terça-feira, 20 de março de 2012

Saúde Pública é um dos principais desafios do governo fluminense

Atualização profissional representa uma alternativa para melhorar o desempenho do segmento no País, especialmente do Estado.



A capital do Rio de Janeiro foi a que apresentou pior avaliação nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país, totalizando 4,33 pontos, segundo o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), realizado pela primeira vez, pelo Ministério da Saúde. Como os dados revelam que as principais causas estão na dificuldade de acesso e na qualidade dos serviços prestados, a atualização profissional representa uma alternativa para melhorar o nível de classificação do segmento no estado.

Apesar do resultado negativo da capital fluminense, Petrópolis é umas das cidades da região serrana com melhor desempenho, com nota 5,53. Diante desse cenário, a Faculdade de Medicina de Petrópolis tem investido na qualificação de profissionais no segmento, por meio da pós-graduação em Saúde Pública, destinada a todos os profissionais de saúde com nível superior. Com o início previsto para abril, o curso, com duração de 20 meses, pretende formar profissionais para realizar atividades de diagnóstico, análise, planejamento, implantação e avaliação de políticas públicas, serviços e tecnologias em organizações públicas e privadas do setor saúde, com foco na atuação prática.

“O curso foca em um dos principais desafios enfrentados pelo país, a Saúde Pública, que precisa de uma atenção especial para que possa atender a necessidades dos usuários. Por isso, investir na qualificação de profissionais representa, sem dúvida, um grande passo para o desenvolvimento do segmento”, destaca Cristina Maria Rabelais Duarte, coordenadora do curso.

Os profissionais de saúde podem fazer a inscrição no curso pelo site da instituição (www.fmpfase.edu.br). No ato da matrícula, o aluno receberá um CD – ROM com o conteúdo das aulas, estudos dirigidos e referências não protegidas por direitos autorais.


Índice de Desempenho do SUS (IDSUS)

Pela primeira vez, o governo avaliou a Saúde Pública no Brasil com notas de zero a dez. O Serviço Único de Saúde (SUS) recebeu a média geral de 5,47%, resultado abaixo da meta esperada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), lançado no dia 1º de março, somente 1,9% da população brasileira vive nos 347 municípios cujos serviços públicos têm notas acima de 7,0.

Para realizar a avaliação, o ministério dividiu os municípios em seis grupos, de acordo com perfis socioeconômicos e de estrutura de saúde. Na classificação, Vitória (ES) é a capital que apresenta os melhores serviços de Saúde do Brasil, com nota 7,08. Já entre os piores índices do grupo, a capital fluminense aparece com 4,33 pontos, além das cidades de São Gonçalo (RJ), Colorado do Oeste (RO), Novo Repartimento (PA), Cujubim (RO) e Pilão Arcado (BA).

Para estipular a nota de cada município, as aferições levaram em conta dados sobre saúde básica, ambulatorial, hospitalar e de emergência repassados pelos municípios a bases de dados nacionais (IBGE, Ipea, dentre outros) entre 2008 e 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis