terça-feira, 19 de maio de 2015

Programação Fase TV - De 17 a 23 de maio

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: “Banda The Fog Session”:

o    Tudo começou em 2011, quando a proposta era fazer um tributo à banda Pearl Jam.  A partir da grande afinidade, os integrantes começaram naturalmente a compor músicas autorais, que hoje fazem parte do vasto repertório da The Fog Session. O episódio fala sobre como tudo começou, a trajetória e os sonhos da banda que toca sob influência do grunge, hard rock, metal e blues.


·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Curso de Gestantes”:

o    Planejamento familiar, mudanças no corpo, tipos de parto, cuidados com a higiene, a amamentação e o banho são algumas preocupações das mulheres que estão vivenciando a gravidez. Por isso, o Ambulatório-Escola da FMP/Fase abre mensalmente novas turmas para o curso gratuito de gestantes, onde as participantes têm acesso a informações sobre todas essas dúvidas. Criado há oito anos, o curso também pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o pré-natal. Cerca de 250 gestantes já fizeram parte desse aprendizado. As gestantes que concluem o ciclo de quatro encontros recebem ao final do curso um enxoval completo para auxílio nos cuidados com o bebê. Esse ano a novidade é a inclusão de ginástica e dança, atividades que ajudam na hora do parto. O episódio fala sobre o curso, que atualmente conta com uma equipe composta por enfermeiros, professores e alunos da FMP/Fase, que dão as orientações às participantes.


Tema: “Trotes Solidários”:

o    Os trotes solidários são o foco deste episódio, que acompanhou os calouros do curso de Medicina durante a doação de sangue no Hospital Santa Teresa, maior banco de sangue da cidade, que estava com o estoque defasado. O Minuto mostra também a iniciativa dos alunos de Nutrição e Enfermagem, que prepararam o terreno do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade para a criação de uma horta comunitária.

·         Programa Em Questão                   Tema: “Maio Amarelo: Os Impactos dos Acidentes de Trânsito na Saúde Pública”:
o    Os acidentes de trânsito são responsáveis pela morte de 43 mil pessoas por ano no Brasil. E já estão entre as maiores causas de internação nos hospitais. Em média, 6 em cada 10 leitos das UTIs brasileiras são ocupadas por vítimas do trânsito. O episódio conta com a participação doneurologista Gustavo Meirelles, Diretor da Divisão Médica e Psicológica do Detran-RJ.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Energia Solar/Ásia – Gastronomia/Peru – Aleitamento/China”:

o    O programa mostra que a  venda de sistemas individuais de energia solar vem disparando na Ásia, em substituição ao uso de combustíveis mais caros. O equipamento também está facilitando o acesso à educação. No Peru, uma revolução gastronômica está promovendo a valorização de ingredientes ancestrais, garantindo alimentos mais nutritivos nos cardápios e mais qualidade de vida para os agricultores tradicionais dos Andes. O episódio mostra ainda o vídeo de conscientização utilizado pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde para incentivam o aleitamento materno na China.


·         Programa Tome Ciência                Tema: “Os Povos e o Desenvolvimento da Amazônia”:

o    A Região Amazônica, vista do alto, em sua maior parte ainda é vegetação.  Mas embaixo da floresta existe uma população dividida por visões e projetos de desenvolvimento diferentes.  Da criação da Zona Franca de Manaus, passados 50 anos, aos tempos atuais, quando o conhecimento específico dos povos ribeirinhos começa a ser valorizado como modo de preservação ambiental, muitas águas já rolaram pelos rios. Até mesmo uma nova cartografia, mais social do que geográfica, vem sendo feita pelos cientistas. É certo afirmar que houve um desenvolvimento crescente da atividade científica na Amazônia, permitindo um novo conhecimento sobre a região. Alguns desses cientistas e pesquisadores participam do programa.

·         Programa Faixa Interativa              Arte & Cultura – Tema: “Etnologias Culinárias”:
o    O programa apresenta a gastronomia brasileira como resultado de um caldo de culturas, que nasceu da mistura de influências dos índios, escravos e portugueses. O episódio aborda os resultados oriundos desse encontro, como o exemplo da combinação da técnica lusitana de preparar doces com as frutas nativas. O Arte & Cultura fala ainda do tripé que foi a base da alimentação nacional: a farinha, a carne-seca e o feijão. O programa conta com as participações da chef Lydia Gonzalez e da professora de antropologia da FMP/Fase, Andréa Moreli.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde                      Tema: “O Álcool e sua Saúde”:
o    Para alguns, uma cerveja é essencial depois de um dia estressante de trabalho , outros não dispensam um bom vinho no jantar e tem também quem abuse dos drinks no final de semana. O álcool faz parte das nossas vidas e está presente na maioria dos eventos sociais, comemorativos, esportivos e até sacros. Apesar de ser lícito e fazer parte da nossa cultura, o álcool continua sendo uma droga e requer cuidados e limites no seu consumo. Qual a ação do álcool no nosso organismo? Como beber sem prejudicar a saúde? Qual deve ser o limite?
·         Programa Ciência e Letras                                    Tema: “Helena Theodoro”:
o    “Podemos constatar que o movimento feminista no Brasil ampliou seus horizontes passando a situar como alvos de sua luta não apenas os assassinatos e os crimes de sangue, mas também os pequenos assassinatos do dia-a-dia, como a indiferença e os preconceitos racial e de classe, mas as mulheres negras ainda precisam lutar pelo acesso a ocupações tidas como femininas e brancas. No Brasil mesmo com diploma de curso universitário conquistado com muito suor e lágrima, as mulheres negras são subestimadas e rejeitadas.” Trecho do livro Iansã, de Helena Theodoro.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Fortaleza-CE”:
o    Em Fortaleza e Horizonte, no Ceará, o projeto Farmácia Viva, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, é referência para o país no cultivo, manejo, coleta, processamento, beneficiamento, armazenamento e dispensação de fitoterápicos na rede pública de saúde. Além de toda a cadeia produtiva, mostramos como esses medicamentos chegam até os usuários do SUS.

·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Observatório de Clima e Saúde”:
o    Pesquisadores explicam sobre o trabalho de monitoramento e consolidação de dados sobre saúde e meio ambiente produzido pelo Observatório Nacional de Clima e Saúde, parceria entre a Fiocruz e o INPE.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Discutindo a Relação”:
o    Todo o casal já passou por algum momento em que teve que fazer a famosa DR. Quem nunca aqui discutiu a relação?


A importância do recurso humano*

Em tempos de escassez de recursos naturais, como é o caso da crise hídrica que castiga várias cidades em diferentes estados do Brasil, cujo exemplo mais notório e comentado este ano é o da cidade de São Paulo, um outro recurso anda faltando em nossas terras e também no exterior: o recurso humano. 

Não falta gente no mundo, afinal também sofremos com a superpopulação, o que falta é gente capacitada, preparada para os desafios que se apresentam cada vez em maior número e maior complexidade. O ambiente empresarial, certas horas, é tão ou mais hostil que a natureza. Porém, diferentemente da lei da selva, onde o mais forte é o rei, no meio empresarial a sobrevivência tem sido cada vez mais determinada pelos neurônios e não mais pelos músculos.

E, como se posiciona o Brasil frente a esse diferencial competitivo requerido pela nova dinâmica mundial? Infelizmente, as últimas notícias não inspiram confiança: de acordo com um ranking lançado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nosso país ficou na vergonhosa 60ª posição. O ranking levou em consideração notas em matemática e ciências, disciplinas fundamentais para a construção de conhecimento científico, mas também imprescindíveis para a inovação em tempos de startups movidas à tecnologia.

Encontrar e reter esse capital intelectual tão fundamental pode se tornar um grande desafio para as empresas. Nessas horas, um profissional se destaca no meio da multidão e põe seu talento e suas habilidades à prova em busca do desenvolvimento da equipe: o gestor de RH. Mais que ocupar um cargo burocrático, este profissional é responsável por cuidar e desenvolver esse recurso tão precioso e trazer dividendos do capital intelectual para dentro de uma organização.

E como se posiciona nossa cidade frente à formação deste profissional tão importante? Felizmente, as notícias são excelentes: temos, na Fase, o melhor curso de RH do estado do Rio de Janeiro! Esse ranking é idealizado pelo MEC e mostra que nossa cidade tem potencial de gerar talentos. Um desses talentos já foi reconhecido ao ganhar o prêmio de melhor trabalho de conclusão de curso do estado do RJ, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). A ex-aluna Thaiza Catarina vai participar de uma nova etapa de premiações nesta semana em outro evento muito importante na área.

O 41º Congresso de Gestão de Pessoas do Estado do Rio de Janeiro, que começa na terça-feira, no Rio, tem como tema “Convergência: Quando os propósitos se atraem” e se propõe a alinhar e potencializar o que há de comum entre os diversos propósitos, através de uma gestão transparente, que consiga engajar e alinhar liderança e equipe em toda a cadeia da empresa, um dos grandes desafios no atual mundo dos negócios.


*Gladistone M. Afonso, professor dos cursos de Gestão da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase)

Fase promove ação social no Roseiral

Os moradores do bairro Roseiral receberam uma grande ação social promovida por alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), no último sábado(16). Quem participou do evento, teve acesso a informações sobre saúde infantil, do idoso, do homem e da mulher, orientações sobre alimentação e bate-papo com psicólogos, e ainda pôde aferir a pressão arterial e cortar o cabelo, tudo de forma gratuita. As atividades ocorreram no salão e no pátio da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida.

O destaque ficou por conta de um túnel de três metros de comprimento, por onde as crianças podiam passar e entender melhor como é a artéria de uma pessoa que pratica exercícios físicos e de uma pessoa com hábitos ruins de alimentação. Deste lado, as crianças encontraram dificuldade na passagem, em virtude das placas de ateroma, ou gordura. “Com as crianças, temos que dar um foco diferente ao que vamos falar, porque a didática também é diferente, inclusive entregamos panfletos para que, em casa, elas também possam passar essas informações aos pais. Todas receberam caderno para colorir, com ilustrações incentivando hábitos saudáveis e a prática de exercícios”, disse Marcele França, aluna do 3º período de Enfermagem.

Também foi destinado um espaço voltado somente às mulheres, denominado “Papo de Mulher”, onde foram explicados os mitos e as verdades envolvendo menstruação, depilação íntima, HPV, DSTs, infecções vaginais e câncer de colo de útero. “Achei tudo muito legal, inclusive algumas dicas eu não conhecia, como passar o ferro quente no forro da roupa íntima para matar as bactérias”, revelou Maria Carolina de Paula, de 13 anos, que estava acompanhada dos pais.

Os estudantes de Nutrição orientaram sobre o cardápio ideal para o dia a dia. “Nós trouxemos um cardápio básico, com porções de carboidratos, como o arroz e o feijão, proteína, legumes e verduras. A gente tenta conscientizar as pessoas a não consumirem embutidos, refrigerantes, carne vermelha todos os dias e alimentos gordurosos de forma geral, que fazem mal para o coração”, disse Lucas Marcolino da Silva, aluno do 5º período de Nutrição, representante do centro acadêmico do curso.

Os residentes em Atenção Básica, da FMP/Fase, também participaram das atividades, como o psicólogo Maycom Maia de Mello, que ofereceu aconselhamentos em grupo no local. “Um adoecimento do organismo pode estar ligado a algo psíquico, e os alimentos também interferem. Por isso, dentro da enfermagem e da nutrição, a psicologia pode interferir nos adoecimentos que vêm acompanhados de um problema psíquico. Estresse e ansiedade podem estar interligados à obesidade, à pressão alta, por exemplo’, explicou.

A aposentada Delmira da Fonseca, de 75 anos, que até aproveitou para aferir a pressão e cortar o cabelo, garante que sua saúde anda em dia. “Eu não tenho nada, doença nenhuma, porque ando muito e não como fritura”.

Segundo a professora Maria Cecília Marcolino, responsável pela atividade, a ideia de levar essas ações para a comunidade surgiu de uma necessidade que ela já havia identificado no bairro, por ser moradora da região. “Aqui nós temos muitos jovens e muitas crianças, por isso nosso objetivo foi proporcionar um entrosamento com a comunidade, o mundo acadêmico e o trabalho multiprofissional e interpessoal de nossos alunos”.

Ao todo foram realizados 26 testes rápidos para detecção do HIV, em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.