quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Habilidade em negociar ajuda a evitar crise financeira



A palavra “crise econômica” gera muitas incertezas e, por vezes, medo de se comprometer com novas contas e contratos. Muitos empresários e até mesmo pessoas físicas não sabem o que fazer quando o cenário econômico do país apresenta quedas elevadas.

O receio de ficar endividado é constante e, para evitar o problema, é preciso se planejar e avaliar os compromissos financeiros, para encontrar soluções. Pois bem, nesse momento uma habilidade fundamental se faz necessária, a arte de saber negociar com seus credores.

“Negociação, assim como um processo de decisão, requer que você trabalhe bem o principal insumo: Informação. Desta forma, conhecer estratégias e táticas de negociação ajuda a entender melhor o processo ao qual se busca uma solução para o problema. Conhecer os interesses que estão por trás dos objetivos individuais e/ou organizacionais pode revelar, inclusive, novos objetivos ou rever os atuais. Conciliar interesses e objetivos, por exemplo, faz parte das técnicas de negociação”, explica Levi de Souza, coordenador do curso de Administração e dos Cursos Superiores em Tecnologia de Gestão (Recursos Humanos, Gestão Pública e Gestão Ambiental) da FMP/Fase.

Entender o cenário econômico e saber negociar é importante, pois vivemos em um ambiente organizacional altamente competitivo e complexo. Assim, entender o "outro" e buscar alianças passaram a ser um fator crítico de sucesso, onde as partes de uma negociação buscam atuar em harmonia ao invés do confronto. Ambos podem ganhar. É nesse sentido que o conhecimento ou a arte de negociar pode fazer a diferença entre manter uma empresa competitiva ou não.

Além das empresas, muitas pessoas físicas ficam endividadas por não saberem como arcar com os gastos do dia a dia. Por isso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), instituição que conta com os melhores cursos de gestão do Estado, segundo o MEC, está com inscrições abertas para a quinta turma do curso de extensão em Técnicas de Negociação. As aulas serão realizadas nos sábados, dias 12, 19 e 26 de setembro, das 13h30 às 17h30, no campus da FMP/Fase. As inscrições e outras informações podem ser acessadas aqui.

“Saber negociar, no caso da vida financeira, pode fazer uma enorme diferença, pois as partes envolvidas necessitam alcançar seus objetivos, ou seja: direcionar um capital em algo (tomar um empréstimo, por exemplo) e a outra parte receber pelo dinheiro que disponibilizou. Em tempos de crise, saber negociar pode fazer com que ambas as partes consigam chegar a um acordo sem que um dos lados seja totalmente prejudicado, pois havendo isso, muito provavelmente o "todo" sairá perdendo. E, então, poderá não ter outra oportunidade para novos negócios”, finaliza Levi de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis