sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Fase promove 1º Simpósio de Saúde Baseada em Evidências

Com o objetivo de divulgar a criação do Centro Afiliado Petrópolis, do Centro Cochrane do Brasil, e a fundação da Liga de Saúde Baseada em Evidências da FMP/Fase, no dia 29 de outubro de 2016, das 09h às 13h, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto vai promover o I Simpósio de Saúde Baseada em Evidências.

A Cochrane, uma rede global independente de pesquisadores, profissionais, pacientes, cuidadores e pessoas interessadas em saúde, escolheu o Brasil para implantar sua primeira Rede Cochrane (Cochrane Network). Essa rede contará com o apoio de cinco centros afiliados no país, sendo um deles na cidade de Petrópolis, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

O Simpósio, que será realizado na Sala Arthur de Sá Earp Neto, é gratuito e pretende reunir os profissionais da área da saúde do município para apresentar a importância da implantação do Centro Afiliado Cochrane de Petrópolis, que terá papel fundamental na orientação de profissionais e gestores sobre as melhores práticas relacionadas à Saúde Baseada em Evidências.

“Pretendemos estimular a adesão local de pacientes portadores de doenças que podem participar de Revisões Sistemáticas, contribuindo com a visão sob a ótica do paciente, modelo característico da metodologia Cochrane. Também queremos formar uma nova geração de autores de Revisões Sistemáticas da Literatura seguindo o método da Cochrane, o mais elevado nível de evidência na literatura médica, e auxiliar na tomada de decisão nas diversas áreas da saúde”, explica o médico e professor da FMP/Fase, Luis Eduardo Fontes, responsável pela coordenação do Centro da Cochrane na cidade.

As inscrições para participar do Simpósio podem ser feitas, até o dia do evento, no site da faculdade:  http://www.fmpfase.edu.br/curso/medicina/8816simpSaudeBasEvi2016/


Programação da Semana de 16 a 22 de outubro de 2016



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Mulheres e Hormônios

As mulheres passam por variações hormonais intensas na adolescência, na gestação e na menopausa, que geram mudanças no corpo e também afetam as emoções. Variações menores também acontecem todos os meses, durante o ciclo menstrual. A famosa TPM é uma consequência dessa gangorra hormonal. Mas afinal, qual o papel dos hormônios na nossa vida, por que eles afetam tanto o nosso humor e como a gente pode perceber que existe algum desequilíbrio nessa relação? O programa sobre  Mulheres e Hormônios tem como convidado o ginecologista Cláudio Batista, professor da cadeira de Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina de Petrópolis e doutor em Ciências.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                    
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Mbyá Rekó: O jeito de Ser Guarani

Ymã nda'ipoi raka'e mba'eve (No antes não havia nada). A frase em Guarani fala do eterno processo de construção das coisas e da vida. O programa mostra a exposição Mbyá Rekó, O jeito de ser Guarani, em cartaz no Centro Cultural da FMP/Fase. Nela, o público faz um passeio pelas tradições do povo Guarani-Mbyá, como a importância do milho, elemento central da cerimônia de batismo dos índios. Tudo com textos em Guarani-Mbyá, com a tradução para o português. O espaço conta ainda com o artesanato produzido na aldeia Ará Hovy, em Maricá, e uma réplica da Opy - a Casa de Reza dos Guarani-Mbyá.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           



Programa AO REDOR
Tema: Crise/Portugal – Mudanças Climáticas/Burkina Faso  Educação/Vietnã
O programa mostra os efeitos da crise econômica em Portugal: Jovens graduados em universidades e com especializações e mestrados estão tendo que buscar oportunidades fora do país. No episódio, os efeitos das mudanças climáticas ao sul do deserto do Saara. Em Burkina Faso, no Sahel, agricultores tentam adaptar as plantações aos eventos extremos. O Ao Redor traz ainda a política educacional que está sendo implantada no Vietnã, para reduzir a distância entre as diferentes etnias, dando condições iguais de acesso à educação para todas as crianças.
Ao Redor: Terça, 14h30
                  Sexta, 10h
                  Domingo, 13h
                   

Programa MINUTO FASE
Tema: Parada Cardiorrespiratória – Praça Dom Pedro

Os alunos da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da FMP/Fase realizaram uma ação na Praça Dom Pedro Segundo, em comemoração ao Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar. A parada cardiorrespiratória ou PCR é uma perda repentina das funções do coração e dos pulmões. O tratamento empregado nesse caso é a Reanimação Cardiorrespiratória. A técnica utiliza a combinação de compressões torácicas e ventilações de resgate, com o objetivo de reverter o quadro. Os alunos utilizaram bonecos para orientar as pessoas que passavam pelo local. O objetivo é ensinar o cidadão comum como agir nesses casos.

Programa MINUTO FASE
Tema: Seminário de Psicologia e Políticas Públicas

O primeiro Seminário de Psicologia e Políticas Públicas da FMP/Fase teve com foco o trabalho do psicólogo nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e jurídica.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA - Semana Especial

DOMINGO – ARTE & CULTURA –
ORQUESTRA FIOCRUZ
SEGUNDA – ARTE & CULTURA – CELLOGRAFF + JOVENS PIANISTAS
TERÇA – EM QUESTÃO – TRABALHO TEMPORÁRIO
QUARTA – ARTE & CULTURA – BRUNO BELO+ DUO FÊNIX
QUINTA –
EM QUESTÃO – MERENDA SAUDÁVEL
SEXTA –  
ARTE & CULTURA – MULHERES NA ARTE: ANDREA PACHÁ + CHUTANDO O BALDE
SÁBADO – EM QUESTÃO –  SUPERBACTÉRIAS
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: De olho no olho

Os olhos são responsáveis por 70% das informações recebidas pelo homem. Além de levar as informações até nós, o olho pode também fornecer informações sobre nós. Através de alguns exames é possível diagnosticar doenças como a hipertensão, tuberculose e doenças reumáticas, entre outras. O avanço nas pesquisas sobre os olhos já pode garantir a correção de defeitos de visão, determinar o fim do uso de óculos e até permitir a visão de pessoas cegas desde a infância. Córnea, pupila, íris, cristalino, retina  – são palavras que a gente já conhece. Mas como ocorre a visão? Como se dá a transformação de ondas luminosas em pulsos eletroquímicos transferidos para nosso cérebro?
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Narcolepsia

Sabe quando a gente dá aquela cochilada dentro do ônibus ou na frente da TV? Agora imagina isso acontecer durante uma reunião de trabalho, ou pior, quando você está dirigindo? Pois é, quem sofre de narcolepsia e não recebe tratamento adequado corre, sim, esse risco. O problema é que boa parte de quem tem esse distúrbio, não sabe. E quem procura ajuda, se depara com outro desafio: ser diagnosticado corretamente, já que os sintomas da narcolepsia se confundem com os de outras doenças. E você ainda vai ver como algumas práticas, aliadas ao tratamento medicamentoso, podem diminuir a frequência desses eventos irresistíveis de sono.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Luís Costa Lima, uma obra em questão - Análise

Luiz Costa Lima lançou seu primeiro livro em 1966 e desde então manteve a média de um título novo a cada dois anos. Este livro disseca achados, conceitos e encaminhamentos interpretativos de Luiz Costa Lima por meio de uma interlocução com dezoito especialistas vinculados a instituições de ensino do Brasil e do exterior. Ciência & Letras: Domingo, 14h
                               Segunda, 13h
                               Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Itaboraí/ Petrópolis – RJ

Em Itaboraí, conhecemos a Clínica-Escola do Autista, um projeto público pioneiro que visa, sobretudo, a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular e ao meio social, por meio de um tratamento multidisciplinar oferecido por profissionais gabaritados no assunto. E fomos a Petrópolis para ver como funciona o Programa de Alergologia e Dispensação de Vacinas. Com 20 anos de atuação na rede de saúde pública do município, é executado no Centro de Especialidades Maria Célia e atende pacientes com asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e alergia à picada de insetos.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Família e cuidados paliativos

Com o avanço da medicina, adiar a morte parece ter se tornado o principal objetivo dos cuidados médicos. Mas quando uma doença é incurável e nos coloca diante da finitude irremediável da vida, como aceitar que a cura não é mais o objetivo? O código de ética médica orienta que quando houver um diagnóstico de doença incurável e terminal, os profissionais de saúde devem cuidar dos pacientes sem aplicar terapias inúteis e é aí que entram os cuidados paliativos, com um único e grandioso objetivo: reduzir o sofrimento.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: 10 anos da lei Maria da Penha
   
Uma das leis mais modernas do mundo sobre o crime de violência doméstica completa dez anos. O Unidiversidade debate o que mudou desde a criação da lei e o quanto falta avançar.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Moda, beleza e cuidados com as gestantes

O episódio foca na beleza e nos cuidados com a saúde da gestante. A ginecologista e obstetra, Drª Ana Claudia Seidinger, explica se a gestante pode pintar o cabelo, dourar os pelos do corpo, fazer alisamento no cabelo e usar salto.
O programa fala também sobre moda, com a consultora Suellen de Oliveira. Num brechó, ela mostra que você pode ficar bonita gastando pouco.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Mulheres e hormônio

A primeira menstruação marca a passagem do corpo feminino da vida infantil para a vida adulta. Mudanças hormonais importantes ocorrem no organismo feminino durante toda a vida e chegam a ser um transtorno para muitas delas. Acompanhamento médico adequado e informação são o melhor caminho para que as mulheres tenham uma vida mais feliz e produtiva em todas as idades. Conversam sobre o tema a antropóloga Myriam Lins de Barros, a psicóloga Denise Werneck, a médica endocrinologista Amanda Ataíde e a médica homeopata Hadla Kauss.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Estatuto do Desarmamento em perigo

Aprovado pelo congresso nacional em 2003 e referendado pela população em 2005, o Estatuto do Desarmamento restringiu o porte e a posse de armas de fogo no país. Desde então, o estatuto vem sofrendo diversos ataques de grupos que defendem a sua revogação.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Programa Mais Médicos

O programa irá apresentar os resultados do estudo que avaliou o programa Mais Médicos. A pesquisadora da Fiocruz, Maria Helena Machado, fala sobre o impacto do programa na vida das pessoas que vivem em regiões que sofriam com a escassez e até a falta de médicos e conhecer histórias de pessoas que participam desse projeto.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h




Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Gerais

Conta a história da região de Gerais (nome dado porque a região não tinha divisas), desde o início quando os agricultores cercavam por conta própria uma área para plantação de diversos produtos, como a cana-de-açúcar. Mas com a chegada da plantação de eucalipto (empresas tinham o aval do Estado), essas plantações de cana-de-açúcar (e outros) começaram a diminuir, assim como a água na região. Isso porque a região virou um bosque cheio de eucaliptos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30