segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Programação da Semana de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2015


Programa EM QUESTÃO
Tema: Educação Audiovisual
  • As telas estão na nossa vida e também nas das crianças e adolescentes. A da televisão, a do cinema, a do computador, a do celular. Aproveitar essa ferramenta que fascina e prende nossa atenção, mas ao mesmo tempo, despertar uma visão crítica sobre o que vemos. Esse é o desafio da Educação Audiovisual. O Em Questão aborda o tema, com as participações das professoras Maria Regina Bortolini, Elaine Mayworm e Cíntia Diel, e dos alunos Joyce Fernandes e Marllon Motta, do curso de Ensino Médio Vocacional Profissionalizante em Produção de Áudio e Vídeo, do Colégio Estadual Dom Pedro Segundo, em Petrópolis.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Museologia Social
  • A memória é fundamental para a constituição do ser humano como ser humano. Os museus são os corações das memórias, e tomaram a dimensão de espaço aberto ao público na Europa do século XVIII, onde podemos citar exemplos clássicos como o Museu Britânico e o Museu do Louvre. O episódio conta sobre o início, a trajetória e as dimensões dos museus pelo mundo.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Programa AO REDOR
Tema: Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-Leão/Concerto de Nova Yorque
  • O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe-leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York.
Ao Redor: Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: Lançamento Oficial do curso de  Odontologia
  • Uma palestra do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, Abel Cardoso, marcou o lançamento oficial do curso de Odontologia da FMP/Fase. O curso, aprovado pelo MEC com a nota máxima, contará com um prédio de quatro andares, no terreno onde funciona o Ambulatório-Escola da Fase, em Cascatinha, com 52 novas salas de atendimento odontológico. Nesse espaço, a população terá acesso a um atendimento gratuito e integrado entre as diversas especializações em saúde. Os futuros dentistas vão contar com uma formação integrada com as outras áreas da saúde. O curso de graduação terá início já no primeiro semestre de 2016.
Programa MINUTO FASE
Tema: Petrópolis Gourmet 2015
  • O Minuto Fase mostra como foi a abertura do principal festival gastronômico da serra: O Petrópolis Gourmet. Na décima quinta edição do festival, chefs de 57 restaurantes da cidade receberam um desafio saboroso: criar cardápios especiais com pelo menos 2 produtos fresquinhos, produzidos na área rural. O Festival gastronômico é responsável por um incremento de 30% na ocupação da rede hoteleira da cidade.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE - Profissões
 
Cirurgião-dentista
  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Médico
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Nutricionista
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Enfermeiro
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Administrador
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Recursos Humanos
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Tecnólogo em Radiologia
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Hipertensão Arterial
  • Um em cada quatro brasileiros em fase adulta sofre de hipertensão, a popular “pressão alta”. A doença está relacionada com a capacidade de circulação do sangue no nosso corpo. A hipertensão provoca o estreitamento das artérias. Para impulsionar o sangue, o coração precisa bombear com mais força. Por isso, a longo prazo a doença acaba dilatando o coração e danificando as artérias. A pressão alta está na base de outros problemas graves de saúde, como o derrame e até mesmo complicações renais. O tema é debatido com o cardiologista Bruno Vogas, que também é professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:
 
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: A Ciência da Velhice
  • Nosso famoso país de jovens envelhece tão rapidamente que até 2025 já seremos o sexto do mundo em número de idosos. Em 2020 a população começará a encolher e a expectativa de vida aumentará ainda mais. A ciência faz parte do processo, conhecendo e combatendo mais as doenças e o próprio envelhecimento. Mas há quem garanta que nosso sistema de saúde não está preparado para lidar com esse aumento de expectativa de vida: faltam asilos, cuidadores e até o respeito da sociedade. Especialistas nessa nova realidade de um Brasil que envelhece esclarecem no que o conhecimento científico pode ajudar a garantir uma velhice digna.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Síndrome de Burnout
  • Responsabilidades, prazos e discussões podem tirar o sono de muita gente. Mas, na maioria das vezes, esses ciclos tendem a ser periódicos ou esporádicos. O que acontece na Síndrome de Burnout é que esse estresse chega a um nível tão grande que leva a pessoa a um esgotamento físico, emocional e psicológico, impossibilitando a execução plena de tarefas que antes faziam parte da sua rotina.
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Conceição Evaristo
  • Conceição Evaristo nasceu em 1946, em uma favela na cidade de Belo Horizonte. Publicou seu primeiro poema em 1990.Tornou-se uma escritora negra de projeção internacional, além de uma militante que atua dentro e fora da academia: é mestre em Literatura Brasileira e conclui atualmente seu doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense. O episódio apresenta trechos do livro Becos da Memória.
Ciência & Letras: Domingo, 15h - Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Joinville - SC
  • O Canal Saúde na Estrada foi até Joinville para mostrar duas iniciativas que promovem a cidadania de pessoas em situação de rua.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Paternidade
  • O episódio aborda o que é ser pai nos dias de hoje e as transformações no papel do homem na educação dos filhos.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Anistia Internacional
  • O programa fala sobre a atuação da Anistia Internacional, um movimento global que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e defendidos.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35