quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Saiu na imprensa

Tribuna de Petrópolis, 12 de dezembro de 2009.


Ministério da Educação dá nota máxima à Fase e FMP

ROGERIO TOSTA - Redação Tribuna

A Faculdade Arthur Sá Earp (Fase) e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) receberam nota máxima do Ministério da Educação, tendo como destaque sua integração com a comunidade petropolitana, oferecendo aos seus alunos uma formação integral. Maria Isabel de Sá Earp de Rezende Chaves, diretora da Fase e supervisora da FMP, disse que, “após esta avaliação, nosso compromisso é em prestar contas para que o petropolitano saiba que pode contar com duas faculdades com o mesmo conceito, a mesma instalação e que está em pé de igualdade com outras instituições do país”. Comprometida com vários projetos sociais e participando ativamente da vida pública da cidade, a Fase e a FMP têm como compromisso formar profissionais com excelências e comprometidos com o social. Dentro desta visão, além de ceder sua instalação para diversos eventos sociais, como a Conferência Municipal de Saúde e o Fórum das Associações de Moradores de Petrópolis, as duas faculdades participam de diversos conselhos municipais. Os alunos dos cursos da Fase (Enfermagem, Nutrição e Administração em Saúde, Marketing e Informação) e de Medicina formam equipes multidisciplinares com atuação em diversos projetos e nas unidades onde os alunos atuam, como no DIP, Ambulatório Escola e Hospital Alcides Carneiro (HAC). Além disto, as duas faculdades desenvolvem projetos em comunidades, como na Comunidade do Félix, e para o próximo ano um na área de pesquisa, junto à atenção básica nos postos de saúde. Maria Isabel disse que o compromisso da Faculdade de Medicina e também da Fase é formar profissionais para atender a maioria da população, preparados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Por causa deste pensamento, todos os professores titulares devem atuar junto aos alunos e aos pacientes, por isso muitos trabalham nas unidades de saúde do município, principalmente no DIP e no HAC. O Ambulatório Escola, localizado em Cascatinha, que proporciona aos alunos a prática de atender os pacientes fora do hospital, atende cerca de 40 mil pacientes ao ano e ao longo do tempo foi adquirindo as necessidades da comunidade. Segundo Maria Isabel, como os postos de saúde da região vêm se tornando referência para a população, o Ambulatório Escola vai passar por uma rediscussão de seu perfil. Como parceira da Prefeitura no Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), a Faculdade de Medicina já investiu cerca de R$ 3 milhões. Maria Isabel disse que hoje vale a pena investir no hospital, pois há uma gestão continuada através de um modelo que está sendo testado. Assim como o Governo Municipal, Maria Isabel disse que o modelo de gestão do Sehac não está acabado, mas é um modelo que está possibilitando a melhoria dos serviços no atendimento aos pacientes, que conta com eficiência e qualidade.

Crianças recebem brinquedos

A campanha de Natal realizada pelo Comitê Gestor do Centro Cultural e DASE arrecadou cerca de 250 brinquedos.


A entrega foi feita na manhã e tarde de ontem no orfanato Nossa Senhora das Graças em Corrêas, Enfermarias do Hospital de Ensino Alcides Carneiro - HAC e em comunidades carentes de Araras.






Amanhã o Renovar, instituto que cuida de crianças que já ficaram internadas no HAC, receberá 70 brinquedos para serem distribuidos na festa de fim de ano.

A campanha começou no fim de novembro com a venda de vales presentes no valor de dois reais e arrecadação no Hall da Faculdade.

A idéia do comitê é realizar outras campanhas de responsabilidade social durante o ano de 2010.

Visita de ex alunos

Os alunos de 1974 se reuniram no último sábado para comemorarem 35 anos de formados.