sexta-feira, 31 de julho de 2015

Programação FASE TV - De 2 a 8 de agosto


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

· Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Imagem e Memória – César Nunes

o    Durante 40 anos, o jornalista César Nunes registrou grande parte da história de Petrópolis e do país. Ele produzia um jornal cinematográfico, chamado Revista da Tela, que era exibido nos cinemas da cidade antes dos filmes. O resultado desse trabalho são registros históricos como a inauguração de Brasília, a Copa do Mundo de 1962, no México, o assassinato do presidente dos Estados Unidos John Kennedy, em Dallas. 90 mil horas de filme guardados na garagem de casa pelo neto do realizador, Márcio Nunes. No programa, o herdeiro narra a paixão do avô pela imagem e fala da difícil missão de conservar esse patrimônio, sem apoio externo. O Arte & Cultura conta com trechos do filme "Uma joia entre montanhas" produzido por Márcio em parceria com Alexandre Pena, mostrando parte desse acervo precioso.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
    Sábado, 17h
    Domingo, 20h30


·  Programa MINUTO FASE                      
   Tema: Aprendendo com Helena

o    O Minuto Fase mostra como foi a visita de um grupo de moradores da Estrada da Saudade à Faculdade de Medicina de Petrópolis. Eles são pacientes da USF da comunidade. O tour pela instituição faz parte do projeto Aprendendo com Helena. Uma forma de agradecer a todos que colaboram com o aprendizado dos alunos de Medicina nas visitas domiciliares realizadas pela equipe da Unidade de Saúde da Família administrada pela faculdade.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·  Programa EM QUESTÃO
   Tema: Autismo
                         

o    Dificuldade de contato visual, problemas na comunicação e movimentos repetitivos. Estes são alguns dos sintomas que caracterizam o autismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o distúrbio atinge 70 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões. O tema é debatido com a neuropediatra Carla Gikovate, especialista na síndrome, que fala das novas descobertas da ciência sobre o assunto, os avanços no tratamento e a importância da abordagem multiprofissional.

Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30


·         Programa Ao Redor                                  
Tema: Energia Solar/Ásia – Gastronomia/Peru – Aleitamento/China

o   O programa mostra que a  venda de sistemas individuais de energia solar vem disparando na Ásia, em substituição ao uso de combustíveis mais caros. O equipamento também está facilitando o acesso à educação. No Peru, uma revolução gastronômica está promovendo a valorização de ingredientes ancestrais, garantindo alimentos mais nutritivos nos cardápios e mais qualidade de vida para os agricultores tradicionais dos Andes. O episódio mostra ainda o vídeo de conscientização utilizado pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde para incentivam o aleitamento materno na China.
Ao Redor: Terça, 11h
                   Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h


·  Programa FAIXA INTERATIVA            
   EM QUESTÃO – Tema: Medicina Previdenciária


o   Qual o papel e a formação de um médico perito da Previdência Social? Como os profissionais de saúde devem formular seus laudos? Essas e outras questões são elucidadas pelo perito do INSS Márcio Filgueiras, que também fala sobre a saúde do trabalhador e os principais motivos de afastamento e de incapacidade hoje no Brasil.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h





·  Programa TOME CIÊNCIA                    
   Tema: Medicina regenerativa

o    Terapia celular, terapia gênica, fabricação de novos órgãos – a cada dia uma nova esperança de cura aparece nos veículos de informação. De comum, a base tecnológica que faz a saúde ficar a cada dia mais interdisciplinar. Engenheiros ajudam médicos a fazer marca-passos cardíacos ou próteses ortopédicas e já evoluem as técnicas de controle cerebral sobre máquinas especialmente desenvolvidas para recuperar capacidades perdidas pelas pessoas. Mas o que chamou mais a atenção no Brasil foi a liberdade ou não das pesquisas com células-tronco de embriões, amplamente discutidas até a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal. Depois do México, fomos o segundo país latino-americano a ter as pesquisas liberadas. Mas a cada notícia nova – da feitura de uma orelha, de um olho ou mesmo de um neurônio – fica a dúvida sobre a capacidade brasileira de conseguir também bons resultados. Neste programa vai ser possível saber se estamos bem preparados. 

Tome Ciência: Quarta, 16h
                           Domingo, 14h




·  Programa LIGADO EM SAÚDE           
   Tema: Higiene Íntima


o    Assim como outros hábitos diários, a higiene íntima é fundamental para manter o nosso corpo saudável. Quando falamos de intimidade, muita coisa é mantida velada, seja por religião, cultura ou tabu. O episódio aborda as principais dúvidas sobre a questão.


Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
Sábado, 11h








·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Segurança Alimentar e Nutricional

o   A segurança alimentar vai muito além do que simplesmente ter comida no prato. A questão passa não só pela quantidade de alimento, mas também pela qualidade nutricional.

Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                               Quinta, 20h



·         Programa NA ESTRADA                                          
Tema: Itatiaia - RJ

o   No belo município de Itatiaia (RJ), mostramos como o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, está ajudando a melhorar a qualidade do atendimento na atenção básica. Apresentamos a atuação de quatro médicos cubanos em atividade no município, sua integração com as equipes e com a cidade, a percepção e a recepção dos usuários e os resultados obtidos na demanda hospitalar. No Rio de Janeiro, a ONG Viva-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve um trabalho de acolhimento de jovens que fazem uso abusivo de drogas. Agregando os setores de saúde, educação e desenvolvimento social, o projeto Casa Viva promove a ressignificação das vidas desses meninos e meninas e ajuda na sua reinserção familiar e comunitária.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                     Terça, 23h
                                            

·         Programa EM FAMÍLIA                     
Tema: Divisão de Tarefas na vida a dois

o   Quem mora sozinho pode se dar ao luxo de realizar as tarefas domésticas na hora que bem entender. Mais para quem é casado, é diferente. O episódio aborda com os casais dividem essa função.

Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h



·         Programa UNIVERSIDADE                            
Tema: Gestão de Pessoas


o   O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, de ajuda-lo de forma eficiente faz nascer em nós uma imensa energia. O episódio aborda como isso pode ser usado na gestão de pessoas dentro das empresas.

Unidiversidade: Terça, 10h
Quinta, 18h
Domingo, 10h e 16h30




Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35