quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Odontologia Hospitalar amplia mercado para cirurgiões-dentistas


Pesquisas, estudos e levantamentos de dados em hospitais têm mostrado que a inserção do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional de atendimento ao paciente internado pode contribuir para diminuir o risco de infecção, a quantidade de prescrição de medicamentos e o tempo de internação, além de melhorar a qualidade de vida e promover um atendimento completo às pessoas que estão em processo de tratamento.

Nesse cenário, a Comissão de Ensino do CFO (Conselho Federal de Odontologia) terminou a análise de todos os processos de habilitação em Odontologia Hospitalar. Reunida no Conselho no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de outubro, a comissão avaliou os 488 processos pendentes, do total de mais de 1.600. A habilitação só será concedida aos cirurgiões-dentistas que comprovarem a realização de cursos em Odontologia Hospitalar.

“A Odontologia vem sendo cada vez mais incorporada nas práticas de atenção integral à saúde e isso inclui os hospitais. Há evidência científica, por exemplo, de que a profilaxia oral reduz significativamente a ocorrência de pneumonia em pacientes internados em unidade de terapia intensiva, infecção associada a óbitos em UTIs”, explica Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase.

Com o mercado de atuação em expansão, os cirurgiões-dentistas que optarem pela especialização em Odontologia Hospitalar poderão atuar nos setores de enfermaria, UTI, urgência e traumatologia nas unidades públicas e privadas de saúde.

Fase estimula alunos na prática do Elevator Pitch


A cada dia, o empreendedorismo conquista mais adeptos. Muitos jovens resolvem montar seus próprios negócios ao invés de procurar a inserção no mercado tradicional de trabalho, com carteira assinada e carga horária definida. Mas, para conquistar um investidor em potencial, é preciso convencê-lo de que a sua proposta vale a pena. No mundo dos negócios, não basta ter o poder de persuasão, é preciso ser rápido na hora de transmitir uma ideia. Diante desse cenário, uma técnica que vem sendo utilizada é a do Elevator Pitch, que consiste em uma abordagem mais eficaz, com uma apresentação breve e objetiva de um projeto.

“Em muitas situações, o empresário tem pouco tempo para demonstrar uma oportunidade de negócio. Pode acontecer de encontrar parceiros ou investidores no intervalo de um congresso. Em outros momentos, precisará conquistar o interlocutor ao encontrá-lo em um rápido café. A tática do Elevator Pitch é uma grande aliada que permite maior eficiência na apresentação dos projetos, possibilitando que a pessoa seja sucinta e efetiva em sua apresentação”, explica o especialista em Marketing, José Ferrari, professor do curso de Administração da FMP/Fase.

O empreendedor precisa selecionar os pontos mais importantes e utilizá-los para conquistar investidores para seu projeto. É semelhante a uma propaganda em que a empresa tem poucos segundos para passar uma mensagem e, por isso, deve selecionar um elemento específico e focar nele.

“Não dá pra falar tudo ao mesmo tempo. Nem pra dizer muita coisa, pois isso toma tempo das pessoas, que não estão dispostas a ouvir longas apresentações. Na FMP/Fase, os alunos são treinados, desde o primeiro período, para serem eficazes e eficientes em suas apresentações. Isso irá auxiliá-los muito em suas carreiras profissionais”, destaca José Ferrari.

Os projetos de todos os alunos do curso de Administração da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) foram avaliados pelos professores. A proposta dos avaliadores foi a de selecionar os dois melhores projetos de cada período, do primeiro ao oitavo, para que os empreendedores responsáveis por cada ideia pudessem apresentá-las aos investidores durante a 22ª Semana Científica da Fase, realizada entre os dias 18 e 21 de outubro. 

“Foi uma grande oportunidade para os alunos apresentarem suas propostas para investidores chamados de “anjos”, que estão dispostos a investir e acompanhar o projeto, dando assim mais credibilidade e base para a futura empresa. O desejo de empreender vem junto com uma suposta liberdade e autonomia de ter o seu próprio negócio e eu acredito muito em negócios por paixão, você trabalhar no segmento que gosta”, frisa Breno de Moraes Botelho, aluno de Administração da FMP/Fase.

Especialistas na área de gestão empresarial afirmam que a inovação é vista como o fator mais importante na estratégia das empresas, pois elas precisam de um diferencial junto à concorrência para sobreviver no mercado que está cada vez mais competitivo.


“Um momento de crise pode representar também uma situação de oportunidade. Nessas horas, pode ser que os custos diminuam porque as vendas estão em baixa. No entanto, talvez essa seja a oportunidade que estava faltando para se dar início a uma nova ideia. Projetos inovadores serão sempre bem-vindos na sociedade atual, porque representam soluções para problemas existentes e podem revolucionar qualquer organização”, finaliza José Ferrari.