quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Hospital Alcides Carneiro inaugura novo tomógrafo doado pela FMP/Fase



A diretoria do Hospital de Ensino Alcides Carneiro inaugurou, nesta quarta-feira (28), o novo tomógrafo, que será utilizado para atender à demanda de exames de pacientes internados ou em avaliação na rede municipal de saúde.  O investimento de compra do equipamento, realizado pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), vai garantir mais qualidade ao serviço prestado, uma vez que há a possibilidade de realizar uma diversidade maior de exames complexos e mais detalhados.

“Os investimentos que a instituição está realizando no Hospital de Ensino Alcides Carneiro buscam qualificar ainda mais a unidade hospitalar para o atendimento às necessidades de saúde da população, como é missão e responsabilidade de um hospital escola. Esse tomógrafo com sistema de digitalização de imagem vai beneficiar a formação dos tecnólogos em radiologia e de todos os nossos alunos que atuam nessa unidade, inclusive no Programa de Residência Médica promovido pela FMP e pelo HAC”, frisa a supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp. 
                                                                                                                                                                   
Inauguração do novo tomógrafo (Foto: Evaldo Macedo)
Segundo o diretor técnico do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, a demanda de exames também poderá ser suprida, pois o novo equipamento possui capacidade para realizar o dobro de exames mensais, quando comparado com o tomógrafo que estava em uso na unidade.

“O antigo tomógrafo realizava cerca de mil exames por mês no Hospital Alcides Carneiro. Nós acreditamos que, com a agilidade nos resultados dos exames que esse novo equipamento vai nos proporcionar, será possível duplicar a média de exames realizados no HAC. Além disso, como o sistema será todo digital, irá ajudar muito no acesso dos médicos aos exames com mais rapidez e um pronto diagnóstico. Dessa forma, o tratamento será mais rápido e o tempo de permanência dos pacientes no hospital reduzido”, ressalta o médico Lécio Carneiro Júnior.

O equipamento de ponta estará funcionando na unidade para garantir mais qualidade de atendimento aos pacientes e também aos alunos que realizam estágio no hospital. “O HAC como hospital de ensino só consolida essa união entre o setor público e privado, que vai beneficiar a população. Nosso objetivo é implantar cada vez mais melhorias, para que os pacientes recebam um atendimento humanizado e completo”, afirma o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.  

Para o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães, a parceria entre a instituição e o Município de Petrópolis, através do HAC, é de extrema importância para a formação médica de qualidade. “A instalação desse equipamento proporciona um avanço significativo nos atendimentos realizados na unidade hospitalar. Esses exames são muito importantes para ter um correto diagnóstico e, assim, um tratamento eficaz para os pacientes”, destaca o médico.

Inauguração do novo Tomógrafo (F


Com a implantação de equipamentos de alta tecnologia e as obras de revitalização, além das equipes multiprofissionais que atuam no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, o HAC se consolida cada vez mais como uma unidade hospitalar pública de referência na Região Serrana.
“Esse tomógrafo vai causar um benefício enorme ao Sistema Único de Saúde, pois vai ser utilizado por todos os pacientes da rede pública. Além de beneficiar os alunos que aqui estão se profissionalizando. O nosso objetivo é focar cada vez mais na prestação de um serviço de qualidade”, explica o secretário de Saúde de Petrópolis, André Pombo.