sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Campus da FMP/Fase terá intervenção de grafite

Nos dias 07 e 08 de outubro, a FMP/Fase irá inovar, fazendo uma intervenção com grafite, através do projeto Cellograff Brasil, uma parceria do Centro Cultural da instituição com o artista Rodrigo CB, que ficará encarregado da decoração. A técnica é uma adaptação da iniciativa francesa de interagir com o ambiente, mas sem interferir, agredir, sujar ou danificar o espaço que receberá a ação.

Cellograff

A técnica consiste na utilização de dois mastros, barras, árvores ou colunas que servirão de suporte para a pintura. Usando um plástico filme (celofane), esticado entre os suportes, o artista forma uma tela suspensa no espaço, que receberá uma pintura feita com spray. Após o trabalho pronto é possível observar a interação da pintura com o ambiente, através de uma leve transparência permitida pelo plástico.

Trabalho do ASTRO & KANOS , retirado do site: www.cellograff.com

Trabalho do ASTRO & KANOS , retirado do site: www.cellograff.com

Conheça os programas da FASE TV

Desde o dia 29 de julho está  no ar a FASE TV, canal independente e sem fins comerciais da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. O slogan “Com você na educação” resume o objetivo de aproximar ainda mais a instituição da comunidade, levando o conhecimento acadêmico de forma leve e descontraída. A programação poderá ser vista no Canal 24 da rede Tech Cable.

Conheça os programas:


Arte & Cultura

O foco do programa é a diversidade da produção cultural brasileira, com um olhar especial para os artistas locais e regionais.  A meta é registrar as diferentes linguagens e propostas, revelando a contribuição de cada uma das manifestações para o universo da cultural como um todo.  Com 4 inserções diárias de 30 minutos cada, o Arte & Cultura tem formato de documentário, narrado pelos próprios artistas. A série de abertura do programa, com 4 episódios,  foi dedicada ao artista plástico Luiz Áquila, considerado o Pai da Geração 80 das artes no Brasil.





Ao Redor

O programa apresenta iniciativas realizadas em todo o planeta que contribuem para a redução da violência e a construção de um mundo com menos desigualdades.  Com 4 inserções diárias, de 30 minutos, o Ao Redor acompanha os projetos desenvolvidos pelas diversas agências das Nações Unidas, como o UNICEF, o PNUMA, o PNUD, a OMS e a FAO, entre outras.  



Minuto Ambiental

No formato de pílula educativa, de 3 a 5 minutos, o interprograma está presente ao longo de toda a programação da emissora, com 12 inserções diárias. Nesta temporada, o foco central dos episódios é a água, com temas como: água e doenças, metais pesados, a floresta e a água, lixo, urbanização e enchentes, distribuição da água no planeta,  índice de qualidade e o funcionamento do Comitê da Bacia do Rio Piabanha. O Minuto Ambiental também apresenta iniciativas bem sucedidas de educação ambiental e conservação. A apresentação é da jornalista Fátima Medeiros, que durante 6 anos atuou como repórter, roteirista e diretora do Globo Ecologia, e faz parte da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais (RBJA).



Minuto Fase

O Minuto Fase tem como foco os acontecimentos relacionados à vida acadêmica. O interprograma, com duração de 3 a 5 minutos, conta com  12 edições diárias, apresentando os projetos desenvolvidos por professores e alunos da FMP/Fase - dentro e fora do campus da faculdade. Entre os temas mostrados estão ações de responsabilidade social , como o Anel da Solidariedade e o  programa Mãos que Criam, assim como atividades ambientais e campanhas de saúde realizadas no Ambulatório-Escola e Postos de Saúde da Família.


Tv Mosaico

O programa produzido pela produtora Terra Audiovisual, parceira da Fase TV, aborda questões socioambientais e ações desenvolvidas na área de abrangência do Mosaico Central Fluminense, que reúne áreas de conservação ambiental de 14 municípios: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito, São Gonçalo, São José do Vale do Rio Preto, Silva Jardim, Teresópolis e Tanguá.


Programas do Canal Saúde veiculados pela Fase TV



Em Família
Apresentado pelo ator Thiago Mendonça, o mais novo programa do Canal Saúde coloca em debate as principais questões relacionadas ao universo família, como “Limite e autoridade” e a “Chegada de um irmão”.



Ciência & Letras
Resultado de parceria entre a Editora Fiocruz e o Canal Saúde, o programa traz o universo da literatura para a TV. Dessa forma, a  literatura científica pode ir além do seu público específico. O programa mostra como boas leituras podem render boas conversas.



Ligado em Saúde
Programa de entrevista e serviço que tem como ponto de partida sugestões de pauta dos espectadores. O contato com a produção do programa pode ser feito através de e-mail (ligadoemsaude@fiocruz.br) ou por ligação gratuita (0800 701 8122). Dúvidas sobre o tema escolhido também podem ser enviadas antecipadamente para serem respondidas pelo especialista convidado durante o programa. Os temas tratados referem-se à promoção da saúde, prevenção e esclarecimento de doenças. O programa é voltado para o público em geral.



Canal Saúde na Estrada
Programa que mostra experiências bem sucedidas em todo o país que podem e devem ser seguidas. Entre os temas mais presentes nas pautas estão a saúde, como um conceito mais amplo, a cidadania, as políticas públicas e o meio ambiente.



Unidiversidade
O programa revela o que é produzido e discutido nas universidades brasileiras. Com formato diferenciado, ágil, o Unidiversidade conta com a participação de pessoas envolvidas diretamente com o tema a ser tratado. Os convidados são instigados a refletir e opinar sobre ciência e tecnologia, comportamento, profissões, áreas do conhecimento, meio ambiente, saúde, qualidade de vida, entre outros.