sexta-feira, 17 de junho de 2016

Programação da Semana de 19 a 25 de junho de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·        
·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: Pagamento por Serviços Ambientais
o    Sessenta por cento dos serviços ambientais que garantem o nosso bem-estar e a nossa sobrevivência estão degradados ou em risco. O fornecimento de água e os processos de regulação do clima são exemplos de alguns desses serviços sob ameaça. O levantamento é das Nações Unidas. Entre as principais causas de pressão estão: a urbanização desordenada e o consumo insustentável. É nesse contexto que os projetos de pagamento por serviços ambientais, ou PSAs, podem ser utilizados como instrumentos de viabilização de ações de proteção e recuperação de ecossistemas. O tema é discutido pelo Em Questão com as participações do presidente do  Innatus, Instituto Nacional de Tecnologia e Uso Sustentável, José Carlos Marques, e do biólogo Dione Storck, coordenador de campo do projeto de PSA hídrico na bacia do rio Piabanha.
Em Questão: Segunda, 20h
                                Terça, 21h30
                                Quarta, 22h30
                                Quinta, 21h30
                                Sexta, 22h
                                Sábado, 14h30
                                Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Marcello Melo JR – Arte na Veia

o    Ator, cantor e compositor, Marcello Melo Jr tem paixão pelo cinema. O primeiro filme onde atuou foi “Cidade de Deus”, depois vieram “Tropa de Elite”, “Meu Nome Não É Johnny” e “Última Parada:174”, entre outros. Em Petrópolis, para a gravação do longa-metragem “De Repente: Eu Te Amo”, ele falou com o Arte & Cultura sobre sua trajetória artística iniciada no teatro, quando ainda era um menino, no grupo Nós do Morro, do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro. Marcello Melo Jr fala ainda da relação com o pai, Marcello Melo, de quem herdou o amor e a dedicação ao palco – ele também é ator e cantor. Mas o perfil multifacetado do artista não para por aí: ele tem sido presença constante nas novelas da TV Globo e tem uma agenda cheia de shows, em companhia da banda Melanina Carioca, que mantém com amigos e ex-parceiros do Nós do Morro.

          Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar
o    O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                                                               Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema:
Fase no Cinema
o    Luz, câmera, ação! A beleza cênica do campus da FMP/Fase conquistou o diretor do filme “De Repente: Eu Te Amo”. A faculdade foi escolhida como uma das locações do longa-metragem. O hall de entrada, a secretaria e salas de aula viraram cenário.  As gravações duraram dois dias. De acordo com o diretor Bruno Saglia, um dos pontos fortes do campus é a integração com a natureza, que proporciona uma luz especial e um colorido cativante.
·         Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.




·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: As novas cidades Universitárias
o    O Brasil possui quase 8 milhões de estudantes universitários, segundo dados do Censo da Educação Superior, publicado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Da década de 1990 pra cá, o número de instituições de ensino superior triplicou. Boa parte delas, fora das grandes metrópoles. Cidades agrícolas e turísticas estão ganhando novas características.  O programa fala sobre o perfil das novas cidades universitárias, as vantagens para os municípios que se tornam polos de educação superior e atraem estudantes de todo o país e o projeto Petrópolis, Cidade Universitária. A convidada do programa é a diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: A economia enquanto ciência
o    Taxa de juros, superávit primário, inflação – todos estes termos, nem sempre muito claros para a maioria da população, mesmo assim fazem parte do imaginário de que a economia é que decide os caminhos do país, se confundindo com a política. Tanto que quando se fala sobre a profissão de economista no Brasil lembra-se logo de profissionais em altos escalões governamentais, tentando solucionar crises ou comandar planos de estabilidade para acertar os rumos do país. Mas a ciência econômica é muito mais que isso. Tem metodologias próprias e aplicações muito mais abrangentes do que a atuação no mercado de capitais ou na administração de recursos em empresas. É útil na análise e na gestão dos mais variados tipos de organizações humanas. Para definir até que ponto a ciência econômica pode ser vista como atividade científica ou considerada mecanismo de uso político, foram convidados especialistas para debater o papel dos economistas e da economia na sociedade atual.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Água potável

o    Você já parou para se perguntar de onde vem a água que chega à sua casa? O assunto do Ligado Em Saúde é a água que bebemos. Água que nos mantém vivos, mas que também pode nos deixar doentes. O episódio mostra os filtros e purificadores de água disponíveis no mercado e fala da manutenção e limpeza necessárias para cada um deles. Mas, e quando a água tratada não chega até nós? Essa é a realidade de grande parte dos brasileiros, por isso o programa aborda os cuidados antes de beber a água que vem de fontes alternativas.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h                                                                             Sábado, 11h


·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Cada dia meu pensamento é diferente        

“Cada dia meu pensamento é diferente” é um livro composto por imagens feitas com câmeras artesanais e por textos produzidos pelos integrantes das oficinas de fotografia e literatura do Mão na Lata, um projeto de educação pela arte, iniciado em 2003 pela fotógrafa Tatiana Altberg, em parceria com a OSCIP Redes de Desenvolvimento da Maré. Ao longo do ano de 2012, o Mão na Lata realizou oficinas de fotografia e literatura tendo contos de Machado de Assis como ponto de partida para exercícios fotográficos e narrativos. O programa tem as participações da criadora do projeto, a fotógrafa Tatiana Altberg, e da fotógrafa e microempresária Juliana de Oliveira.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Juiz de Fora – MG

o    O Canal Saúde na Estrada vai até Juiz de Fora e o assunto é diabetes. Uma doença que pode fazer a gente pensar logo no início em restrições de alimentos e em comida sem graça. Mas, na verdade, quem tem diabetes pode se alimentar de forma muito saborosa e ao mesmo tempo saudável.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: O que os homens pensam?

o    As mulheres andam colocando a boca no mundo e não é de hoje. Elas já queimaram sutiãs, mudaram costumes, se apoderaram de espaços no mundo que por milênios foram ocupados por homens e com a chegada da internet elas estão deixando cada vez mais claro que o feminismo veio para ficar. O programa dessa semana irá ouvir o que os homens pensam e  sentem diante de tantas transformações.
           Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Ciência em cena   

o    Na Fundação Oswaldo Cruz arte e ciência andam lado a lado. O espaço Ciência Em Cena é o tema do unidiversidade dessa semana.
          Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

FMP/Fase investe na Educação a Distância

Os avanços dos cursos em EAD (Educação a Distância) têm mostrado que essa nova modalidade de ensino vem crescendo junto com a educação no Brasil. Em virtude disso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto vem realizando treinamentos com professores e funcionários de diferentes áreas da instituição para capacitá-los no assunto. Nesta semana, o grupo iniciou a etapa a distância no ambiente virtual de aprendizagem.

Com o progresso dos meios de comunicação e das tecnologias, juntamente com a redução do tempo livre, muitas pessoas hoje optam por estudar a distância. Isso porque existe a flexibilidade do processo de aprendizagem, onde o aluno pode estudar quando e onde puder, participando ativamente de fóruns e na produção de trabalhos acadêmicos.

“A EAD possibilita o acesso à educação a pessoas que antes não teriam como estudar e dinamiza o processo de aprendizagem com o uso das novas tecnologias. Uma das grandes vantagens é que ela [a educação a distância] rompe a barreira de tempo e espaço. Além disso, possibilita o uso de metodologias ativas (processo em que o estudante é o principal responsável pela sua aprendizagem)”, destaca a coordenadora de EAD da FMP/Fase, Ana Maria Rodrigues dos Santos.


De acordo com o censo EAD, realizado em 2014 pela Associação Brasileira de Educação a Distância, os cursos nessa modalidade somaram 3.868.706 novas matrículas, sendo 519.839 (13%) nos cursos regulamentados totalmente a distância, 476.484 (12%) nos cursos regulamentados semipresenciais ou disciplinas EAD de cursos presenciais e 2.872.383 (75%) nos cursos livres, com uma média de 154 matrículas por curso.