terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Programação da Semana de 22 a 28 de janeiro de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Distúrbios do Sono
Passamos um terço da nossa vida dormindo. E isso não é perda de tempo. Durante esse período nosso organismo realiza funções muito importantes, como o fortalecimento do sistema imunológico, a secreção e a liberação de hormônios, e a consolidação da memória. Isso sem falar da importância para o psiquismo e do relaxamento da musculatura. Mas vários fatores e doenças podem interferir na qualidade do sono. O Em Questão sobre distúrbios do sono tem como convidada a neurologista Renata Stefanini de Oliveira.
Em Questão: Domingo, 21h 
Segunda, 15h
Terça, 20h 
Quarta, 18h 
Quinta, 12h 
Sexta, 9h e 21h 
Sábado, 12h e 18h

·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: Paulo Sá – Ao som dos bandolins
O programa mostra o trabalho e a paixão do bandolinista carioca Paulo Sá, que iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, com repertório renascentista e barroco. A predileção pelo instrumento, nada popular, fez de Paulo um desbravador de caminhos. Tornou-se o primeiro bacharelado em bandolim da América latina. Paralela à carreira nos palcos, o músico tem um longo currículo acadêmico. Fez doutorado na UniRio e mestrado no Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor de bandolim na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 30 anos de carreira, gravou cds, apresentou-se em salas de concerto, emissoras de rádio e televisão no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Também fez parte da Orquestra de Cordas Brasileiras, do Rio Trio e da Camerata Brasil. Paulo Sá desenvolveu ainda outros trabalhos de música instrumental, com destaque para o Paulo Sá Quarteto, com repertório autoral, e o Duo com Daniel Miranda. 
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h 
Terça, 9h e 21h 
Quarta, 15h
Quinta, 20h 
Sexta, 18h 
Sábado, 9h e 21h


·         Programa AO REDOR
Tema: Oceanos O programa viaja pelos oceanos para falar da importância da conservação do ecossistema marinho. Uma questão ambiental e também de geração de renda, já que o mar é a fonte de sustento para milhares de famílias no mundo. O episódio aborda o cultivo de algas na Indonésia, a sobrepesca do atum nas regiões no Pacífico e também as pesquisas sobre a acidificação dos oceanos, provocada pelo aumento das emissões de gás carbônico.
Ao Redor: Terça, 14h30 
Sexta, 10h 
Domingo, 13h

·         Programa MINUTO FASE
Tema: 22ª Semana Científica – Revista Intervozes
Dar voz a diferentes correntes de pensamento. Possibilitar diálogos que vão além do lugar comum. Essas são as metas da revista Intervozes. A publicação é o resultado de uma parceria entre a FMP/Fase, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal Fluminense. A proposta é oferecer um espaço livre para a reflexão de temas relacionados às transformações no mundo e as condições de vida e saúde da população. A segunda edição foi apresentada durante a Semana Científica da FMP/Fase. Com periodicidade semestral e distribuição eletrônica, a revista também abre espaço para alunos de graduação e pós-graduação publicarem seus trabalhos científicos.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA
 DOMINGO – ARTE & CULTURA – LAN: O CARTUNISTA SEGUNDA – EM QUESTÃO – PSICOFOBIA
TERÇA – ARTE & CULTURA – MAESTRO RODRIGO D’ ÁVILA + SATURA CIA DE TEATRO
QUARTA – EM QUESTÃO – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SAÚDE
QUINTA – ARTE & CULTURA – NANÁ MARTINS + OSCAR GARCIA DA ROSA
SEXTA – EM QUESTÃO – PAGAMENTOS POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
SÁBADO – ARTE & CULTURA – MOSTRA AUDIOVISUAL + SOM E LUZ: MUSEU IMPERIAL

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

·         Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Química além das fórmulas
Quando uma pessoa diz que “rolou uma química” em relação a outra pessoa, todo mundo entende que tipo de atração é, sem precisar decorar fórmulas nem misturar letras e números, tarefa que já complicou muita gente no ensino médio. Afinal, as pessoas não param para pensar nisso, mas o próprio ato de pensar depende de reações químicas, pois são substâncias químicas que produzem as transmissões elétricas de um neurônio para outro. Na verdade a química está presente em tudo: borracha, plástico, celulose; tudo depende de compostos e reações químicas. E se a ciência da química permitiu transformar petróleo em plástico hoje vilão na natureza por conta da dificuldade de decomposição, poluindo o meio ambiente pode estar na química também a solução para reciclagens, filtragens e despoluição. O mundo da química e dos químicos no Brasil, na proximidade do Ano Internacional da Química, em 2011, motivam nosso debate do programa.
Tome Ciência: Quarta,21h 
Domingo, 15h

·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Alopecia areata
A alopecia areata é uma doença que provoca a queda de cabelo em pequenas ou grandes áreas do couro cabeludo e pode afetar homens e mulheres. O programa vai explicar melhor como é essa doença e falar sobre o diagnóstico e as opções de tratamento. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o tema com o dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Rodrigo Pirmez.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Alimentação e Nutrição
O apresentador Renato Farias conversa sobre os livros "Alimentação e Nutrição: contexto político, determinantes e informação em saúde" e "Alimentação e Nutrição: fundamentos para a prática em saúde coletiva" com uma das autoras e organizadoras das publicações, a nutricionista e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Denise Cavalcante de Barros. 
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Salvador – BA
Na capital baiana o CEDEBA, Centro de Endocrinologia e Diabetes da Bahia, é modelo na área de educação e atendimento multiprofissional na América Latina. Num único local, pacientes adultos, idosos e crianças encontram toda assistência necessária para o tratamento adequado da doença. E na periferia de Salvador o projeto Adolescer com Arte, criado na Unidade de Saúde Mata Escura, é exemplo de como falar de questões de saúde para adolescentes. 
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h 
Sábado, 14h30

·         Programa EM FAMÍLIA
Tema: Trabalho na terceira idade
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com Sandra Rabello - Gerontóloga UnAti – UERJ, Sandra Rabello, a professora de Inglês, Marina Vasquez e o Terapeuta Holístico, Sebastião Ximenes sobre idosos no mercado de trabalho e as razões deles para ainda trabalharem.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Hierarquização no SUS
O programa vai discutir o princípio da hierarquização, que é o princípio organizativo que estabelece que o Sistema Único de Saúde deve ser organizado em níveis crescentes de complexidade, da Atenção Básica à Alta Complexidade. 
Unidiversidade: Quinta, 16h 
Domingo, 14h30

·         Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Carnaval e dicas de viagem
Essa semana tem Histórias de Mãe inédito e você não pode sair de casa para pular o carnaval sem assisti-lo. Espera só mais um pouquinho! Quer dicas para fazer a fantasia do seu filho? Então, a consultora de moda Suelen Oliveira, passa pra gente várias maneiras para você produzir a fantasia em casa. Ela mostrou também formas de customizar a roupa que você tem em casa. Fique ligado, que no nosso canal no Youtube você vai encontrar um conteúdo exclusivo. Não perca! Inscreve-se lá no canal. Vai viajar nesse feriado com a família? Eu te dou dicas pra você passear tranquilamente com o seu pequeno, temos que ter certos cuidados. E você está grávida e vai viajar? A ginecologista/obstetra, Ana Claudia Seidinger, explica pra gente se gestante pode viajar. Tem ainda a agenda do carnaval para vocês curtirem a folia em família!
 Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
 Domingo, 13h30

·         Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Heróis do clima: histórias de mudanças
O ator e embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ian Somerhalder, narra um documentário inspirador que leva o espectador a uma viagem por todo o mundo para conhecer as pessoas que estão agindo para frear a mudança climática. 
FASE.Doc: Terça, 18h 
Domingo, 20h

·         Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Um olhar sobre as regiões metropolitanas no Brasil
O vídeo traz entrevistas com especialistas, acadêmicos e cidadãos de Norte a Sul do país e conta um pouco do histórico de criação das regiões metropolitanas brasileiras, passando por marcos como a constituição de 1988 e o Estatuto das Metrópoles. “Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil” recupera o debate sobre as dificuldades e os desafios de gestão nos municípios e fomenta a necessidade do envolvimento da população com o tema, estimulando a descoberta e o uso de indicadores e dados socioeconômicos como uma ferramenta de cobrança ao poder público e transformação social.
FASE.Doc: Terça, 18h 
Domingo, 20h

·         Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Terapias assistidas por animais
O programa vai falar sobre Terapia Assistida por Animais. TAA é o nome que se dá a determinadas práticas terapêuticas que utilizam animais para auxiliar a dar mais qualidade de vida a pacientes de todas as faixas etárias em tratamentos específicos para diversos tipos de problemas. Além de terapias específicas, como a equoterapia, que usa cavalos na abordagem, também já se comprovou que a simples companhia dos animais também ajuda na recuperação de pessoas hospitalizadas, por isso já há diversas instituições de saúde que permitem que bichos de estimação visitem os donos internados. Os convidados são acoordenadora do projeto Pêlo Próximo, Roberta Araújo; a psicóloga, especialista em Saúde Mental do Hospital Estadual Anchieta do Rio de Janeiro, Lídia Maria da Silva Farias; e o presidente da Rede Nacional de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais (REATAA), Vinícius Ribeiro. 
Sala de Convidados: Segunda, 21h 
Sábado, 15h

·         Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 40 anos CEBES
O programa vai falar sobre os 40 anos do Centro Brasileiro de Estudo de Saúde, o CEBES. Os sanitaristas, Paulo Amarantes e Ana Costa, vão falar sobre a história de luta pelo pensamento crítico em saúde e também sobre o futuro do CEBES. 
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

·         Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Gerais
Conta a história da região de Gerais(nome dado porque a região não tinha divisas), desde o início quando os agricultores cercavam por conta própria uma área para plantação de diversos produtos, como a cana-de-açúcar. Mas com a chegada da plantação de eucalipto (empresas tinham o aval do Estado), essas plantações de cana-de-açúcar, etc começaram a diminuir, assim como a água na região. Isso porque a região virou um bosque cheio de eucaliptos. 
Curta Agroecologia: 
Segunda, 16h 
Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30