segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Coletiva “Miscigenação+ID” inclui participação de visitantes na FMP/Fase

Na sequência da primeira exposição da francesa StelH no Brasil, o Centro Cultural da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) apresentará a coletiva “Miscigenação+ID” até 28 de setembro. Criações de StelH e dos colegas brasileiros Ana Clara Guinle, Claudio Partes, Doug, Gardênia Lago, Loan Tammela, Maria Eduarda Gurjão e Sonia Xavier ganharam contribuições artísticas dos visitantes. É que a exposição “Miscigenação”, que reuniu StelH e convidados, foi acompanhada por oficinas criativas com alunos da instituição e de jovens da rede pública da cidade, que deixaram suas impressões no espaço.



“A proposta está em sintonia com objetivos do Centro Cultural e com a faculdade para ampliar as buscas do pensar e do fazer artístico em prol de uma vida plena, onde juntas caminhem razão e sensibilidade, aproximando artista, arte e público”, diz Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

Claudio Partes, que também assina a curadoria das exposições, explica que o conjunto de obras reunidas em “Miscigenação+ID” promove a sensibilidade e a riqueza do tema: “Os trabalhos enaltecem a diversidade e ao mesmo tempo a identidade em meio à miscigenação que é a cultura brasileira.”



StelH veio ao Brasil, onde já tinha vivido, para uma curta temporada e uma residência artística, em Petrópolis. Com o projeto de “Miscigenação”, ela conseguiu trabalhar ao lado de artistas convidados locais e do Rio, para mostrar a alquimia na arte e na vida, com ênfase nos quatro elementos da natureza.

“Sou apaixonada pela diversidade cultural do Brasil. Nesse projeto, trabalhamos com pinturas a partir de matérias vivas, vibrações e emoção, provocadas pelo tema da miscigenação”, conta StelH, satisfeita com os resultados dos encontros.

“Miscigenação+ID” tem entrada franca. O Centro Cultural da FMP/Fase funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 18h, na Av. Barão do Rio Branco, 1003, no Centro de Petrópolis.




Educação Médica

O médico obstetra Vander Guimarães, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase, participou do Congresso Europeu de Educação Médica, realizado em Viena, na Áustria, entre 24 e 28 de agosto. Ele apresentou trabalho sobre Métodos Interativos para Ensinar e Aprender sobre Violência Contra a Mulher. O evento reuniu mais de quatro mil participantes, de mais de 100 nacionalidades diferentes, que discutiram temas como a reforma curricular, qualidade de vida e saúde mental do estudante, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o paciente como professor e os novos desafios do ensino para a geração Z (pessoas nascidas no século XXI), entre outros.


O professor da FMP/Fase, Vander Guimarães (esq.) ao lado do Dr. Ronald M. Harden (dir.), um dos maiores pesquisadores em Educação Médica no mundo, criador do método OSCE - Exame Estruturado de Habilidades Clínicas. O exame é considerado um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas de estudantes e residentes, assim como para certificação profissional e avaliação de profissionais médicos em atividade.