sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Programação da Semana de 20 a 26 de agosto de 2017

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: A Memória dos Alimentos
O modo de comer atual é marcado pela padronização do gosto. Grande oferta de alimentos artificiais, recheados de aditivos químicos: do cultivo ao processamento. As velhas receitas familiares perdem espaço para as facilidades oferecidas pela indústria. É mais simples e rápido comprar, por exemplo, o pão, o macarrão, o bolo e o suco já prontos. Uma escolha que economiza tempo e trabalho. Só que, sem perceber, estamos perdendo muito com essa troca. Perdemos saúde, perdemos diversidade, perdemos identidade cultural. O programa sobre a Memória dos Alimentos tem como convidadas a antropóloga Maria Regina Bortolini, professora da FMP/Fase, e a nutricionista Cíntia Ázara, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Nutrição da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
                    Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Começaria Tudo Outra Vez: Um Tributo a Gonzaguinha
Romântico, político, moleque e rebelde. As diferentes facetas do cantor e compositor Gonzaguinha estão presentes no roteiro do espetáculo “Começaria tudo outra vez - As canções do Gonzaguinha”. Um show que conta e canta a vida do artista, com seus grandes sucessos, transportando o público para uma viagem no tempo, recheada de emoção. No elenco, Roberta Spindel e Marcus Brandão interpretam as músicas de Gonzaguinha. A dupla conta com o talento dos músicos: Guilherme Menezes (Guitarra), Gabriel Gravina, Victor Brun (Piano); Bruno Marques (Flauta), Ares D'Athayde (Bateria) e Carlos Henrique de Souza (Baixo).
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h


Programa MINUTO FASE
Tema: Saúde Mamária
A luta contra o câncer de mama em Petrópolis ganhou o reforço de 200 médicos e enfermeiros e 350 agentes comunitários. Durante quatro meses, o grupo participou de um programa completo de capacitação em saúde mamária. O projeto de Extensão da FMP/Fase foi realizado em parceria com o Serviço de Mastologia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro. O objetivo é melhorar o acesso à informação e o rastreamento de casos. A estratégia é aprimorar o fluxo dos pacientes, agilizando o diagnóstico e o tratamento em fases iniciais da doença. O resultado final esperado é a redução dos índices de mortalidade. Também foram elaboradas e distribuídas duas cartilhas de orientação aos profissionais, com conteúdo adaptado à realidade local.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Lâmpadas solares de garrafa
O programa acompanha a história de um empreendedor social das Filipinas que conseguiu, de forma simples e barata, diminuir o sofrimento das famílias que não tem acesso à energia: As lâmpadas solares de garrafa. Uma tecnologia desenvolvida com a ajuda de jovens universitários dos Estados Unidos.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
FAIXA INTERATIVA 

Domingo – Arte & Cultura - A Arte da Cerâmica

Segunda – Arte & Cultura – Ed Motta: A Arte Universal da Música

Terça – Arte & Cultura - Mulheres em Pixinguinha

Quarta – Arte & Cultura - Grupo Teatral Pessoal Aí: "O Trombone e o Fuzil"

Quinta – Arte & Cultura - Fernanda Reis – Dançando com as cores

SextaArte & Cultura - Fabi Cunha: Traços da natureza

Sábado – Arte & Cultura - Grupo Teatral Povo do Cafundó - Mergulho nas Tradições Populares
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Ciência e religião no mundo tecnológico
O posicionamento frente a avanços científicos acelerados é um desafio do pontificado de Bento XVI. Da pesquisa com células-tronco ao uso de preservativos numa África ameaçada pela Aids, aspectos polêmicos expõem a contraposição entre o discurso científico, que embute uma lógica de comprovação, e o pensamento religioso. Um dilema que afeta também outras religiões. A coexistência dos discursos e da prática da atividade científica por não ateus também está presente neste debate, com a participação de pensadores de formações diversas.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Criança de 2 anos
De repente aquele bebê simpático e tranquilo começa a dizer não. Ele agora faz valer suas vontades e reage contrariado. Os pais costumam ficar perdidos e nem sempre agem da melhor forma. O resultado é choro, briga, gritaria e muito desgaste emocional tanto para os pais,como para os filhos. Essa é a fase dos 2 anos, um período tão complicado que costuma ser comparada a adolescência. É sobre essa fase que a apresentadora Marcela Morato conversa com a psicanalista, Sonia Motta.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A Gerência de Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas pela maioria das pessoas como postos de saúde, são uma das principais portas de entrada do Sistema Único de Saúde e atendem a uma determinada região com o objetivo de acompanhar a saúde da população oferecendo assistência, medicamentos e vacinas. As UBS são abordadas no livro “A gerência de unidades básicas de saúde: limites, possibilidades e desafios dentro do modelo de gestão compartilhada”. O apresentador Renato Farias conversa com as autoras do livro, a nutricionista e mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (ENSP/Fiocruz), Monique Bloise e a mestre em Saúde Pública e tecnologista do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Renata Santos.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: AL – Junqueiro e Arapiraca
Em Junqueiro encontramos um projeto inovador: o “Bocha Adaptada”. Modalidade em que o Brasil é destaque nas paralimpíadas, o esporte é utilizado pela rede de saúde do município para atender usuários com deficiência física ou paralisia cerebral com comprometimento motor. Com apoio do NASF, além de inclusão, o projeto desenvolve diversas habilidades, ampliando as capacidades físicas e intelectuais dos participantes. E no agreste alagoano conhecemos o programa “Arapiraca Garante a Primeira Infância” (AGAPI), um amplo processo de educação permanente e ações em rede, envolvendo saúde e assistência social para o fortalecimento de laços familiares e desenvolvimento de potencialidades infantis desde a gestação.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Viuvez
Cada ser humano tem a sua própria forma de pensar e manifestar seus sentimentos, isso inclui, certamente, a forma como lida com o luto. Mesmo levando em consideração as maneiras diferentes que cada pessoa pode encarar a viuvez, o fato é que não é fácil para ninguém. O período do luto varia imensamente dependendo da pessoa, mas em algum momento ele precisa ter fim. É preciso compreender que isso não acontece de uma hora para outra, oscilações de humor são frequentes no processo de superação. Você pode estar muito bem e de repente ter uma crise de choro indo para casa, lembrando que o cônjuge não estará com você para o jantar, por exemplo. Então a pessoa tem que ser paciente e permitir viver o luto, em muitos momentos você não terá nada mais para fazer do que deixar a dor se esvaziar em lágrimas. O apresentador Renato Faria conversa com a aposentada, Silvia Camargo; com o aposentado, Jorge Sergio Peçanha; e com a psicóloga, Andrea Nieto sobre a experiência dolorosa de cada um.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h
 
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Rio de Janeiro Indígena
Todo dia era dia de índio e muito antes de estádios, monumentos, de uma grande cidade e de um estado, todo o Rio de Janeiro era território indígena. O programa vai falar sobre o Rio de Janeiro indígena, o que já foi e o que ainda resta no estado.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem linfática, separação e escolhas de parto
O Histórias de Mãe mostra os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Além de um bate-papo com a psicóloga Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesariana? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC– ONU
Tema: Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil
O vídeo traz entrevistas com especialistas, acadêmicos e cidadãos de Norte a Sul do país e conta um pouco do histórico de criação das regiões metropolitanas brasileiras, passando por marcos como a constituição de 1988 e o Estatuto das Metrópoles. “Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil” recupera o debate sobre sobre as dificuldades e os desafios de gestão nos municípios e fomenta a necessidade do envolvimento da população com o tema, estimulando a descoberta e o uso de indicadores e dados socioeconômicos como uma ferramenta de cobrança ao poder público e transformação social.

Tema: Museu de Imagens do Inconsciente
Como forma de valorizar e dar visibilidade a museus menos conhecidos no Brasil, esta é a história do Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela psiquiatra Nise da Silveira com obras feitas pelos internos do atual Instituto Municipal Nise da Silveira (ex-Centro Psiquiátrico Pedro II) e reconhecimento artístico de profissionais brasileiros. Hoje possui cerca de 360 mil obras.

Tema: Cais do Valongo: ponto de partida para o circuito da Herança Africana no Rio
O Rio de Janeiro fez parte da história de travessias do Oceano Atlântico que não pode ser esquecida. Durante o século 19, desembarcaram mais de 500 mil escravos africanos em uma região conhecida como o Cais do Valongo, ponto de partida para um circuito que faz referência à Herança Africana na cidade.

FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Conferência Nacional de vigilância em Saúde
Pela primeira vez vai ser realizada uma Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) no Brasil. Promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a conferência tem como objetivo desenvolver ações para a construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a 1ª CNVS acontecerá em Brasília, entre 21 e 24 de novembro, e vai contar com a participação de usuários, gestores e trabalhadores do SUS e representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições que atuam em defesa da saúde pública. Relacionada à atenção e à promoção da saúde e englobando a vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental, a área de saúde do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública, a vigilância em saúde é uma das funções essenciais da saúde pública e para ir a fundo no tema os convidados são o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos; a vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção DF (Abes/DF) e representante do Comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água, Tatiana Santana L. Pereira; e a médica, doutora em Saúde Pública e assessora técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Tânia Fonseca.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11
O programa foi até Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina, local onde foi realizado o XIII Congresso Mundo de Mulheres e o Fazendo Gênero 11. O evento reuniu mulheres de todas as partes do mundo, tanto da academia como do ativismo. O apresentador Paulo Bellardi conversou com a coordenadora do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, Cristina Scheibe Wolff; e com a coordenadora da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, Carmen Lucia Luiz sobre o seminário.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Taco de Terra (ANA)
No Zona da Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares estão propondo alternativas ao destrutivo cultivo de cana de açúcar e já fornecem alimentos saudáveis para as populações da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Fase das Profissões orienta alunos do Ensino Médio


No próximo dia 1 de setembro, das 8h30 às 18h, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) estará de portas abertas aos alunos do Ensino Médio, para ajudá-los na futura escolha profissional. Será a segunda edição da programação Fase das Profissões, com oficinas, palestras, workshops e atividades culturais para os jovens, que terão a oportunidade de conhecer todo o campus da faculdade, ciceroneados pelos estudantes da FMP/Fase.
A Fase das Profissões busca facilitar a escolha das carreiras e envolver os alunos do Ensino Médio no contexto da vida universitária, estimulando-os a procurar não somente um curso superior, mas um ambiente em que possam vivenciar, com qualidade, esse momento de suas vidas. Os próprios estudantes da FMP/Fase falarão sobre os cursos com os futuros universitários. A agenda também terá atrações para coordenadores, orientadores e professores das escolas, que participarão de palestras sobre temas de interesse pedagógico.
 
Com inscrições gratuitas, na parte da manhã, a partir das 9h15, o evento terá palestras dos cursos de Nutrição, Radiologia, Medicina, Administração, Recursos Humanos, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Já os professores e coordenadores das escolas conversarão com os profissionais da FMP/Fase sobre “Acessibilidade nas escolas”, “Identidade de gênero” e “Intervenção Psicológica no Atendimento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Ambiente Escolar”. Na parte da tarde, as palestras começam às 13h30. Ao longo do dia, acontecerão diversas atividades práticas, com participação de representantes de todos os cursos de graduação da FMP/Fase.
 
“Os alunos gostam muito da programação pelo fato de poderem ir para a área de interesse deles, durante as atividades. O evento traz muitos benefícios, porque os jovens ficam conhecendo mais sobre os cursos e se ambientam com o clima de uma faculdade, ajudando na escolha daqueles que ainda não se decidiram sobre o futuro”, conta o assessor pedagógico do Colégio Bom Jesus Canarinhos, Nilson Tassi, que esteve ano passado na faculdade e já organiza nova visita ao campus.
 
A FMP/Fase montará estandes com orientações sobre cursos de graduação; Empresa Júnior dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos; Pós-Graduação e Residência; projetos de Extensão; Diretório Acadêmico Sá Earp; e formas de ingresso, financiamentos e bolsas de estudo. Além da cantina, dos dois cafés e do restaurante que funcionam na faculdade, o público terá à disposição Food Truck e Food Bike na área verde do campus. O endereço da FMP/Fase é Av. Barão do Rio Branco, 1003. As escolas interessadas podem agendar as visitas através do telefone 2244-6480 e do site: http://www.fmpfase.edu.br/univ/faseprofissoes/
 
1ª edição do Fase das Profissões, em 2016.

1ª edição do Fase das Profissões, em 2016.

1ª edição do Fase das Profissões, em 2016.