terça-feira, 18 de junho de 2013

Exposição da FMP/Fase aproxima Portugal e Brasil


O Centro Cultural FASE – FMP inaugurou a exposição Brasil – Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une, no dia 7 de junho. A mostra é uma contribuição da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase à programação do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, comemorado em 2013. A exposição propõe um paralelo, entre as grandes viagens marítimas portuguesas e as viagens individuais de cada visitante, inspirado na poesia do escritor lusitano Fernando Pessoa.

“Queremos convidar o visitante a realizar duas viagens. Uma é a que fez com que Portugal se lançasse ao mar para descobrir novos mundos, chegando ao Brasil. E, nesse contexto, pretendemos trabalhar nossa identidade através da língua portuguesa, um dos principais aspectos que une os dois países. A segunda viagem é a que cada um de nós realiza em nossas vidas, nos levando a descobrir novos eus, novos sonhos e novos mundos”, diz Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da faculdade.

Com curadoria do artista plástico Cláudio Partes, a exposição inclui a proa de uma caravela, que atravessa o salão do espaço, sonorização própria e referência às pedras portuguesas, famosas por comporem o calçadão de Copacabana . A ideia é que o visitante embarque na cenografia e aprecie a instalação da artista Adriane Guimarães, onde brincadeiras com as palavras convidarão todos a interagirem com a mostra. Segundo Partes, o foco é a língua como definidora da identidade dos povos. Uma das inspirações é o livro “A mensagem”, de Fernando Pessoa. “A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes”, dizia o poeta português.
“As viagens pela exposição serão conduzidas através dos textos de Fernando Pessoa, que além de ser um autor de fundamental importância para nossa língua, inspirou e foi referência de gerações de autores, nos dois continentes”, frisa Tammela, lembrando também que haverá referências ao clássico “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, e ao uso do idioma português em outros países.

No período de visitação, que vai até 31 de outubro, a FMP/Fase abrigará eventos paralelos, como festival gastronômico, arte de rua e leituras de poemas de Fernando Pessoa.

“O Centro Cultural FASE – FMP faz a intermediação desse diálogo entre academia e sociedade. Através das exposições que realizamos, investimos em temas pertinentes a ambos os públicos. A exposição Brasil – Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une trabalha a língua portuguesa, mas explora esse contexto em um ambiente criativo e que convida o visitante a refletir, a pensar, a se identificar com o que está sendo apresentado”, explica Ricardo Tammela. 

De 07 de junho a 31 de outubro de 2013
Segunda a sexta-feira: 09 às 21h. Sábado: 09 às 18h.
Entrada franca.
Local: Centro Cultural FASE – FMP - Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Petrópolis, RJ. Telefone: (24) 2244-6471.

O curador da mostra, Claudio Partes; o gestor do Centro Cultural,
Ricardo Tammela; a artista plástica, Adriane Guimarães;
e o diretor da FMP, professor Paulo Cesar Guimarães.
Esquerda para direita: coordenador geral de Ensino, professor Abílio Aranha; professor de Medicina, médico Ruy Cux; diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de resende Chaves; diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães; coordenadora de Medicina, professora Claudia Vasconcellos; coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa, professor João Miranda; curador da mostra, Claudio Partes; e gestor do Centro Cultural, Ricardo Tammela.
 
  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis