sexta-feira, 12 de junho de 2015

FMP/Fase realiza atividades sobre saúde do idoso



Os hábitos e estilos de vida da sociedade vêm sofrendo mudanças significativas ao longo dos anos. Na última década, a expectativa de vida da população brasileira aumentou de 71 para 75 anos. Atenta a essa realidade, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) criou um projeto voltado para a promoção da saúde do idoso, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atenderem a esses novos desafios.
Segundo estimativas do IBGE, a população acima de 60 anos vai ultrapassar, nos próximos 20 anos, os atuais 22,9 milhões (11,34%) para 88,6 milhões (39,2%), no país. “O Brasil está envelhecendo rápido. Somente em Petrópolis, essa população corresponde a 14,1%, acima da média do Estado, que registra hoje 12,1%. Quando nossos alunos se formarem, essa realidade será ainda maior, porque as pessoas estão vivendo mais e tendo menos filhos”, explicou Claudia Respeita, professora do curso de Enfermagem da FMP/Fase, responsável pelo projeto, criado em 2013.
Participaram das atividades, idosos a partir dos 60 anos de idade, atendidos nas unidades de saúde da família geridas pela FMP/Fase e pela Secretaria Municipal de Saúde. Os próprios alunos do curso de Enfermagem da FMP/Fase orientaram o grupo sobre atividades físicas, prevenção de acidentes e direito dos idosos. “A atividade nos ajuda a entrar melhor no mundo deles, saber como eles são. A faculdade abre essa porta para nos preparar quando ingressarmos no mercado de trabalho, pois na prática nós não podemos errar”, comentou Roseli Santos Martins, aluna do 3º período.
Os idosos também participaram de oficinas de dança e memorização. “Antigamente, nós tínhamos uma alimentação mais saudável. Agora, os jovens consomem muito agrotóxico, o que é um problema. Cuidar da saúde, hoje, gera um idoso saudável amanhã”, afirmou Jaime José Vaz, de 89 anos. “Esse tipo de evento é muito importante para nós, idosos, assim não ficamos parados”, disse Neusa Carvalho, de 84 anos.
A ideia é que essas atividades sejam aplicadas a cada semestre, contemplando, assim, outros idosos interessados em participar das oficinas e dos debates oferecidos pelo projeto.

FMP/Fase receberá lançamento do livro "Cartas de Esperança"


Os desmandos e atentados aos direitos humanos nos calabouços da Ditadura Militar são os assuntos de destaque nas cartas escritas por Frei Betto, quando esteve preso no DOI-CODI de SP, entre 1969-1970. Estas cartas, que foram enviadas aos amigos Alceu Amoroso Lima e Leonardo Boff, trazem um relato inédito e minucioso da vida dos presos políticos e religiosos nos porões do Regime, bem como uma espécie de “tipologia” de tortura específica a estes presos.
O lançamento do livro “Cartas de Esperança” será realizado pela editora Vozes, no dia 17 de junho, às 19h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus da FMP/Fase. O evento vai contar com a presença de Leonardo Boff, que vai conversar com o público acompanhado pelo autor do livro, Leandro Garcia. Na ocasião, o coral do CDDH, Nheengarecoporanga, também fará uma apresentação. A entrada é gratuita.
A preparação desse livro foi feita no ano passado. A motivação se deu por conta dos 50 anos do Golpe de 64. É uma obra direcionada especialmente aos interessados na História do Brasil e na História da Igreja Católica no Brasil, e suas relações com o Regime Militar. Inicialmente, a Igreja apoiou o Regime, mas depois tornou- se a sua principal opositora”, destaca o autor do livro, Leandro Garcia.
Segundo o autor, este fragmento, de uma carta de Frei Betto a Alceu Amoroso Lima, ilustra o conteúdo geral do Livro: Só para ilustrar a situação em que vivemos: há pouco mais de uma semana frei Tito de Alencar Lima foi levado para novos interrogatórios na “Operação Bandeirantes” (Polícia do Exército).  Ontem soubemos que ele foi novamente torturado no “pau de arara” com choques elétricos e que havia “tentado o suicídio” cortando os pulsos.  Levado ao Hospital Militar recebeu transfusões de sangue e já está fora de perigo, levaram-no de volta à prisão do Exército. [...] Não deixaram que frei Tito recebesse qualquer visita enquanto não desaparecerem as marcas da tortura.  É o costume.  Nós que conhecemos bem a ele e à Polícia do Exército, sabemos que frei Tito jamais seria capaz de um gesto desesperado.  É jovem, tem grande força física e moral.  Certamente tentaram “suicidá-lo”, como já ocorreu a outros e então bateram nele até arrancar sangue. Este é um caso entre centenas.  É o retrato do regime em que vivemos.  Nem senhores de idade escapam à tortura.

FMP/Fase lança Curso Superior de Tecnologia em Radiologia




A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) passa a oferecer mais um curso na área da saúde. É o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, recomendado pelo MEC com nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5. A nova graduação tem ênfase em Diagnóstico por Imagem, nas áreas médica e odontológica, atuando de forma integrada com as disciplinas dos cursos de Enfermagem e Medicina, oferecidos pela faculdade.
O curso tem duração de três anos, com aulas diurnas e 100% presenciais, com carga horária de 2.920 horas. Gratuitas, as inscrições começam a partir do dia 15 de junho, no site www.fmpfase.edu.br. O vestibular será aplicado no dia 12 de julho.
O profissional formado pela FMP/Fase estará qualificado para atuar em serviços de Raios X Convencional e Digital, Mamografia, Raio X Odontológico, Hemodinâmica, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Radioterapia, Processamento de Imagens e Radiologia Intervencionista Vascular.
Segundo a coordenação do novo curso, entre os diferenciais da graduação estão os estágios oferecidos pela FMP/Fase e supervisionados pelos professores, com experiências práticas em unidades de saúde de Petrópolis, como o CTO (Centro de Terapia Oncológica), o HAC (Hospital de Ensino Alcides Carneiro) e a Clínica RM Multi-Imagem. Também serão utilizados Laboratórios de Simulação com equipamentos de última geração. Coordenadas por médicos radiologistas, as aulas serão multidisciplinares, integradas às dos demais cursos da área de saúde da faculdade. Hoje, a profissão também tem remuneração diferenciada nos concursos públicos.
A FMP/Fase é a melhor Instituição de Ensino Superior de Petrópolis e uma das melhores do Estado do Rio, segundo avaliação do MEC. O objetivo da instituição é formar profissionais de ensino superior capazes de compreender, analisar e transformar o contexto em que atuam, voltados para as necessidades sociais e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, com uma postura humanizada, ética e cidadã.