quinta-feira, 8 de março de 2012

Faculdade de Medicina de Petrópolis recebe novos alunos com arte e integração

Os novos alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis não foram pintados e nem tiveram que pedir dinheiro na rua, como acontece na maioria dos trotes universitários, mas foram recebidos com tinta, cola e integração. Na terça-feira (06), os ingressantes de Medicina produziram cartazes com pinturas e colagens, participaram de palestra sobre doação de sangue e de uma sessão de ginástica laboral, e receberam doses de vacina contra a hepatite B, a rubéola e o tétano.


“Achei a recepção acolhedora e é importante ter essa hospitalidade, porque tem muita gente de fora e ficamos nos sentindo um pouco ‘órfãos’”, disse Luiz Carlos Sabino Filho, que veio de Goiás para cursar medicina em Petrópolis. Todos os anos, cada novo aluno é “adotado” por um veterano, que o ajuda com as dificuldades e dúvidas iniciais na vida universitária.

A recepção começou na segunda-feira (5), quando os estudantes foram apresentados à faculdade pela direção e coordenadores, e recebidos pelo diretório acadêmico. “Essa apresentação inicial é muito importante, pois o objetivo é se aproximar e conhecer as pessoas novas. E também para que nos tenham como referência e nos procurem sempre que precisarem”, afirmou Douglas Soares, vice-presidente do Diretório Acadêmico de Medicina.


Na terça, depois de conhecerem as ligas acadêmicas da instituição e participarem da ginástica laboral, os alunos fizeram um tour pelo campus. “Esse contato também é uma forma de parabenizá-los pelo grande obstáculo que conseguiram superar ao passar no vestibular para Medicina”, declarou Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP.

A Faculdade de Medicina de Petrópolis tem mais de 45 anos de experiência no ensino médico e tem conceito máximo na avaliação institucional do Ministério da Educação. O Campus da FMP está localizado no centro histórico da cidade, na Av. Barão do Rio Branco, 1003.







Fundadora da Fase é homenageada com dois prêmios de destaque em Petrópolis

Neste mês, a educadora Maria Isabel de Sá Earp receberá a Medalha Koeler e o título “Mulheres de Ouro”, ambos dedicados ao trabalho realizado em prol do munícipio



Com uma vida dedicada à Educação, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, que está à frente das Faculdades de Medicina de Petrópolis/Arthur Sá Earp Neto, é uma das três personalidades petropolitanas que será homenageada com a Medalha Koeler, concedida pela Câmara Municipal de Vereadores a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade. A educadora, no mês de março, receberá mais um título, “Mulheres de Ouro”, coordenado pelo padre Jac, pároco da Catedral São Pedro de Alcântara.


Sobrinha de um dos maiores médicos do Brasil, Nelson Sá Earp e filha de um dos ícones da cultura petropolitana, Arthur Sá Earp Neto, Maria Isabel, após a morte do pai, decidiu dar continuidade à obra do patriarca, a tradicional Faculdade de Medicina de Petrópolis, fundada em 1967. Mas os sonhos da educadora foram mais além, ao fundar em 1998, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto, agregando novos cursos ligados à área de saúde e gestão.


Há mais de dez anos na supervisão geral da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel é fundadora e diretora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto. Ela também ocupa uma cadeira na Academia Petropolitana de Letras, desde 1998.


Medalha Koeler
Anualmente, a Câmara Municipal de Vereadores realiza a cerimônia de entrega da Medalha Koeler a personalidades petropolitanas que se destacaram no desenvolvimento da cidade, com méritos dignos de serem reconhecidos. Os indicados passam por uma criteriosa avaliação do conselho, formado por instituições educativas e culturais da cidade.


A cerimônia, que acontece no dia 16 de março, em comemoração ao aniversário de Petrópolis celebrado no dia seguinte, concederá a Maria Isabel a medalha Koeler, na categoria “Cruz de Distinção” e realizará mais duas premiações nos graus “Cruz de Mérito e “Cruz de Honra”. O evento está marcado para às 19h, no Teatro Sesc Quitandinha.


Medalha Mulheres de Ouro
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março, o padre Jac, pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, entregará a medalha “Mulheres de Ouro” a dez personalidades femininas, dentre elas, Maria Isabel de Sá Earp.


As homenageadas foram eleitas, a partir de uma comissão, formada por profissionais da imprensa local, que analisaram o trabalho realizado por cada uma das candidatas em prol do município. A festa de entrega do título será realizada no dia 08 de março, às 20h30, no Solar Portugal.

Fase incentiva novo ramo de profissionalização em Petrópolis

A instituição realiza, a partir de abril, o Curso de Extensão em Libras, que proporcionará um amplo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais


O trabalho de comunicação com diferentes públicos, especialmente portadores de necessidades especiais, é um dos grandes desafios encontrados por profissionais de saúde, educação e nas grandes empresas. Para isso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) realiza, a partir de abril, o Curso de Extensão em Libras, aberto ao público, que proporcionará aos alunos a habilidade de se comunicar com deficientes auditivos, caracterizando uma ótima oportunidade de investimento em um novo ramo de profissionalização.

De acordo com Luciane Cruz Silveira, professora do curso e docente da Secretaria de Educação, Petrópolis tem cerca de 10 mil deficientes auditivos. Ela acredita que grande parte deles domina Libras, porém uma pequena parcela da população está apta a se comunicar de maneira adequada com este público. “Após a criação da lei (10436/02) e o decreto (5626/05) que tornam obrigatória a presença de surdos nas diversas camadas trabalhistas, é primordial que escolas e empresas tenham profissionais que consigam estabelecer um diálogo simples e eficaz, por meio da linguagem de sinais, ao invés de apelar para a gestualização precária ou escrita em português”, destaca.

E é com base nisso que o curso ministrado pela docente, com o auxílio do intérprete Rodrigo Souza, irá trabalhar por meio de quatro módulos, que incluem os estágios Básico, Intermediário I e II e Avançado. Cada fase terá a duração de três meses e meio. Apresentado em edições anteriores, o curso, que está totalmente reformulado, permitirá aos alunos conhecerem profundamente Libras e outros assuntos relacionados à surdez. Cada módulo é composto por 40 horas de aulas, que acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 19h, na Fase. As inscrições já estão abertas pelo site (http://www.fmpfase.edu.br/)

Ao final do curso, os alunos que realizarem todos os módulos receberão uma certificação que comprova o domínio da língua. Porém, a professora Luciane reforça que os profissionais que desejarem trabalhar como intérpretes precisam obter a habilitação concedida pelo MEC, através do Pró- Libras, no qual o curso poderá ajudar bastante, já que para conseguir a licença os profissionais precisam realizar uma prova para comprovar a compreensão e interpretação de diferentes sinais de comunicação.

Com a preocupação em desenvolver o aspecto da inclusão social nos futuros profissionais, a disciplina também faz parte da grade curricular do curso de Enfermagem da Fase. Com o conteúdo elogiado pelos alunos, a atividade é considerada uma segunda língua que pode ser essencial em casos de urgência.


Informações
Data: 12/04 a 19/07/2012
Horário: 19h às 21h30
Local: Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003)
Inscrições: http://www.fmpfase.edu.br/
Informações: (24) 2244-6497

Fase colabora para o desenvolvimento gastronômico de Petrópolis

Instituição promove cursos de culinária para estimular a criatividade e empreendedorismo no segmento



Petrópolis, tradicionalmente famosa por ser o quinto melhor pólo gastronômico do país, recebe, a partir de março, um reforço da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) para manter o título. A instituição promove, este mês, os cursos de gastronomia “Cozinha Básica Profissional” e “Gestão de Bares e Restaurantes, Enologia, Confeitaria e Panificação”, para aprimorar os conhecimentos culinários de iniciantes e profissionais em diferentes segmentos. Com o conteúdo reformulado, um dos cursos apresentará um novo tópico sobre gestão de negócios.

Os estudantes realizarão os cursos em apenas dois meses e meio. Coordenados pela nutricionista e gastrônoma Caroline Geoffroy, os cursos já formaram mais de 70 profissionais que, hoje, estão aptos para atuar em mais de 150 estabelecimentos comerciais ligados à gastronomia local. As inscrições para o curso de Cozinha Básica Profissional estão encerradas, mas ainda há vagas para o curso de Gestão de Bares e Restaurantes, Enologia, Confeitaria e Panificação, que podem ser realizadas pelo site da instituição (http://www.fmpfase.edu.br/).



Curso Gestão de Bares e Restaurantes, Enologia, Confeitaria e Panificação

Com o conteúdo totalmente reformulado, o curso “Gestão de Bares e Restaurantes, Enologia, Confeitaria e Panificação” terá uma nova turma, a partir do dia 13 de março. O curso que conta com a participação de profissionais renomados do mercado local terá como novidade a inclusão do tópico sobre gestão de negócios, que orientará empreendedores a abrirem o próprio estabelecimento comercial. As aulas acontecerão as quartas e quintas, a partir das 18h.

Para atender a solicitação dos estudantes, o curso adquiriu um novo formato, com a duração de dois meses e meio ao invés de cinco. “Neste ano, decidimos inovar ao desmembrar o curso das demais atividades de cozinha básica, o que possibilitou a inserção de um novo tópico voltado para a gestão de bares e restaurantes”, analisa a coordenadora.

O curso abordará as principais técnicas de confeitaria, panificação e harmonização de vinhos. Além de aulas práticas para a elaboração das receitas, os estudantes receberão orientações sobre os primeiros passos para abrir um negócio seguro, levando em contato os riscos, desafios e dificuldades. “Acredito que o curso será um grande sucesso ao passar noções básicas sobre cada segmento, possibilitando uma formação rápida e segura para novos empreendedores”, sinaliza a coordenadora.


No próximo semestre, a instituição realizará o segundo módulo do curso - “Cozinha Avançada” - Desta vez, voltado para alunos que cursaram o primeiro módulo interessados em culinária internacional e eventos.

Alunos da FMP exercitam a solidariedade

Estudantes de Medicina permaneceram quatro horas simulando deficiências



Na quarta-feira (07), os alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis, que ingressaram esta semana à instituição, participaram de uma atividade inusitada: passaram quatro horas com olhos vendados, braços atados, e bocas e ouvidos tampados. A atividade intitulada “Calçando os Sapatos” faz parte do projeto piloto “Tutoria – Aproximando Pessoas”, que está sendo implantado pela primeira vez na instituição.


O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos refletissem sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras de algum tipo de deficiência e exercitassem a solidariedade, uma vez que alguns deles precisaram permanecer como seus acompanhantes, durante as tarefas rotineiras, inclusive nas aulas. “Assim, o aluno poderá exercitar a relação médico-paciente, as relações interpessoais, a confiança no próximo e também a socialização”, explicou Claudia Vasconcellos, coordenadora do curso de Medicina.


O programa de Tutoria tem duração de um ano e é baseado no projeto Tutorias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A diferença é que, na FMP, os próprios alunos veteranos serão os tutores dos ingressantes durante todo o ano letivo, promovendo a integração entre eles, aproximando-os da coordenação do curso, proporcionando uma melhor qualidade de vida dentro da instituição e, sobretudo, acolhendo-os na comunidade acadêmica.

“A ideia é sensibilizar os alunos em seu papel social como médicos e fazer com que se sintam em casa, uma vez que 90% deles é de fora da cidade”, disse Gabriel Veiga, aluno do 5º ano responsável pelo projeto.


Ao término da atividade foi realizado um debate e aplicado um questionário a respeito das percepções e dificuldades encontradas pelos alunos. “A visão é um dos sentidos que mais uso, por isso foi difícil prestar atenção na aula. Acredito que, quando eu for lidar com um paciente nesse estado, terei um banco de dados automático para entender a situação”, analisou o ingressante Vitor Mendes Soares.


Para o aluno do 1º ano, Bruno Eduardo Pequeno, “é difícil querer alguma coisa e não poder expressar exatamente o que está sentindo. Uma hora ia atender o celular, mas não pude, então passei para o colega ao meu lado que atendeu por mim”, lembrou.














Dia Internacional da Mulher

A FMP/Fase parabeniza todas as mulheres pelo seu dia e lembra que cuidados e atitudes preventivas são necessários para a manutenção da saúde, garantindo assim uma vida saudável e sem surpresas.