segunda-feira, 13 de julho de 2015

Programação FASE TV - De 12 a 18 de julho



Programas Produzidos pela FASE TV:
·        Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Cia de Teatro Livro Aberto
o O episódio mostra o trabalho da Cia de Teatro Livro Aberto, que completou 25 anos de história em 2014. O Arte & Cultura traz o depoimento do fundador do grupo, Fernando Vianna, que junto com Sylvia Orthof, criou a companhia em Petrópolis, cidade onde a escritora e dramaturga viveu os últimos anos de sua vida. O programa traz depoimentos emocionados de atores que dão continuidade à obra de Sylvia, levando sua literatura para as crianças, utilizando além da técnica teatral, muita música, bonecos e um arsenal elementos da cultura popular. Entre as belas histórias contadas no episódio, destaque para o relato do músico Renato de Resende que musicou o último poema da escritora.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
                             Sábado, 17h
                                                 Domingo, 20h30




·         Programa MINUTO FASE                       
Tema: Caravana Fase nas Praças

o   Uma vez por mês, os alunos de Enfermagem, Nutrição e Medicina da FMP/Fase deixam as salas de aula para atuar nas ruas de Petrópolis. A ideia do projeto Caravana Fase nas Praças é levar conhecimento para além dos muros da faculdade, orientando a população sobre diferentes temas relacionados à saúde. O episódio mostra a ação numa praça do bairro Cascatinha. A comunidade recebeu orientações sobre a saúde da mulher, o câncer de mama, o câncer no colo do útero e o calendário básico de vacinação.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

·         Programa AO REDOR                                   
Tema: Refugiados-Brasil - Basquete-Somália - Quinoa-Andes

o   No episódio, a questão dos refugiados. Gente que deixou sua casa devido a perseguições étnicas, religiosas ou políticas. O Brasil se tornou o refúgio para quase cinco mil pessoas nessa situação. E a liberdade também faz parte deste programa, que mostra como as escolinhas de basquete estão transformando a vida dos jovens da Somália, que até bem pouco tempo eram proibidos de praticar esportes e outras formas de entretenimento. O Ao Redor também mostra a redescoberta da quinoa, alimento tradicional, cultivado há milênios pelos povos dos Andes, eleito o alimento do ano em 2013 devido ao ser valor nutritivo.
Ao Redor: Terça, 11h
                   Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

·     Programa Em Questão                              
Tema: Cartas de Esperança

o   O programa mostra como as correspondências trocadas por um frade dominicano e um crítico literário revelaram ao mundo as barbaridades praticadas pelos militares contra os presos políticos durante a ditadura. As cartas foram escritas por Frei Betto para Alceu Amoroso Lima, no período em que o religioso foi mantido no presídio Tiradentes, em São Paulo. Correspondências que foram reunidas no livro Cartas de Esperança - Em Tempos de Ditadura. O Em Questão entrevista o organizador da obra: o professor de literatura, Leandro Garcia.
Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30

·        Programa FAIXA INTERATIVA            
EM QUESTÃO – Tema: Proteção Radiológica

o   Você sabia que uma tomografia equivale a mais de cem exames de Raio X em termos de radiação? Quais os riscos da radioatividade para a saúde humana? Quem deve aferir os equipamentos de diagnóstico por imagem? No episódio, questões como essas, pouco discutidas na sociedade, são debatidas pelo médico radiologista Luiz Fernando Boisson e o tecnólogo em radiologia Alexandre Kuster.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas de parceiros:

·        Programa TOME CIÊNCIA                   
Tema: Medicina Regenerativa
o   Terapia celular, terapia gênica, fabricação de novos órgãos – a cada dia uma nova esperança de cura aparece nos veículos de informação. De comum, a base tecnológica que faz a saúde ficar a cada dia mais interdisciplinar. Engenheiros ajudam médicos a faze marca-passos cardíacos ou próteses ortopédicas e já evoluem as técnicas de controle cerebral sobre máquinas especialmente desenvolvidas para recuperar capacidades perdidas pelas pessoas. Mas o que chamou mais a atenção no Brasil foi a liberdade ou não das pesquisas com células-tronco de embriões, amplamente discutidas até a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal. Depois do México, fomos o segundo país latino-americano a ter as pesquisas liberadas. Mas a cada notícia nova – da feitura de uma orelha, de um olho ou mesmo de um neurônio – fica a dúvida sobre a capacidade brasileira de conseguir também bons resultados. Neste programa vai ser possível saber se estamos bem preparados.
                                              Tome Ciência: Quarta, 16h
                         Domingo, 14h


·        Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Infarto do Miocárdio

o   Todo mundo sabe que maus hábitos e uma vida estressante, podem atrapalhar o bom funcionamento do nosso coração. Mesmo assim, muitas vezes nos descuidamos e uma das principais consequências, o infarto do miocárdio, continua sendo uma das maiores causas de morte no Brasil. O infarto é uma emergência  que precisa de cuidados imediatos. Você saberia reconhecer os sintomas do infarto na hora em que ele acontece? O que devemos fazer?
Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
 Quarta, 10h
 Sábado, 11h


·        Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: William Agel de Mello - Ficção


o   Esta edição do Ciência & Letres fala sobre o livro "William Agel de Mello - Ficção Volume 01", que traz uma série de contos de ficção. O apresentador Renato Farias conversa com o escritor, tradutor, lexicográfico e ensaísta, William Agel de Mello, autor também de Epopeia dos Sertões.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                               Segunda, 22h30
                               Quinta, 20h
                              

·     Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                            
Tema: Balneário Camboriú e Rio de Janeiro


Na cidade da beleza e do caos um projeto de reciclagem do lixo está transformando a vida dos moradores do Morro dos Prazeres, comunidade do Bairro Santa Tereza: O "Reciclação". Além de reduzir os danos causados pelo acúmulo de lixo, o projeto integra a comunidade em torno de mais cultura, saúde e educação. E ainda gera uma economia sustentável e consciência ambiental. Em Santa Catarina uma bela experiência em Balneário Camboriú é um projeto de educação dialógica para gestantes, que ajuda as novas mães (e pais) a melhorar a saúde da família, com toda a preparação, orientação e informação necessárias para receber e amparar as novas vidas que chegam.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                             Terça, 23h
                                             Sábado, 18h                                         


·        Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Ninguém Briga Comigo

o   Muitas das relações sociais e amizades que a gente leva pela vida inteira nascem na infância. É nos primeiros anos de vida que se desenvolvem aspectos da personalidade e do comportamento que tornam mais fácil ou dificultam fazer amigos e socializar.
Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h


·        Programa UNIDIVERSIDADE                             
Tema: Médicos e SUS  

o   Profissionais de saúde refletem sobre o perfil de médicos do SUS, sobre a formação profissional e desafios do Sistema Único de Saúde.
Unidiversidade: Terça, 10h
Quinta, 18h
Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35