quinta-feira, 2 de março de 2017

Afinal, a quê e a quem serve a Psicopedagogia?

Rovena Paranhos

Coordenadora do Curso de Psicologia
Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase)


O Brasil de hoje, não resta dúvida, é um país assolado, obscura e intensamente, por uma crise moral, ética, política, social e econômica de dimensões sem precedentes na história recente. Isso é fato reiterado insistentemente; todavia, parece ainda não o ser o questionamento crítico e reflexivo acerca dos fundamentos dessa crise que, sabe-se, não se instalou abrupta, repentina e inocentemente.

Em que pese serem muitos os caminhos possíveis a esse empreendimento crítico e reflexivo, o processo educativo dos cidadãos — parece restar claro — está nos fundamentos desses caminhos. Não dar devida e merecida atenção a ele é um equívoco. Novamente aqui, a discussão sobre esse processo, por óbvio e por bem, é possível, necessária e obrigatória por muitos e diferentes caminhos. Um deles, que é o de entender a quê e a quem serve a Psicopedagogia, é uma das possibilidades pouco, nada ou equivocadamente exploradas.

Sem pretender superar opções possíveis abertas por essa área de conhecimento científico — ou, antes, efetivamente pretendendo manter possíveis todas essas opções abertas — não é nem muito inoportuno resgatar o fato de que a Psicopedagogia se propõe a compreender o ser humano como aprendiz que é. E, nesse sentido, contribuir — sobretudo de maneira preventiva — para que o processo educativo desse aprendiz, em qualquer etapa e situação de vida, se dê de maneira a permitir-lhe o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e emancipado.  

Limitar as possibilidades da Psicopedagogia ao ambiente escolar é fazer a clara opção pelo reducionismo absoluto de suas possibilidades, na medida em que essa opção encerra o entendimento de que o processo educativo do ser humano se esgota e se conclui nesse ambiente. Ao contrário — e ainda que isso não seja percebido por muitos — esse processo educativo acontece a todo tempo, por todo o tempo e em todos os âmbitos da nossa vida.

Nesse sentido, e a partir dessa concepção mais abrangente e complexa das possibilidades da Psicopedagogia, é já necessária — senão obrigatória — a hora de se reconhecer que ela se aplica a todas as situações educativas, em quaisquer ambientes e dimensões e a qualquer tempo da vida; sempre cumprindo o propósito de garantir a educação de crianças capazes, adultos críticos e idosos socialmente incluídos. Se corretamente compreendida e efetivamente apropriada serve à formação de cidadãos emancipados e capazes de construir uma sociedade de fato justa e solidária.


Inscrições abertas para curso de Formação de Analista de Treinamento na Fase

Encontrar profissionais capacitados para atuação como analistas de treinamento e desenvolvimento em empresas públicas ou privadas, de pequeno e médio porte, é um desafio no atual cenário do mercado de trabalho. Pensando nisso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a segunda turma do curso de Formação de Analista de Treinamento, que terá início no dia 18 de março.

O Analista de Treinamento é o profissional responsável por desenvolver técnicas e métodos de treinamento relacionados às necessidades da empresa. Sua função básica é coordenar os treinamentos internos e externos, elaborando conteúdo de treinamento com trabalhos de planos de desenvolvimento individuais, baseado em gestão por competência. Além disso, é de responsabilidade deste profissional executar atividades de treinamento de pessoal, acompanhar e avaliar o resultado dos programas de treinamento através de indicadores, conduzir programas de treinamento e integração de novos funcionários, ministrar treinamentos e palestras, coordenar e desenvolver soluções de treinamento alinhadas com as metas da empresa, entre outras atividades.

A responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase é a professora Luciene Lopes Baptista, doutora e mestre em Administração e especialista em Administração de Recursos Humanos. A profissional se dedica a pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Gerencial com foco em Competências, Cultura e Comportamento Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança Contemporânea, Equipes de Trabalho Eficazes e Gestão Estratégica do Tempo.


O curso tem aulas previstas para os dias 18 e 25 de março e 01 e 08 de abril de 2017, das 13h às 17h. A programação completa e as inscrições, que devem ser feitas até o dia 15/03, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/0717formAnalTreina2017

Estimulação Psicomotora



A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de Estimulação Psicomotora: inclusão, prevenção e promoção da saúde na Educação Infantil, com aulas previstas para os dias 08, 15, 22 e 29/03 e 05/04 (quartas-feiras), das 18h30 às 22h30. O objetivo é ampliar e aprofundar o conhecimento teórico-prático, em uma perspectiva psicomotora e inclusiva, dos profissionais que trabalham com crianças de 0 a 5 anos de idade. A programação completa do curso e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 03/03, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/diversos/1996estPsicomotora2016/

Desvendando o DNA

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de extensão: Desvendando o DNA - introdução às bases da Biologia Molecular e às principais técnicas empregadas dentro de um laboratório de Microbiologia. As aulas serão realizadas nos dias 11, 25 de março e 01 de abril de 2017, das 13h às 17h, no campus da faculdade. O objetivo é apresentar as principais técnicas moleculares utilizadas, principalmente, nos laboratórios de Microbiologia. Outras informações e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 07/03/17, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/0117desvDNA2017/

Produção Audiovisual

Proporcionar ferramentas para o desenvolvimento de um projeto de produção audiovisual, em formato de curta-metragem, que alie literatura e cinema, é o objetivo do novo curso de extensão em Introdução à Produção Audiovisual: a transcriação literária em curta-metragem, da FMP/Fase. A previsão é que as aulas sejam realizadas de 25 de março a 21 de outubro de 2017 (sextas-feiras, das 18h30 às 21h, e sábados, das 14h às 16h). As inscrições, que devem ser feitas até o dia 22/03, e a programação completa do curso estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/0617intProdAudi2017/

Gestão do tempo

Você tem tempo para fazer tudo o que gostaria? A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão que oferece embasamento teórico e metodológico para a gestão estratégica do tempo, nos âmbitos profissional e pessoal. Estão sendo oferecidas duas turmas: dias 03, 06 e 07 de abril, das 13h às 17h ou 13, 20 e 27 de maio, das 13h às 17h. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/1217gestTemp2017/