quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Café Filosófico Quântico 2018.2


Café Filosófico Quântico - Ecoespiritualidade e Pensamento Científico

06 de setembro, de 12h às 13h.
Epistemologia: A Filosofia da Ciência
Marcia Amaral
A professora doutora em Antropologia Filosófica passará pelos diversos autores clássicos em Filosofia da Ciência, aproximando-os de nosso contexto e foco universitários.

04 de outubro, de 12h às 13h.
Saúde Ambiental e Bem-Estar Animal
Nelson Bretas
O professor veterinário conceituará Saúde Ambiental e traçará o perfil onde o cuidado animal se encaixa em suas diversas formas (na família, no trabalho, na assistência a seres humanos, no controle de zoonoses). Em seguida, desenvolverá considerações sobre o que é e como proporcionar bem-estar animal segundo as orientações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) perante as diferentes atividades e modos de viver.

08 de novembro, de 12h às 13h.
Macrocosmo e Microcosmo em São Boaventura e em Ciência Contemporânea
Márcia Varricchio
A Educação Científica por Competência Afetiva (com ênfase em empatia, ética, perdão, gratidão) chega à Filosofia da Ciência Contemporânea. A doutora em Ciências Biológicas inclui o autor medieval, Boaventura, bem conhecido em nível universitário por sua sistematização proposta, que anuncia elementos que, também na atualidade, podem somar ao “pensar” ciência. Encerraremos assim, num olhar de 360 graus, as perspectivas e as possibilidades da Epistemologia, que tanto tem a contribuir neste espaço do pensar, que é o do Café Filosófico Quântico.