sexta-feira, 19 de setembro de 2014

FMP/Fase abre Semana da Árvore com vídeo e palestra de Leonardo Boff

A Semana da Árvore teve a abertura oficial na noite de quarta-feira (17/9), na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), com palestra do ambientalista Leonardo Boff. Na ocasião, foi exibido o vídeo “As 4 Ecologias”, e realizado um debate sobre a necessidade de conscientização da humanidade sobre a urgência de vivermos de uma forma mais harmoniosa com o planeta.

Com uma programação especial para comemorar o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Semana da Árvore teve início na sexta-feira (12/9) e vai até o próximo domingo (21/9). O evento é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, em parceria com o Instituto
Estadual do Ambiente (Inea) e a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras). O objetivo da Semana é estreitar os vínculos entre a população e o meio ambiente.

Na abertura da Semana da Árvore, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Almir Schmidt, destacou a presença de professores, estudantes e militantes da defesa do meio ambiente. “Para mim, é um grande orgulho encontrar amigos, ex-alunos e representantes dessa causa em que lutei por 34 anos”, disse, ressaltando que “é possível, sim, que humanidade e natureza convivam em harmonia”.

Leonardo Boff lembrou que a teologia da libertação, movimento do qual foi expoente, fez a opção dos pobres contra a pobreza. Ao se aprofundar sobre a ecologia dentro da teologia da libertação, Boff entendeu que “o grande pobre é o planeta, que é o mais explorado”.

“Hoje vivemos uma ideia de progresso ilimitado. Essa ideia de progresso ilimitado é ilusória, porque a Terra é limitada. Estamos destruindo as bases físicas e químicas que construíram a vida”, disse Boff. “Os grandes produtores dessa contaminação da Terra são as grandes empresas. Temos que falar sobre isso, porque podemos chegar atrasados, e aí sim chegaremos ao encontro do destino dos dinossauros”. Ele ainda destacou que a poluição de agora vem de 10, 15 anos. "A de agora, nossos filhos e netos vão sofrer as consequências. Temos que amar o invisível. Os que não nasceram ainda", concluiu.

Também estavam presentes na abertura da Semana da Árvore o coordenador de Projetos de Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, o superintendente do Inea, Marcus Lima, e o chefe da Rebio Araras, Ricardo Ganen.

As atividades da Semana da Árvore são gratuitas e seguem até o próximo domingo, com ações no Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, a partir das 10h. A programação completa está disponível no site da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br. Na
programação constam exposições, distribuição e plantio de mudas,
oficinas, contação de histórias, palestras e debates.







Fonte: ASCOM PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis