quarta-feira, 13 de junho de 2012

FMP/Fase recebe III Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana

O evento recebeu cerca de 200 profissionais de saúde de diferentes instituições locais e de outros estados
No início desta semana, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto sediou o III Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana, realizado pelo Hospital Unimed Petrópolis em parceria com a Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro. Com o apoio da Secretaria de Saúde Municipal, o evento reuniu mais de 200 visitantes, dentre representantes de instituições de saúde locais e de outros estados. Nos dois dias, o encontro que permitiu integração entre vários profissionais de saúde, apresentou palestras e mesas redondas, com temas sugeridos pelos hospitais do município, sobre a importância da atualização profissional no atendimento ao cliente.
Na abertura, no dia 11 de junho, o evento contou com a participação de Marcus Curvelo, presidente do Conselho Municipal de Saúde, que destacou o desafio do SUS em aprimorar o serviço de hotelaria hospitalar para mudar a cultura e posicionamento dos profissionais da rede pública em busca da qualidade do atendimento. Além dele, estiveram presentes no encontro, Flávia Fávero, coordenadora do evento e presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, o Dr. Rafael Gomes, diretor médico do Hospital Unimed Petrópolis e o professor João Miranda, representando a FMP/Fase.
Como um dos integrantes da mesa, o médico José Carlos de Araujo, presidente da Unimed Petrópolis, ressaltou a importância do evento para estimular a humanização do atendimento aos pacientes.  “É imprescindível que os hospitais além de investirem em equipamentos e serviços, tenham uma atenção especial para atualização profissional, o que permitirá um melhor atendimento e, consequentemente, a satisfação do cliente”, enfatiza.
A palestra inaugural foi de Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar, que por meio do tema “Capacitação e Treinamento – Sua Importância na Hotelaria Hospitalar”, explicou a necessidade de criação de programas adequados de integração e educação continuada. “É essencial que os novos funcionários participem de um programa de integração para conhecer os diferentes setores da empresa, assim como a função a ser desempenhada, evitando possíveis equívocos. Da mesma forma é necessária a elaboração de treinamentos adequados para estimular e reter talentos na instituição. Uma alternativa é o treinamento online que pode funcionar como pré-requisito para demais atividades de educação continuada presencial”, comentou.
Após a atividade, os visitantes se divertiram com a apresentação do grupo de palhaços “Doadores da Alegria” que, com muita irreverência, divertiu o público com brincadeiras e mágicas, demonstrando um pouco do trabalho realizado com os pacientes em instituições públicas e privadas da cidade.
Já no segundo dia, os profissionais trocaram experiências, com o tema “Custos em Hotelaria Hospitalar: Investimento ou Desperdício”, ministrado por Edson Cumpian Junior, diretor administrativo do Hospital Unimed Sorocaba. A partir de uma relação sobre custos e benefícios, o profissional destacou ferramentas e serviços essenciais para garantir excelência no atendimento, o que permitiu maior integração entre os representantes de diversas instituições presentes.
Além das palestras, os profissionais conheceram um pouco mais sobre a campanha “Um Mundo Mais Verde”, promovida pelo Projeto Água em parceria com a Unimed Petrópolis. A assessora Sylvia Firmeza, representante do projeto, falou sobre a ação, que há três meses recebe o apoio da cooperativa, ao incentivar clientes e funcionários a doarem R$ 1 para a compra de novas mudas de árvores para o reflorestamento da Mata Atlântica no município. Ela enfatizou a participação da campanha nos eventos da cooperativa, especialmente no III Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana, que destinou parte do valor das inscrições para o projeto.
O evento foi fechado com a apresentação do Coral de Petrópolis, que com belas canções permitiu os visitantes conhecerem um pouco mais sobre a cultura da Cidade Imperial, referência nacional em corais.













Jovens do bairro Boa Vista visitam Mostra "da Rua"

Nesta quarta-feira (13) a equipe do Posto de Saúde da Família do bairro Boa Vista visitou a Mostra Coletiva de Street Art: da Rua, em cartaz até o dia 15 de junho, no Centro Cultural FASE-FMP. Alunos de Enfermagem e Medicina, que atuam no PSF, representantes da associação de moradores da localidade e cerca de 40 jovens da comunidade puderam entrar em contato com o universo da arte de rua. Em seguida, todos assistiram ao filme “Os Gêmeos Grafiteiros”, em uma exibição especial do projeto Sessão Curta Pipoca, que ocorre toda terça-feira, às 10h, 12h, 13h, 18h e 20h, no auditório do Centro Cultural. A entrada é franca com direito à pipoca.
A visita contou com a parceria da Viação Cascatinha, que forneceu um ônibus e motorista para o transporte do grupo.
Vejas as fotos!