sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Educação Superior no Século XXI

Na próxima semana (de 06 a 10/02), a FMP/Fase vai promover a Capacitação de Professores, como parte do Programa de Desenvolvimento Docente, promovido pelo Núcleo Pedagógico da instituição. A palestra que dará início oficial às atividades será aberta ao público, no dia 06, às 17h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, e abordará a Educação Superior no Século XXI. Os palestrantes serão os autores do livro homônimo: Ralph Ings Bannell, diretor do Departamento de Educação da PUC-Rio, e Rosália Duarte, coordenadora do grupo de pesquisa “Educação e Mídia”, também da PUC-Rio.

FMP/Fase promove atividade de incentivo à leitura na Estrada da Saudade

Com o avanço da tecnologia é cada vez mais difícil ver crianças e adolescentes lendo, ao invés de jogando online. Pensando em incentivar a leitura, a equipe da Unidade de Saúde da Família da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), localizada no bairro Estrada da Saudade, deu início ao projeto “Raízes Literárias”, no último sábado (28), na comunidade do Félix.

O projeto tem como objetivo incentivar e disseminar a leitura das crianças atendidas pelo posto, levando em consideração o contexto em que vivem, e mostrar a elas que o aprendizado continua fora do ambiente escolar. “O conceito do projeto é realmente tentar levar para dentro da comunidade onde eles vivem a ideia de que não devem ler e estudar somente na escola, mas precisam entender também que isso é um eterno aprendizado. Mostrar que o ensino pode ser uma brincadeira fora de sala de aula”, avalia o médico da unidade, Matheus Serra.  

Durante o encontro, as crianças ainda tiveram um momento com a contadora de histórias, Tereza Lopes, e participaram de brincadeiras com bambolê, corridas e pique-bandeira, aplicadas pela pedagoga e especialista em psicomotricidade, Beatriz Serra.  “É interessante sempre que você tem uma atividade que seja arte e cultura, você propor que essa criança expanda seu movimento primeiro, porque ela está se expressando e, dentro disso, a gente traz a ideia da brincadeira, porque infância é um olhar da diversão. A criança se expressa pelo movimento, pela brincadeira e pela fantasia”, explica a pedagoga.

Outra vertente do projeto é o resgate da cultura da comunidade através das crianças e dos idosos. “Nós queremos aproveitar essa questão de histórias e fazer com que eles resgatem a própria história. Como surgiu a Estrada da Saudade, como ela é e por que é do jeito que é”, conta o enfermeiro do posto, Maycon Theobald. 


Na ocasião foram distribuídos 26 livros, doados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Rio de Janeiro, que apoia o projeto. Os exemplares serão trocados entre as crianças em uma próxima atividade. A intenção é expandir o projeto, ainda este ano, com a criação de uma biblioteca no posto. 

As crianças em seu momento com a contadora de histórias, Tereza Lopes. 

Os livros doados.

Momento em que as crianças escolhiam o livro.

Fase oferece curso de extensão em Comunicação para Profissionais de Saúde

Saber transmitir informações de forma clara e objetiva é um diferencial para os profissionais que atuam na área da saúde, pois é através dessa comunicação, em que os dados sobre a condição clínica de cada paciente são passados, que o médico vai determinar os tratamentos adequados, além de várias decisões institucionais que podem ser tomadas, baseadas nas informações transmitidas pela equipe da unidade hospitalar.

Nesse cenário, com o objetivo de capacitar os profissionais para o uso de ferramentas e estratégias de Comunicação Social, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de extensão em Comunicação para Profissionais de Saúde.

A aula será realizada no dia 11 de março (sábado), das 09h às 18h, no campus da FMP/Fase. As responsáveis pelo curso são as jornalistas Cristiane d'Avila, doutora em Letras e coordenadora da Assessoria de Comunicação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz, e Isabel Levy, mestre em Comunicação e Saúde e consultora em Comunicação para a Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 


Os temas: Práticas de comunicação em instituições de saúde; Atividades e processos de comunicação integrada; Princípios da comunicação institucional, da assessoria de imprensa e da atuação em redes sociais online; estão na programação do curso. As inscrições para participar do curso devem ser feitas até o dia 08 de março, no site: www.fmpfase.edu.br. Na página, também é possível ter acesso a outras informações.