sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Simpósio debate tratamento de dor orofacial

Neste sábado (20), Petrópolis sediará o simpósio Terapias em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial: Presente e Futuro, na FMP/Fase. Aberto aos interessados no tratamento do problema, o encontro será das 9h às 18h, no auditório do Centro Cultural da instituição. A programação marca a comemoração dos 10 anos do Curso de Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial da Faculdade de Medicina de Petrópolis e o Ano de Combate Global à Dor Crônica.

O coordenador do curso de pós-graduação em DTM e Dor Orofacial da FMP/Fase, Ricardo Tesch, fará a palestra de abertura, abordando "Inovação Científica x Inovação Profissional", às 9h. Na sequência, às 9h30 e às 13h30, "Protocolos Terapêuticos Baseados em Evidências I e II" serão os temas das apresentações do professor Reynaldo Leite Martins Junior sobre o panorama atual da doença. Graduado em Odontologia pela UFRJ, especialista em Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial e mestre profissionalizante em Morfologia pela Unifesp, atualmente ele é professor titular do Centro Universitário de Várzea Grande e coordenador de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. 

As perspectivas de futuro do tratamento serão debatidas, às 16h, na palestra "Processo Translacional da Pesquisa para o Benefício do Paciente", com Radovan Borojevic. O professor é graduado em Biologia pela Université de Strasbourg I e doutor em Biologia pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie). Professor Emérito da UFRJ, Radovan é presidente da Associação Técnico Científica Paul Ehrlich, colaborador do Instituto Nacional de Metrologia e professor da FMP/Fase, com experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular.


Às 17h, as "Terapias Celulares Promissoras" serão abordadas pelo professor Ricardo Tesch. O coordenador do curso de pós-graduação em DTM e Dor Orofacial da FMP/Fase explica que os interessados em participar do simpósio, que é gratuito, devem confirmar presença pelo e-mail coppex@fmpfase.edu.br.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis