terça-feira, 11 de junho de 2019

Licenciatura amplia mercado de trabalho para enfermeiros

O mercado de trabalho está em constante transformação em todos os segmentos, atingindo as mais diversas profissões. No caso dos enfermeiros, profissionais que se dedicam a promover, manter e restabelecer a saúde dos pacientes, sempre trabalhando em parceria com uma equipe multiprofissional, atribuições muito conhecidas, a novidade é a ampliação de possibilidades do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Essa titulação do ensino superior não é tão popular, mas tem ampliado o mercado de trabalho e desempenhado um papel fundamental para a formação de outros profissionais da área da saúde.

“O aluno formado em Licenciatura em Enfermagem recebe o título de Professor em Enfermagem e está apto ao trabalho na Educação Básica e também pode atuar em cursos técnicos, como diretor, coordenador ou docente. Já o estudante formado em Bacharelado em Enfermagem recebe o título de Enfermeiro, com registro no Conselho Regional de Enfermagem, e está apto a gerenciar serviços de saúde e prestar assistência de Enfermagem nos mais variados cenários da saúde”, explica a professora Míriam Heidemann, coordenadora dos cursos de Enfermagem da FMP/Fase.

Os ingressantes no curso de Enfermagem podem optar entre o Curso de Bacharelado ou o Curso de Licenciatura, mas também podem cursar os dois concomitantemente, sem haver perdas de conteúdo, uma vez que as atividades são em horários distintos.

“É importante destacar que o enfermeiro formado que desejar cursar a licenciatura não precisa, a princípio, cursar os nove semestres do Curso. Ele cursará as disciplinas pedagógicas específicas, as atividades práticas e o estágio supervisionado. Portanto, dependendo do seu histórico escolar e dos seus documentos acadêmicos, ele poderá cursar a Licenciatura entre um ano e meio a dois anos”, frisa a coordenadora.

O candidato que optar pelas duas certificações conclui o curso em nove semestres (quatro anos e meio). O aluno precisa optar pelos dois no primeiro período para pagar o mesmo valor. Caso desista ou não tenha interesse, ele pode trancar a matrícula da Licenciatura e manter a matrícula do Bacharelado. O valor é o mesmo até o sétimo período, quando há uma taxa suplementar até o nono período.

O curso de Enfermagem em Licenciatura abre um leque de várias outras oportunidades. Eu decidi fazer as duas especializações porque já trabalho como técnico de enfermagem e sempre tive vontade de lecionar. Já recebi inclusive proposta para dar aula em um curso técnico e assim que me formar, em agosto, já poderei começar a atuar na área. É muito gratificante essa troca de conhecimentos e dando aulas, você tem que estar sempre atualizado, então o ganho profissional é muito grande”, ressalta Vítor Ângelo Gazoni, aluno do 9º período do curso de Enfermagem da FMP/Fase.

As experiências ao longo da trajetória de estudos, com aulas em laboratório de simulação realística, tendo a possibilidade de treinamento em manequins e robôs específicos para desenvolver as habilidades, as atividades práticas desde o primeiro período, além dos estágios supervisionados no sétimo, oitavo e nono períodos, deram embasamento para que Andreza, prestes a se formar em agosto deste ano, pudesse escolher a área em que quer atuar na vida profissional.

“Escolhi a Enfermagem porque eu amo essa área. Durante a minha formação percebi como é amplo o mercado de trabalho. Descobri áreas que eu nem imaginava que o enfermeiro poderia atuar, como em resgate aero médico, auditoria, pesquisa, entre outras. A área da pesquisa me encantou. Me identifiquei através da participação na iniciação científica na faculdade e quero muito seguir nessa área da docência e continuar participando da vida acadêmica. Me sinto realizada nessa profissão que é o coração do cuidar”, declara Andreza Hammes, aluna do 9º período de Enfermagem da FMP/Fase.

A licenciatura chega para os profissionais como um importante momento de atualização, pois voltar à faculdade permite o aprendizado de novos conteúdos e novas reflexões, neste caso específico, sobre a Educação e a Enfermagem.

“Somam-se a essas possibilidades os títulos em vários concursos que apresentam pontuação diferenciada para os licenciados em Enfermagem. É a oportunidade de aprender a falar para pequenos e grandes públicos, argumentar em reuniões e debates, apresentar-se na mídia, aperfeiçoar o potencial de liderança e gerenciamento, melhorar a linguagem e a redação, e utilizar tecnologias de informação”, finaliza Heidemann.

As inscrições para o vestibular da Fase estão abertas. A prova será aplicada no domingo, dia 16 de junho. Além dos cursos de Enfermagem, há ofertas de vagas para Administração, Nutrição, Psicologia, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Pública, Odontologia e Radiologia. Mais informações no site: www.fmpfase.edu.br

Fase promove conferência gratuita sobre Radiocirurgia e Tratamento Radioguiado de Neuro

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as atuações e a importância da radiocirurgia nos dias atuais, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a 1ª Conferência Irène Curie: Radiocirurgia e Tratamento Radioguiado de Neuro.

“A radiocirurgia de neuro é uma modalidade de tratamento radioterápico capaz de entregar altas doses de radiação exclusivamente à lesão de interesse e poupando relativamente estruturas nobres ao redor. Com essa técnica é possível aplicar toda a dose necessária em uma única sessão, de maneira semelhante a que ocorre em uma cirurgia”, explica André Kinder, professor e coordenador do curso de Radiologia da FMP/Fase.



O evento gratuito será realizado no auditório de Anatomia da FMP/Fase, no dia 11 de junho de 2019 (terça-feira), das 18h30 às 21h. Para participar, basta se inscrever no site da instituição: www.fmpfase.edu.br.

TDAH


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão TDAH em adultos: impactos na vida profissional e social - Módulo I. As aulas serão realizadas nos dias 03, 10, 17 e 24 de agosto (sábados), no campus da faculdade. A programação completa do curso, as inscrições e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Libras

A Comissão de Acessibilidade da FMP/Fase promoveu, na tarde de ontem(06), um treinamento em Libras - Língua Brasileira de Sinais - para os funcionários da instituição que lidam diretamente com o atendimento ao público. A aula foi ministrada pela professora e intérprete Clévia Sies. Na FMP/Fase, a disciplina de Libras faz parte do currículo dos estudantes e é disponibilizada também para professores e funcionários.