segunda-feira, 15 de maio de 2017

Programação da Semana de 14 a 20 de maio de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Síndrome de Down
Um cromossomo a mais. No caso, o de número 21. É essa característica que define a Síndrome de Down. Condição genética que afeta 270 mil brasileiros. Até a primeira metade do século vinte, quem nascia com Down vivia em média 12 anos. Os avanços na Medicina e uma melhor compreensão da síndrome levaram ao aumento da expectativa de vida. Hoje, em torno dos 60 anos.  Essa longevidade impõe novos desafios, incluindo aí a educação e a inclusão no mercado de trabalho. O Em Questão aborda Síndrome de Down, tendo como convidada, a médica Patricia Zen Tempski, Coordenadora do Programa de Reabilitação para Síndrome de Down, do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Fabi cunha: Traços da natureza
Fabi Cunha cursou Administração em uma universidade nos Estados Unidos e trabalhou no mercado de ações. Mas a arte sempre fez parte de sua vida. Autodidata, ela pinta desde os 12 anos de idade. Emprega diferentes materiais e em seus trabalhos. Nas obras mais recentes, tem utilizado tinta acrílica e color Jet em madeira de demolição e telas. Desde 2001, deu vazão à carreira artística de forma profissional, apresentando seus trabalhos mundo afora, com exposições no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Eslováquia, Hungria e China. Apaixonada por natureza, Fabi decidiu fixar residência em Petrópolis, onde pretende explorar ainda mais seu contato com o meio ambiente e expandir sua visão sobre a própria arte.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           
 
 
 
Programa MINUTO FASE
Tema: Visitas à exposição Mbyá Rekó
Durante todo o mês de abril, a FMP/Fase recebeu visitas de escolas de Petrópolis, em comemoração ao dia do índio. Os alunos puderam conhecer a exposição Mbyá Rekó, O Jeito de Ser Guarani. As crianças aprenderam sobre as tradições da etnia Guarani, e sobre a rotina da aldeia Ará Hovy, em Maricá. O objetivo da exposição é mostrar um outro aspecto sobre os povos indígenas, diferente dos que são abordados de uma forma em geral. Uma maneira de desconstruir a imagem caricaturada atribuída aos índios.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
 
Programa AO REDOR
Tema: Hidrelétricas/Amazônia – Temperos Zanzibar - Cemitério Digital/ Ghana
O programa mostra o conflito Energia X Meio Ambiente, no Brasil: a preocupação com as barragens e hidrelétricas que estão sendo construídas em rios da Amazônia. O Ao Redor viaja até Zanzibar para revelar como uma mudança na forma de cultivo está ajudando pequenos produtores de temperos a superar a condição de pobreza em que se encontra a maior parte dos agricultores da região. O episódio apresenta também um problema crescente e preocupante em Ghana: os depósitos de lixo eletrônico, que já estão sendo chamados de cemitérios digitais. Uma ameaça ao meio ambiente e à saúde das pessoas que trabalham nesses aterros.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          
 
FAIXA INTERATIVA

14/05 - Unidiversidade - Ciência Móvel + Ciência & Letras – Sebos
15/05 - Unidiversidade - Reforma psiquiátrica + Ciência & Letras - Loucos pela Vida
16/05 - Unidiversidade – Transexualidade + Ligado em Saúde - Abuso Sexual Infantil
17/05 – Em Questão – Transexualidade
19/05 - Em Questão – Maio Amarelo – ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária)
20/05 - Unidiversidade - Museu do Relógio + Unidiversidade - Museu do Futebol
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h
 
 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 
 
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Química do amor
Quem está vivendo uma relação amorosa nem pensa nisso, mas existem explicações científicas para aquele turbilhão de emoções e sentimentos que acompanham a vida dos casais. A expressão popular “rolou uma química” a cada dia fica mais comprovada por novas pesquisas, que ajudam a entender as relações e o comportamento amoroso. Uma delas, por exemplo, comprova que a paixão funciona como uma verdadeira droga – o que, muitas vezes, mantém casais juntos numa espécie de dependência. A sexualidade humana tem sido investigada por cientistas que buscam respostas para antigas questões como homossexualidade, infidelidade, escolhas de parceiros, rompimentos amorosos e muitas outras. Seriam os hormônios capazes de explicar o que acontece com uma pessoa que tenha vínculo forte com o cônjuge, mas, simultaneamente, sinta desejo por um colega de trabalho ou vizinho?
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h
 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Voluntários da saúde  
O programa vai falar sobre os voluntários na área da saúde, que no momento de dor e fragilidade, levam alegria e palavras de apoio e de esperança aos pacientes. Eles doam o seu tempo para tornar menos sofrido o tempo de quem mal conhecem. São pessoas que fazem a diferença em muitas unidades do SUS. A apresentadora Marcela Morato conversa com a coordenadora do Núcleo de Saúde Voluntário SMS-RJ, Eliane Fernandes das Neves Braga, sobre o que é preciso para ser um voluntário; quem está preparado para entrar em contato com a dor do outro; e o que motiva essas pessoas a serem voluntárias.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30
 
 
 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: À procura de um mundo melhor  
O apresentador Renato Faria conversa com dois dos autores do livro " À procura de um mundo melhor ", o pesquisador da ENSP/Fiocruz, Luis Castiel, e a tecnologista em saúde da EPSJV/Fiocruz, Danielle Moraes, sobre o terceiro autor, Caco Xavier, que está presente no livro em ilustração e conceitos de cinismo.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30
 
 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Ilha do Governador – RJ   
No Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, fomos conhecer o Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatais (Cefil). É a única unidade do Estado do Rio de Janeiro credenciada pelo Ministério da Saúde para cirurgia de lábio leporino e fissura palatal. As crianças recebem tratamento integral desde que saem da maternidade até o final da adolescência com tratamento de ortodontia, fonoaudiologia, psicologia, cirurgia plástica, entre outras especialidades.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Maternidade e ativismo   
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a artista educadora Gabriele Valente; a autora e doula, Maria de Lourdes Teixeira (Fadynha); e a historiadora, Bárbara Araújo sobre maternidade e ativismo. As mães são reconhecidas como guerreiras, seja para ter o direito de parir de uma forma humanizada ou mudar o mundo que seus filhos irão viver. A maternidade e o ativismo parecem um casamento perfeito, com direito a ser sacramentado agora pelas redes sociais.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           
 
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Produção de conhecimento científico
Podemos dizer que o homem detém vários tipos de conhecimento, desde aquele mais simples, comum a todas pessoas e que nos passa despercebido, até aquele mais profundo e complexo não comum a todos indivíduos. O conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimentos ao nosso redor. O programa vai debater sobre a produção de conhecimento científico. Até que ponto a ciência é neutra e a quem ela serve? Quem produz ciência no Brasil? E para quem e para que essa ciência foi criada?
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30
 
 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Zika Vírus e Culinária
No Histórias de Mãe, vamos falar esta semana sobre o Zika Vírus, esse vilão que preocupa as mulheres que pretendem engravidar. Conversei com o pediatra/infectologista, Dr. Paulo César Guimarães, sobre os aspectos da doença e de que maneira podemos nos prevenir. Foi um bate papo informativo e descontraído. A Chef de cozinha, Luciana Augusto, vai ensinar receitas deliciosas pra as mães que tem que ter criatividade para preparar o lanche dos pequenos. Que tal um Danoninho caseiro? Saudável, barato e delicioso?
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30
 
 
Programa FASE.DOC - ONU
Tema: No Malauí, líder local já anulou mais de 850 casamentos infantis
Inkosi Kachindamoto, uma liderança local no Malauí, já anulou mais de 850 casamentos de crianças nos últimos três anos, mandou as meninas de volta para a escola e proibiu as iniciações sexuais de meninas. A ONU Mulheres apoia os líderes tribais nesse país do leste da África, assegurando que as mudanças recentes no direito conjugal sejam plenamente compreendidas e implementadas. Confira nesse documentário inspirador.
 
Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Índia: meninas à venda
Na Índia, uma criança é sequestrada a cada 8 minutos. A maioria é de meninas, e um terço nunca será encontrada. A ONU acompanhou a história de duas meninas desaparecidas – e a luta de um homem para encontrá-los antes que sejam perdidas para sempre. Confira nesse documentário.
 
Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Do horror à cura: ONU e a reabilitação das vítimas de tortura
Apesar de ser absolutamente proibida, de acordo com a lei internacional, a tortura ainda acontece em todo o mundo. A reabilitação das vítimas de tortura é uma obrigação dos governos. No entanto, são as iniciativas da sociedade civil que frequentemente preenchem esse abismo crítico, com o apoio essencial do Fundo da ONU para Vítimas de Tortura.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h
 
 
 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: 1ª Conferência nacional livre de comunicação em saúde
A 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde (CNLCS) foi realizada em Brasília, entre 18 e 20 de abril. O evento promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, que teve como tema "Direito à informação, garantia de direito à saúde", reuniu membros do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), integrantes dos conselhos de saúde de todo o país, usuários do SUS, gestores e profissionais de saúde, comunicadores e movimentos sociais. O objetivo central era discutir meios para democratizar o acesso da população às informações sobre saúde e o SUS. O apresentador Renato Faria conversa com o jornalista, escritor e professor, diretor-executivo da agência de comunicação digital CobraCriada - Inteligência em Rede, Leandro Fortes; a jornalista e coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielle; e a coordenadora do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro sobre a Conferência.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h
 
 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 1ª Conferência nacional livre de comunicação em saúde
O apresentador Renato Faria conversa com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, na I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, que acontece em Brasília. Eles debatem sobre a importância da Conferência e como é realizar uma Conferência como essa, no momento político que o Brasil está atravessando.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h
 
  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: A saúde esta entre nós
O episódio conta a história do Bairro de Vargem Grande (Zona Oeste do RJ) e de seus moradores que plantam e cultivam, nos jardins das suas casas, plantas frutíferas e medicinais.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h
 
 
Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30