sábado, 28 de dezembro de 2013

FMP/Fase abre inscrições para Residência Médica 2014

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos que pretendem iniciar o primeiro ano de Residência Médica, em 2014, na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). Em parceria com a Prefeitura de Petrópolis/Hospital de Ensino Alcides Carneiro, a FMP/Fase conseguiu ampliar, este ano, o número de vagas existentes nos diversos programas, concorrendo ao Edital do Pró-Residência do Ministério da Saúde. Hoje são oferecidas mais 16 bolsas de residência, totalizando 31 vagas para ingresso nos programas. As inscrições devem ser realizadas no site da instituição.
O prazo para concluir o cadastro pela internet e enviar toda a documentação exigida por Sedex vai até 16 de janeiro. O edital também está disponível no endereço online. Há vagas para os oito Programas de Residência Médica oferecidos pela instituição: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia/Ginecologia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, e Neonatologia.
Os programas terão início em 6 de março de 2014 e cada um deles deverá ser cumprido em regime de 60 horas semanais, atingindo a carga horária total de 2.880 horas por ano. As novas bolsas são para Anestesiologia (2), Cirurgia Geral (2), Clínica Médica (2), Medicina de Família e Comunidade (5), Obstetrícia e Ginecologia (2) e Pediatria (3).
O médico residente receberá bolsa auxílio mensal no valor estabelecido por resolução da Comissão Nacional de Residência Médica. A Residência será desenvolvida nos serviços próprios da Faculdade de Medicina de Petrópolis, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, em serviços conveniados entre a FMP e a Fundação Municipal de Saúde de Petrópolis ou em outros locais, conforme cada área médica.
A taxa de inscrição custa R$ 180 e pode ser paga em qualquer agência bancária com boleto. A opção de isenção do pagamento deve ser informada no preenchimento do cadastro pela internet. A primeira etapa da seleção será uma prova objetiva, prevista para 27 de janeiro, e a segunda, uma entrevista técnica com análise de currículo, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. O resultado final, contendo todos os aprovados, será divulgado no dia 20 de fevereiro, na sede da FMP e/ou pela internet.
FMP/Fase – A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase (www.fmpfase.edu.br) tem 46 anos de experiência no ensino da Medicina e, desde 1998, expandiu sua atuação para as áreas de Nutrição, Enfermagem, Administração, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos, tendo recebido nota máxima na última avaliação do Ministério da Educação (MEC). A instituição conta com múltiplos cenários de aprendizagem prática, integrados à rede pública de saúde, e também oferece Programas de Residência Médica, cursos de pós-graduação, nas áreas de saúde e negócios, e de extensão em diversas áreas do conhecimento. O campus possui modernas instalações, em um local cercado pela natureza e próximo ao Centro Histórico de Petrópolis.