quinta-feira, 16 de junho de 2016

Especialista alerta sobre medidas simples no dia a dia para evitar infecções respiratórias

Nos últimos dias, Petrópolis tem registrado baixas temperaturas. A proximidade do inverno deixa o organismo mais frágil, o que proporciona o aumento das infecções das vias respiratórias, muitas delas agravadas por alergias na área. Nas vias aéreas superiores temos a rinite, rinossinusite, amigdalites e otites; nas inferiores, as pneumonias, broncopneumonias e a síndrome respiratória aguda grave (influenza).

Segundo o infectologista e pediatra Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), o confinamento no inverno favorece a contaminação. “Tanto em casa, como nas creches, escolas e locais de trabalho, costumamos ficar em ambientes fechados, sem ventilação, e isso se acentua nos dias frios, aumentando a propagação dos vírus”, explica.

No caso específico das crianças, além do confinamento, o médico chama a atenção para o fato de muitas delas terem rotina excessiva de atividades. “Muitas crianças têm agenda e vida social incompatíveis com a idade. Ficam cansadas e isso pode afetar a imunidade. Além disso, ficam expostas à convivência em muitos grupos, o que aumenta as chances de contágio”, assinala o pediatra e infectologista, que recomenda a todos uma ação bem simples para evitar gripes e outras infecções: lavar as mãos.

Paulo Cesar Guimarães, que é membro do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do RJ, também recomenda, tanto para crianças quanto adultos, atenção ao Calendário de Vacinação do Governo, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Imunizações. O médico assinala que a vacinação contra gripe é importante e ressalta que a vacina imuniza contra gripe e não contra resfriados e que a imunização se efetiva de duas a três semanas após a aplicação.

“É comum as pessoas dizerem que tomaram a vacina e dias depois ficaram gripadas. Na grande maioria das vezes não se trata de gripe e, sim, resfriado que pode ser provocado por vários vírus e não pelo influenza”, destaca o médico.

O que diferencia a gripe do resfriado é a intensidade de sintomas e o local das vias respiratórias afetadas. Em geral, nos quadros de gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração. Na gripe pelo influenza, a agressão pulmonar é frequente e grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

O diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) recomenda especial atenção nos casos de infecções das vias aéreas, inferiores e superiores, no inverno, “É importantíssimo buscar um serviço de Saúde, para que o diagnóstico e a conduta terapêutica sejam realizados o mais breve possível”, finaliza.



Dr. Paulo Cesar Guimarães




Cultura do Estupro é tema de debate na FMP/Fase

Alunos do segundo período de Enfermagem da Fase organizaram, nesta quinta-feira (16), uma manhã de debates e reflexões na faculdade acerca da violência contra a mulher. O objetivo foi promover, através de uma mesa multidisciplinar, o diálogo sobre a Cultura do Estupro, que tem se tornado constante no cenário contemporâneo de todo o mundo. O evento contou ainda com a presença de docentes de Enfermagem, como a coordenadora do curso, Míriam Heidemann.