sexta-feira, 10 de junho de 2016

Programação da Semana de 12 a 18 de junho de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
              Tema: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SAÚDE
o   Vivemos hoje na sociedade da informação. A produção de dados é contínua. O desafio é fazer com que esses dados dispersos se transformem de fato em um conteúdo que possa ser utilizado. Na área da saúde, essas informações – depois de organizadas e estruturadas - podem ser usadas para prever epidemias e melhorar o atendimento. O episódio sobre Tecnologia da Informação e Saúde conta com a participação do líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Matemática e Estatística Aplicada à Saúde, do Instituto de Medicina Social da Uerj, Cid Vianna.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30


  •          Programa ARTE&CULTURA                 
Tema: MARCELLO MELO JR – ARTE NA VEIA

o   Ator, cantor e compositor, Marcello Melo Jr tem paixão pelo cinema. O primeiro filme onde atuou foi “Cidade de Deus”, depois vieram “Tropa de Elite”, “Meu Nome Não É Johnny” e “Última Parada:174”, entre outros. Em Petrópolis, para a gravação do longa-metragem “De Repente: Eu Te Amo”, ele falou com o Arte & Cultura sobre sua trajetória artística iniciada no teatro, quando ainda era um menino, no grupo Nós do Morro, do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro. Marcello Melo Jr fala ainda da relação com o pai, Marcello Melo, de quem herdou o amor e a dedicação ao palco – ele também é ator e cantor. Mas o perfil multifacetado do artista não para por aí: ele tem sido presença constante nas novelas da TV Globo e tem uma agenda cheia de shows, em companhia da banda Melanina Carioca, que mantém com amigos e ex-parceiros do Nós do Morro.
               Arte&Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                                         Domingo, 20h30

·         Programa MINUTO FASE
Tema: SELO INSTITUIÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
o   A FMP/Fase recebeu o selo de Instituição Socialmente Responsável. A chancela é concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior às faculdades que desenvolvem trabalhos sociais relevantes. Entre as iniciativas que  mereceram destaque estão as ações de conscientização sobre os arbovírus. As atividades com ênfase em saúde coletiva e prevenção abordaram o zika vírus,  a  dengue e a chikungunya e suas complicações. As ações foram realizadas nas comunidades ao redor das unidades de saúde da família administradas pela FMP/Fase, com a participação de professores e alunos. A programação especial da faculdade contou ainda com  a veiculação de programas informativos ao longo da programação da FASE TV e nas redes sociais.

·         Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de Enfermagem 2016
o   A 15ª edição da semana de enfermagem da FMP/Fase abordou a construção histórica e política da profissão. Foram três dias de palestras, cursos de extensão, atividades culturais, além da tradicional cerimônia de insígnias. Mas a semana também falou dos novos horizontes da enfermagem. Um dos temas debatidos foi a tecnologia de cirurgia robótica. Procedimento que não só exige instalações especiais nos centros cirúrgicos, mas também toda uma preparação da equipe de saúde, incluindo os enfermeiros.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o   O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o   O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o   A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o   O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o   Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o   Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 

Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa Ao Redor
Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar
o   O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                                                  Quinta, 20h30
                 Domingo, 22h


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: A Saúde Indígena
o   Os índios brasileiros representam uma diversidade cultural do tamanho do nosso território. Mais de trezentas etnias, com 270 línguas diferentes. Há povos com mais de 20 mil pessoas e há pequenos grupos com poucas dezenas de indivíduos. Uma parte conquistou o direito à terra. Outra, não. Há povos que entraram em contato com “os brancos” há centenas de anos. Outros, estão em isolamento voluntário. Diferenças que se tornam desafios quando o problema é a saúde dessas populações. O médico Paulo César Basta, professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e especialista em Saúde das Populações Indígenas, fala sobre os diferentes aspectos da questão.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
              Tema: Água nossa de cada dia   
o   Todo mundo sabe que a vida na terra começou na água e que as primeiras civilizações se desenvolveram perto de rios. Água, portanto, é essencial para a vida. Mais de 70% de nosso corpo é feito de líquido. Nosso planeta é terra no nome, mas tem uma superfície com três quartos de água. Mas só 1% dela pode ser bebida e já está faltando água para muita gente. Um estudo de 2011, da nossa Agência Nacional de Águas, apontou a necessidade de investimentos de mais de 22 bilhões de reais para evitar que mais da metade dos municípios brasileiros sofram com falta d’água.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                      Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Rótulos dos alimentos

o   Na hora de escolher um produto no supermercado, você costuma ler o rótulo ou dá só aquela olhadinha no prazo de validade? E quando lê, você consegue realmente compreender as informações que estão ali? Se a resposta for não, saiba que você não é o único. Nem sempre a informação que realmente importa tem o destaque que merece nas embalagens. Por isso, é necessário ter muita atenção no momento das compras. Neste episódio, você vai aprender dicas interessantes, que vão facilitar a leitura dos rótulos e ajudar na escolha do melhor produto para você.

Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
Quarta, 10h                                                                            
Sábado, 11h


·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Dengue: teorias e práticas       

o   As doenças causadas por arbovírus tomaram as manchetes dos jornais desde o ano passado, com a epidemia de zika e a associação com a microcefalia. Mas uma velha conhecida dos brasileiros continua fazendo vítimas: a dengue. “Dengue: teorias e práticas” é o livro do Ciência e Letras dessa semana.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                                Segunda, 22h30
                  Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Juiz de Fora – MG

o   O Canal Saúde na Estrada vai até Juiz de Fora e o assunto é diabetes. Uma doença que pode fazer a gente pensar logo no início em restrições de alimentos e em comida sem graça. Mas na verdade, quem tem diabetes pode se alimentar de forma muito saborosa e ao mesmo tempo saudável.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                             Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
               Tema: Família na justiça  

o   Ficar perto dos filhos, receber uma herança, dividir responsabilidades. Quando tem amor ou pelo menos respeito envolvido, tudo se resolve com um bom acordo. Mas, e quando há mágoas entre ex-companheiros ou disputa entre irmãos? Ou ainda quando é preciso dividir as despesas e o recurso é pouco? Se há uma coisa em comum nos conflitos familiares é que no meio de tanta dor ninguém sai vitorioso.
               Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Congresso Nacional  

o   Já se sabe que o Brasil não é para principiantes, mas para entender o jogo da política brasileira, é preciso saber como ela funciona. A proposta deste episódio é ajudar na compreensão do poder legislativo.
              Unidiversidade: Quinta, 18h
                             Domingo, 10h e 16h30




Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35