quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FMP/Fase realiza projeto inédito de incentivo à leitura na cidade


O projeto que inicialmente será realizado na instituição, futuramente pode ganhar as ruas da cidade

Neste mês, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto lança uma ação inédita de incentivo à leitura e à educação na cidade. Trata-se do projeto ”Livro Solto”, que consiste em espalhar livros de vários gêneros em diferentes locais da faculdade. A atividade, que já é sucesso em outros países, pode ganhar as ruas de Petrópolis, incentivando a população a participar dessa grande rede literária. 

A ideia é fugir dos padrões de uma biblioteca convencional. Desta forma, os livros doados são distribuídos em diferentes áreas da faculdade, permitindo que qualquer pessoa que visite o campus possa ler e até mesmo levá-lo para casa, tendo apenas o compromisso de passá-lo para outra pessoa ou colocá-lo em qualquer lugar na instituição.

A ação foi apresentada pela ex-aluna Ruana Rueda, graduada em Medicina que, com base em projetos já existentes, como o Book Crossing (Estados Unidos), propôs a iniciativa. “Ao recebermos os livros, apenas colocamos a etiqueta com as informações da instituição e o nome da pessoa que o doou e, logo, o exemplar é solto em algum local do campus. Assim, contribuímos com o conceito de que a arte, a cultura e o conhecimento devem estar disponíveis em qualquer lugar”, comenta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase.

A campanha, criada em comemoração aos cinco anos do Centro Cultural da instituição, também é uma forma de contribuição para os alunos que possuem pouco tempo para participar de cursos, eventos e demais projetos que contabilizam como atividade complementar, algo obrigatório para a formação dos estudantes. “Para incentivar os alunos, a instituição concederá uma hora de atividade complementar a cada cinco livros doados para a campanha. Já as demais pessoas ganharão um adesivo com a mensagem: Eu soltei um livro, que comprova a contribuição com o projeto”, completa o coordenador.

Dependendo do número de exemplares doados, a intenção é que, futuramente, o projeto ultrapasse os muros da instituição e seja praticado em parques, lanchonetes, cafés e demais locais públicos da cidade, sempre visando a vida útil do livro, assim como o número de pessoas impactadas com ação.
Qualquer pessoa pode colaborar com a campanha, basta doar qualquer livro, que não seja técnico.  Os exemplares podem ser entregues no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003). Caso não possa comparecer ao espaço, entre em contato por email: cpe@fmpfase.edu.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis