sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Exposições gratuitas sobre o corpo humano

O campus da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) abriga três exposições sobre o funcionamento do corpo humano: Vias do Coração, Dengue e Corpo: anatomia, arte e tecnologia. As duas primeiras, assim como a mostra Circuito Tela Verde, com curtas amadores sobre a questão ambiental, fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“Essas exposições consolidam a FMP/Fase como referência na área de educação médica e em saúde. Além de formar médicos, acreditamos que é muito importante apresentar de forma lúdica ao público em geral como podemos prevenir doenças. Isso é importante principalmente para o público infanto-juvenil em fase de formação de hábitos que os acompanharão por toda a vida, como a alimentação e a prática de esportes”, explica o coordenador de projetos especiais da instituição, Ricardo Tammela.

As exposições são gratuitas e as escolas interessadas podem agendar visitas guiadas para seus alunos.

Vias do Coração e Dengue – As exposições integram o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida/COC/Fiocruz. O formato de Vias do Coração é compacto, estruturado em várias estações, de forma evolutiva e lúdica. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

Dengue traz informações sobre a propagação da doença no mundo desde a sua descoberta, em 1779, por David Bylon, até os dias atuais. Em painéis ilustrados, o visitante encontra informações sobre o vírus, o ciclo de transmissão da doença, os sintomas, além de curiosidades, como o número de ovos colocados pela fêmea do mosquito transmissor. As fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti também poderão ser vistas no microscópio e em lupa. O objetivo é sensibilizar a população para combater a doença. Ambas exposições ficam em cartaz até o dia 24 de outubro.

Circuito Tela Verde – Serão exibidos 15 curtas. A exibição será no Auditório do Centro Cultural FASE – FMP, Casa Hercílio Esteves, nos dias 20 e 21 de outubro, das 9h às 12h.


Corpo: Anatomia, Arte e Tecnologia – A mostra, com cerca de 30 peças, apresenta de forma didática o papel desempenhado por cada sistema do organismo humano e está dividida em sete seções: cinco compreendendo os sistemas reprodutor, circulatório, respiratório, nervoso e locomotor e outras duas sobre diagnósticos médicos e tecnologia e sentidos.

A constituição óssea dos sistemas reprodutores feminino e masculino é mostrada na seção destinada ao nosso sistema de reprodução. Também estão expostos tórax, medula, corações, encéfalos e várias outras partes integrantes dos sistemas do corpo humano, finalizadas por uma peça de corpo inteiro demonstrando a harmonia entre os sistemas ósseo, articular e muscular. A exposição, que será realizada até 30 de abril, tem curadoria do médico e professor de anatomia Marco Aurélio da Fonseca Passos.


Local: Centro Cultural FASE / Faculdade de Medicina de Petrópolis – Casa Hercílio Esteves – Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro/ Petrópolis – RJ

Preço: Evento gratuito

Horário: Seg. a Sex. – 9h às 20h / Sábado – 9h às 13h

Pré-agendamentos: (24) 2244-6464
Telefone de contato: (24) 2244-6464
Classificação etária: Livre

ConSaúde declara apoio ao modelo de gestão do HAC

Fonte: Tribuna de Petrópolis
ROGERIO TOSTA

O Conselho Municipal de Saúde (ConSaúde) vai se reunir na próxima terça-feira, quando deve votar documento apoiando o modelo de gestão autônomo do Hospital Alcides Carneiro (HAC). A decisão foi tomada na noite de terça-feira, durante a reunião do Conselho, quando os conselheiros manifestaram preocupação com o atendimento à população e se o governo tem condições de assumir o Hospital, mantendo a qualidade do serviço prestado hoje pelo HAC.
Durante a reunião, foi proposta a criação de uma comissão para acompanhar todo o processo de discussão entre a Prefeitura e Justiça Federal e também no Sehac. A proposta foi do conselheiro Joel Martins, que endossou a reclamação dos conselheiros que o Conselho foi ignorado em toda discussão, que culminou com a decisão da Justiça Federal. “O Conselho não pode ficar fora desta discussão e por isso a comissão será importante para que possa informar ao Conselho o que está de fato ocorrendo e que medidas estão sendo tomadas”, frisou Joel.
Outra proposta, que não foi aprovada, foi uma Nota de Repúdio à Justiça Federal e aos ministérios públicos Estadual, Federal e do Trabalho, pela forma como a ação e a decisão aconteceu, sem ouvir os membros do conselho. “Na minha opinião foi uma ação arbitrária e que precisa de um posicionamento do Conselho, por isso acho que a nota de repúdio seria importante”, defendeu o conselheiro Paulo de Sá, que depois apoiou a elaboração de um documento de apoio ao Sehac em vez de uma nota de repúdio.
O conselheiro Thiago Pires considerou a proposta de elaborar o documento interessante, mas manifestou preocupação com o posicionamento do Conselho em declarar apoio ao modelo de gestão e a administração do Sehac. “Nem a Prefeitura e nem a administração do Sehac, através de sua diretoria e de seus conselhos, manifestou qualquer opinião e tampouco que medidas serão tomadas, porque o Conselho tem que sair na frente e declarar apoio ao Sehac. Na minha opinião, a Prefeitura precisa se posicionar primeiro e até agora não vimos nada”.
A secretária municipal de Saúde, Aparecida Barbosa, esclareceu que o governo está analisando a melhor medida a ser tomada, mas considera o momento importante para se discutir o modelo de contrato que foi estabelecido com o Sehac. A secretária afirmou que o Alcides Carneiro é um hospital público, “porém com autonomia, mas não independência”. Apesar dos questionamentos dos conselheiros sobre o posicionamento do governo, Aparecida Barbosa não fez nenhuma afirmação, deixando transparecer que a Prefeitura deve atuar no sentido de convencer o juiz federal Marcelo Bretas de que o modelo Serviço Social Autônomo é viável para o município.
Aparecida Barbosa foi clara ao afirmar para os conselheiros que existe uma decisão e que a Prefeitura terá que cumpri-la, mas frisou que a Secretaria não tem condições de administrar o HAC da forma como ele está hoje. “Se eu receber o Hospital hoje, vou recebê-lo dentro da estrutura pública existente, onde por característica própria as coisas não andam com a mesma agilidade que temos no Sehac”, frisou, citando como exemplo a quebra do tomógrafo no Alcides Carneiro e que foi consertado em menos de 24 horas, o que não aconteceu no Hospital Municipal, quando o mesmo equipamento quebrou e ficou esperando pelo trâmite normal da administração pública.

Haddad espera grande adesão de universidades ao Fies sem fiador

Brasília – Após o anúncio, nesta quarta-feira, de que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não terá mais a exigência de fiador para alunos de baixa renda e de licenciaturas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que acredita em uma grande adesão das universidades ao novo modelo. Segundo ele, todas as instituições de ensino que já fazem parte do programa devem aderir ao Fies sem fiador até o fim do ano.

Para oferecer essa opção ao aluno, a universidade precisa concordar com a retenção de recursos para a composição de fundo garantidor que também terá a participação da União. Dos recursos recebidos pela universidade referentes às mensalidades dos alunos do Fies sem fiador, 7% deverão ser repassados ao fundo.

“Temos a perspectiva de até o final do ano todas as instituições que participam do Fies participem do Fies sem fiador porque a retenção é muito baixa. O que exceder 7% é por conta do Tesouro Nacional se houver necessidade de aporte”, disse em coletiva após o evento.

Para Haddad, as instituições de ensino terão interesse em aderir à iniciativa porque ganharão novos alunos. Além disso, o índice de inadimplência nas instituições de ensino superior hoje é de 17% e o pagamento repassado pelas mensalidades de quem tem o Fies é feito em dia. “Elas [universidades] tem uma inadimplência de 17% e o Fies paga rigorosamente em dia e são alunos novos, que não podem pagar e não têm fiador. É uma demanda nova que ela vai absorver.”

A dispensa de fiador é válida para os alunos dos cursos de licenciatura, para os que tem renda familiar mensal per capita até um salário mínimo e meio e os bolsistas parciais do Programa Universidade Para Todos (Prouni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa.

Segundo o ministro da Educação, pesquisas mostraram que os estudantes que não conseguem fiador estão concentrados, predominantemente, na faixa de renda abrangida pela medida anunciada hoje. Ele explicou que o Ministério da Educação irá abrir um prazo para que as instituições possam aderir ao Fies sem fiador.

Fonte: Jornal O DIA