sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Faculdade de Medicina de Petrópolis investe na humanização do ensino

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase, sempre empenhada em oferecer ensino de excelência a seus alunos, realizou, no dia 15 de janeiro, a posse do novo coordenador do curso de Medicina, professor Paulo Klingelhoefer de Sá. O médico terá o desafio de ampliar a inclusão dos conceitos de humanização do cuidado e de integralidade da atenção à saúde, na formação médica, além de estimular o ensino abrangendo toda a linha de cuidado na rede de serviços de saúde, alinhado às demandas da sociedade e às necessidades do sistema de saúde brasileiro.

O novo coordenador possui ampla experiência na área de atenção primária, em especial no Programa de Saúde da Família - estratégia prioritária para o Governo Federal, na área da saúde -  uma vez que participou do projeto pioneiro de implantação do programa na cidade de Niterói/RJ e também atuou em trabalhos de atenção básica na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Paulo Sá ainda exerceu o cargo de secretário de Saúde de Petrópolis, em 2009.

Para o médico, o ensino deve ser pautado tendo como premissas a inovação, a modernização e as relações humanas. “Nós temos que superar a mentalidade do século passado, construído com base na hierarquização do poder, o que gerou uma crise civilizatória sem precedentes. O novo século implica na cooperação e é sob essa ótica que temos que trabalhar. Temos diversos estudantes chegando, da década de 1990, por isso precisamos compreender essas novas pessoas com novos desafios e formar um profissional mais humano, ético e comprometido com as diretrizes da instituição”, diz Paulo Sá.

Segundo a diretora da FMP/Fase, a troca de coordenação pretende gerar uma reflexão aprofundada, no curso, sobre a atualidade e as necessidades dos novos médicos. “O professor Paulo Sá representa um olhar novo, diante de um mundo que está precisando de perguntas, mais até do que de respostas. Nesse espírito buscamos realizar a transição, escolhendo um professor de Medicina cujas características pessoais e reflexão acadêmica apontassem para uma nova visão. Queremos assumir, nesse contexto, a possibilidade de ousar, de avançar conscientemente em direção a novas concepções pedagógicas e de formação médica. É o que a escola está tentando fazer”, explica Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

Na ocasião, a professora Claudia Vasconcellos Midão, que esteve por sete anos à frente do curso de Medicina, foi nomeada Assessora Acadêmica da instituição, ficando responsável pelo planejamento e desenvolvimento de projetos institucionais. Enquanto coordenadora, a professora realizou importantes avanços para o curso de Medicina, introduzindo unidades curriculares antes de serem uma exigência do Ministério da Educação (MEC), aumentando a duração do internato de um para dois anos, implantando os Núcleos Docente Estruturante (NDE) e de Apoio à Pesquisa (NAP), além de criar, recentemente, o Centro de Simulação, pelo qual será responsável. “É o surgimento de um novo ciclo, novas parcerias. Fico muito feliz com algumas coisas que construí em parceria com o Núcleo Pedagógico da instituição e a Comissão Própria de Avaliação e espero continuar colaborando da melhor forma possível com a escola”, comenta Claudia Vasconcellos.

O novo coordenador do curso de Medicina da FMP/Fase, Paulo Sá, é mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, e especialista em Educação Médica pela UNIFESP. Na FMP/Fase, leciona no Programa Curricular Saúde e Sociedade e coordena o Núcleo de Atenção Básica. Na instituição, ainda ocupou o cargo de coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Atuou também como professor do curso de Especialização em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis no séc. XXI, da PUC/RJ, e é formado pelo sistema Educação Gaia em Design para Sustentabilidade.