quarta-feira, 21 de maio de 2014

Fase recebe palestra da Comissão da Verdade



O presidente da Comissão Estadual da Verdade, o advogado Wadih Damous, vai estar em Petrópolis, na próxima segunda-feira (26), para uma palestra sobre Memória e Verdade. O encontro tem o objetivo de abordar temas importantes sobre a Ditadura Militar no intuito de provocar debates e reflexões.

Damous esteve na abertura da exposição “Fica decretado que agora vale a verdade”, organizada pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto para descomemorar os 50 anos do golpe militar no Brasil. Na ocasião, O presidente da Comissão Estadual da Verdade ressaltou a necessidade de se destacar o que ocorreu no país durante esse período.

"Mostrar como era é muito importante, sobretudo para as outras gerações que não viveram aquela época. De todas as arbitrariedades que a ditadura cometeu, a maior delas, a mais dramática, é a questão dos desaparecidos e isso está longe de ser resolvido", frisou Damous.

O evento está marcado para começar às 19h, no campus da Fase, na sala Arthur de Sá Earp Neto, e é gratuito. Durante a conversa, Damous vai abordar as questões relacionadas à Casa da Morte de Petrópolis, a implantação da Comissão Estadual da Verdade, além de ressaltar o assassinato do coronel Paulo Malhães, que deu depoimentos à Comissão da Verdade do Rio, confessando alguns de seus crimes e, inclusive, detalhando procedimentos usados para fazer desaparecer os corpos de presos políticos.

“O trabalho mal começou. Os responsáveis pela eliminação de cidadãos brasileiros durante o regime militar ainda estão impunes, a desapropriação da Casa da Morte, aqui em Petrópolis, está travada nas indecisões políticas, ainda há dificuldade de acesso a dados e informações do período, enfim, é um assunto que deverá permanecer sempre em evidência, para nos lembrarmos do quão importantes são os valores universais de democracia e liberdade”, ressalta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.
Presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous.