quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Jovens de Jardim Gramacho recebem orientações sobre gravidez na adolescência


Nesta quarta-feira, cerca de 40 alunos e professores do 6º ao 9º anos do Ciep Brizolão Ministro Hermes Lima, localizado no bairro Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, visitaram a mostra 280 Dias: Adolescência e Gravidez, em cartaz no Centro Cultural da FMP/Fase.
 
Segundo a coordenadora da escola, professora Marília Messias, a cada bimestre é abordado um tema diferente em sala de aula e, desta vez, irão desenvolver trabalhos sobre gravidez na adolescência, tendo em vista que em um universo de 300 alunos, a escola possui cerca de 20 gestantes. “Esperamos que esses jovens repassem o que estão vendo aqui na exposição para os demais alunos”, disse.

Muitos dos jovens que estudam no Ciep de Jardim Gramacho não têm acesso às informações apresentadas na exposição, dentro de casa, devido à pouca instrução dos pais, alguns deles ex-trabalhadores do lixão que existia no bairro e que foi desativado este ano. Como é o caso de Tatiana da Silva Farias, de 16 anos. “Quero ser enfermeira do Corpo de Bombeiros, estudar, fazer cursos e depois com uns trinta anos penso em ter filhos”, afirmou.

Contudo, nem todos os jovens compartilham desse pensamento, principalmente os meninos, que entendem a gravidez como responsabilidade da parceira. “Eles entendem o sexo como algo natural e o mais chocante de tudo é a falta de cuidados. As diferenças de gênero também são brutais, pois as próprias meninas se sujeitam aos rapazes”, informou a Dra Míriam Heidemann, coordenadora do curso de Enfermagem da Fase e da pesquisa que deu origem à exposição.

A mostra pode ser conferida até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21h, e aos sábados, das 9 às 18h.

 Os alunos foram recebidos com um lanche

 A professora Míriam Heidemann durante visita guiada à exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis