferecido pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

As características mais marcantes da cozinha mediterrânea são: a busca pela diminuição no tempo dos cozimentos, ingredientes mais naturais e a procura por sempre preservar o frescor e o sabor dos alimentos. O cardápio se caracteriza pela riqueza de vegetais, sementes, feijões, peixes gordos e ervas aromáticas.

“O que caracteriza essa cozinha são os fatores nutricionais extremamente importantes. Todos os alimentos nos quais se baseia são muito ricos em minerais, vitaminas e fibras. A culinária mediterrânea conta com vários agentes anticancerígenos, carotenoides, vitamina C, E, selênio e flavonoides. Além disso, possui grande quantidade de nutrientes antioxidantes que protegem contra a oxidação do colesterol LDL e aterosclerose, e nutrientes anti-inflamatórios, como o ômega-3, e vasodilatadores. Assim, os estudos mostram que esta culinária previne principalmente as doenças do coração e o câncer, que são as principais causas de morte atualmente no mundo”, explica a nutricionista e professora do curso de Nutrição da FMP/Fase, Brigitte Olichon.

A nutricionista também destaca a utilização do azeite, que é rico em gordura monoinsaturada e ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL (mau colesterol), além de manter os níveis de colesterol HDL (bom colesterol) no sangue, na culinária mediterrânea.


Esse curso de extensão em Cozinha Mediterrânea da Fase será oferecido nos dias 08 e 10 de novembro de 2016, das 18h às 22h, no Laboratório de Gastronomia da faculdade. As inscrições, que devem ser feitas até o dia 03 de novembro, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/nutricao/7616culMediterranea2016/.