sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Programação da semana de 06 a 12 de janeiro de 2019

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Herpes
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos estão infectadas com o vírus da herpes tipo 1. Quase metade da população do planeta. Um vírus bastante adaptado. Ele foi transmitido por chipanzés para uma espécie de hominídeo, há 6 milhões de anos. Mas continua fazendo estragos, graças a um mecanismo de sobrevivência especial. Antes que o sistema de defesa do nosso organismo consiga atingi-lo, o vírus do herpes se esconde em nossas terminações nervosas e fica ali quietinho até o próximo ataque. Embora na maior parte dos casos provoque uma doença incômoda, mas benigna, em algumas situações pode evoluir para quadros graves, com risco de morte. O episódio do Em Questão sobre Herpes tem como convidado o infectologista Luis Arnaldo Magdalena Pereira, do DIP (Departamento de Doenças Infecto-Parasitárias de Petrópolis) e professor da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h


Programa ARTE & CULTURA               
Tema: Marco Lobo: A Magia do Som
O percussionista baiano Marco Lobo foi, durante muitos anos, integrante de bandas de músicos consagrados de nossa MPB, como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Marisa Monte, Lenine e Vanessa da Mata, entre outros. Desde 2006, o músico segue carreira solo e já lançou três discos. Paralelamente, o percussionista também realiza trabalhos com amigos da música: o Duo, com o Pianista Rafael Vernet, o "Trio Elf" (com músicos alemães), que fez turnês no Brasil e na Europa, e o grupo internacional WPE (World Percussion Ensemble), que veio ao Brasil em 2013.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                        Segunda, 18h
                        Terça, 9h e 21h
                        Quarta, 15h
                        Quinta, 20h
                        Sexta, 18h
                        Sábado, 9h e 21h
                    

Programa MINUTO FASE
Tema: 3º Simpósio de Radiologia da FMP/Fase
O 3º Simpósio de Radiologia da FMP/Fase mostrou as inovações do setor e as diversas áreas de atuação do tecnólogo em Radiologia. Um dos assuntos abordados foi a Radiologia Industrial. O ramo, que está em pleno crescimento, é abordado durante o curso da FMP/Fase. A faculdade tem um convênio com a GE Celma,
unidade de revisão de motores aeronáuticos da multinacional GE no Brasil, que possibilitou a criação de mais um cenário de prática para os futuros profissionais.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Serra da Capivara
O episódio mostra o documentário produzido durante a expedição da equipe da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na Serra da Capivara, no interior do Piauí, no nordeste brasileiro, em 2013. O programa revela as belezas e as histórias desse Patrimônio Mundial da Humanidade.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h
      

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 1975 - Pedro Clóvis Junqueira Filho – Hematologista
Filho de um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e expoente nacional no que se refere à evolução da transfusão de sangue, Pedro Clóvis Junqueira Filho seguiu os passos do pai e dedicou a carreira à hematologia. Pedro se formou em Medicina na FMP, em 1975, e implantou o serviço de hemoterapia do Hospital Santa Teresa, em Petrópolis. Ele fala da emoção do reencontro com a turma e da gratidão à formação que recebeu na faculdade.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Em Questão – Os Impactos na saúde do consumo de álcool e drogas
SEGUNDA: Em Questão - Avanços na pesquisa em câncer
TERÇA: Em Questão - Medicina de Família
QUARTA: Em Questão - Terapia Assistida por Animais
QUINTA: Em Questão: Neuropsicologia
SEXTA: Em Questão - Saúde Mental e humanização do cuidado
SÁBADO: Em Questão – Etnobotânica e Plantas Alimentícias Não Convencionais

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Maconha: Entre Remédio e Uso Recreativo
Em 2018, eram 33 os países em todo o mundo e 8 estados americanos que já haviam legalizado o uso da maconha para fins recreativos, enquanto muitos outros colocam várias dificuldades para o uso medicinal, com benefícios já comprovados, da substância presente na planta. Recentemente um médico brasileiro aos 88 anos, Elisaldo Carline, que há mais de 50 anos estudava os efeitos medicinais da maconha, foi intimado a dar depoimento numa delegacia por “apologia ao crime”. Só por ter organizado um congresso para discutir o assunto. No nosso vizinho Uruguai, a regulamentação fez cair em 18% os crimes ligados ao tráfico de drogas. Afinal, quais as vantagens e desvantagens da regulamentação? Quais os usos medicinais da droga?
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE          
Tema: Infarto em Mulheres
Em mulheres, o infarto mata mais do que câncer de mama e os sintomas nem sempre parecem estar relacionados ao coração. Neste episódio do Ligado em Saúde, Marcela Morato recebe o cardiologista, Stephen Lachtermacher, para falar sobre esses sintomas e explicar as características e hábitos que podem contribuir para um infarto.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h       

Domingo, 19h30
Programa CIÊNCIA & LETRAS                
Tema: Tessituras do Cuidado
Esta edição do Ciência & Letras tem como tema o livro “Tessituras do Cuidado: as condições crônicas na infância e na adolescência em hospitais de média e alta complexidade”. Na publicação, a psicóloga e sanitarista Camila Aloisio Alves estuda as relações de crianças e adolescentes com doenças crônicas, seus familiares e profissionais de saúde, em ambientes de internação, com o objetivo de compreender como se constrói o cuidado às condições crônicas na infância nos hospitais.Para conversar sobre o assunto, o apresentador Renato Farias recebe a autora do livro, Camila Aloisio Alves, e a coordenadora de Ensino do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Martha Moreira.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                         
Tema: RJ - Rio de Janeiro – Angra dos Reis
O Canal Saúde na Estrada foi à cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, para descobrir como se produz energia nuclear no Brasil, quais os impactos ao meio ambiente e à saúde da população e como é viver próximo de uma usina nuclear. A equipe do programa também foi ver como é feito o monitoramento ambiental e como o SUS está preparado para atender trabalhadores e população em caso de acidente nuclear. O programa mostra os planos emergenciais da Eletronuclear, da Vigilância em Saúde do Município, da Defesa Civil e do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, além de conhecer como é o Centro de Medicina Nuclear do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, referência no atendimento a radio-acidentados, que requer cuidados especiais de alta complexidade e tecnologia de ponta.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                     
Tema: A Família Vai Ao Museu
O incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma tragédia incalculável para a ciência e a cultura do país e do mundo. E também foi uma grande perda para famílias que frequentavam o local e levavam seus filhos para se divertir e aprender. Ainda sob o impacto dessa perda e aproveitando que estamos na 12ª Primavera dos Museus, o Em Família preparou uma edição sobre o hábito de diversas famílias de irem juntas a museus e fala sobre os benefícios desse costume com a representante d Museu Nacional e da Escola de Museologia Uni-Rio, Andrea Costa; com o chefe do Museu da Vida, Alessandro Batista e com a artista plástica, professora de Artes Plásticas, Bárbara Malaquias.
Em Família: Quarta, 16h
                  Domingo, 22h


Programa UNIDIVERSIDADE                           
Tema: Queermuseu
A exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, que ficou nacionalmente conhecida depois de sofrer uma campanha difamatória por parte de alguns grupos organizados e ser suspensa do espaço cultural em que estreou, em Porto Alegre, passou pelo Parque Lage, no Rio de Janeiro. O Unidiversidade esteve na mostra dedicada ao universo queer, termo de origem pejorativa que teve seu significado transformado nos anos 1980 na luta por direitos civis e movimentos LGBTQIA+, e traz um pouco da discussão sobre o tema nesta edição.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Natação para crianças e mais “Doutor Google”
Neste episódio, você vai conferir uma aula de natação para bebês. Saiba os benefícios, a partir de que idade, qual criança pode praticar a atividade, e claro, curta essas fofuras. Temos também a segunda parte da entrevista com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt, sobre as perguntas mais buscadas no google, quando o assunto é criança.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC 


 Tema: Laboratório de universidade do Rio usa hidrogênio como fonte limpa de energia
 A mudança climática é uma das questões mais urgentes do nosso tempo, segundo as Nações Unidas. Há cerca de 30 anos, o Laboratório de Hidrogênio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem estudando formas limpas e alternativas de produzir energia a partir do hidrogênio, sem contribuir para o aquecimento global. Uma das tecnologias desenvolvidas pelo centro de pesquisa é um ônibus movido a hidrogênio e eletricidade, que não polui o meio ambiente.

Tema: Passarinhar transforma as pessoas
A Observação de Aves na Costa do Descobrimento também transforma as pessoas, reúne pessoas de vários lugares do Brasil e todo mundo se aproxima por causa dos pássaros. Confira neste vídeo alguns birdwatchers que estavam se aventurando na Costa do Descobrimento, sul da Bahia. O vídeo faz parte de uma série da Conservação Internacional.

Tema: Conheça uma Bahia Diferente : Turismo de Base Comunitária
Assista esse vídeo e conheça um pouquinho da Bahia de uma forma imersiva, sensorial e muito baseada no turismo de experiência. Viva um dia ao lado de pessoas que moram perto da famosa praia de Trancoso. Você pode fazer a sua própria farinha, conhecer o sistema agroflorestal do Sr. Alvino, caminhar pela comunidade de Coqueiro Alto com os jovens super animados e inspiradores, que criaram o próprio roteiro. Este vídeo foi exibido durante o lançamento do Roteiro de Turismo de Base Comunitária em Trancoso. Um projeto que faz parte do Programa Parques para Prosperar, da Conservação Internacional, e que só foi possível por que fizemos em parceria com a Associação Despertar Trancoso, RPPN Rio do Brasil, Parque Nacional do Pau Brasil, ICMBio e financiado pelo Instituto Humanize. O vídeo faz parte de uma série da Conservação Internacional. 

Tema: Ostras da Amazônia: conheça esta iguaria do Pesca + Sustentável
No coração da costa equatorial, no Pará, região norte do Brasil, existe uma atividade que poucos conhecem. É o cultivo natural de ostras na Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá, no município de Curuçá, a 130 km de Belém, capital do estado. Esta atividade faz parte do programa Pesca + Sustentável, da Conservação Internacional, financiado pelo Instituto Humanize e tem parceria com o ICMbio. O vídeo faz parte de uma série da Conservação Internacional.

FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Tuberculose: Mobilizar para Eliminar
No dia 26 de setembro, um encontro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), reuniu chefes e ministros de estado para discutir estratégias globais contra a tuberculose, pela primeira vez na história da instituição. Com o objetivo de encontrar um consenso para eliminar a doença no mundo até 2030, os participantes elaboraram um texto pedindo uma mobilização sem precedentes dos países para atingir este objetivo. Para falar sobre esse assunto a apresentadora Juliana Espindola conversa com a advogada, coordenadora da Parceria Brasileira contra a Tuberculose STOP TB Brasil e integrante da ONG Federação das Bandeirantes do Brasil secção RS, Márcia Leão; a médica pneumologista, assessora de Atenção à Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (VPAAPS/Fiocruz) e pneumologista do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/Fiocruz), Patrícia Canto; o médico tisiopneumologista da Fundação Ataulpho de Paiva – Liga Brasileira Contra a Tuberculose, Alexandre Milagres; e o psicólogo social e coordenador do Observatório Tuberculose Brasil da ENSP/Fiocruz, Carlos Basília.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h



Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018 - Verónica Elizabeth Mata
Nesta edição do Bate Papo na Saúde, Paulo Bellardi conversa com a consultora técnica da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), Verónica Elizabeth Mata, vencedora do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, na categoria Medicina, em que foi abordada a utilização de testes rápidos para diagnosticar a dengue em adultos.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: A Saúde Está Entre Nós
Conta a história do Bairro de Vargem Grande (Zona Oeste do RJ) e de seus moradores que plantam e cultivam nos jardins das suas casas plantas frutíferas e medicinais.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h



Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.