terça-feira, 18 de junho de 2013

Fase incentiva Economia Solidária em Petrópolis



Fortalecer a economia local, potencializar o desenvolvimento, aumentar a produtividade e reduzir as desigualdades. A partir destes objetivos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) deu início ao projeto “Mãos que Criam”, em junho. O evento aconteceu no Ambulatório-Escola, que atende ao público do PSF Nova Cascatinha e no campus da instituição.

A composição da feira é feita por integrantes da própria comunidade, que veem no projeto uma chance para demonstrar suas habilidades, seja confeccionando determinados produtos ou oferecendo serviços aos moradores da região. Os participantes apresentaram seus trabalhos à população, dando início à divulgação da Economia Solidária a nível local.

“A partir do momento em que os moradores começarem a divulgar os produtos, será possível criar uma relação entre a comunidade e a classe média. Coloco como exemplo a seguinte situação: se alguém promover uma festa, ao invés de comprar um item totalmente industrial, poderá encomendar com os moradores da comunidade, reforçando assim o desenvolvimento local”, explicou o professor e coordenador do Núcleo de Atenção Básica da FMP/Fase, Paulo Sá.

No Brasil, a Economia Solidária é um acontecimento relativamente recente, porém a FMP/Fase busca contribuir com este conceito, auxiliando a população na maneira de produzir, vender, consumir e trocar o que é necessário, além de cooperar e fortalecer a comunidade, valorizando a sustentabilidade. Neste sentido, a instituição tem demonstrado alternativas de geração de renda e de trabalho em resposta à inclusão social.

De acordo com a moradora Aparecida Barroso, o auxílio da instituição é fundamental para o sucesso nos negócios. “Achei ótima a iniciativa, pois agora estou fazendo algo que gosto, como bijuterias, além de outros produtos feitos à base de material reciclado – que mostra a preocupação com o Meio Ambiente. Dando tudo certo, pretendo dar continuidade com os serviços”, comemorou.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis